Tentei me lembrar dos quatro Dias das Crianças de minha filha e, confesso, não me lembrei de muita coisa. Não sei se porque é muito próximo do aniversário dela ou se porque não damos tanta importância. Prefiro valorizar o dia-a-dia, as pequenas atitudes, a ter uma data apenas para presentear...
Obviamente, lembro-me do mais recente, em que ela ficou doente e faltou praticamente a semana toda na escola. Justo na semana em que prepararam tantas surpresas para eles. Ela só foi mesmo no dia das fantasias. E que coisa linda foi ver tantas Minies, Fadas, Bens 10, Homens Aranhas entrando sorridentes e vivendo seus personagens... Fizeram uma super festa, com mesa de guloseimas, teatro e presentinhos. Minha filha saiu de lá feliz, com uma tiara verde de estrelinhas e um cavalinho de madeira como presente. Nem se lembrava mais porque ficara tantos dias sem frequentar a escola. Ainda bem!
E, por conta deste tema da semana, fiquei curiosa sobre a origem do Dias das Crianças e fui pesquisar. Descobri que o Dia Mundial das Crianças é comemorado em 20 de novembro por ter sido a data em que a Declaração do Direitos da Criança foi aprovada. No Brasil, a data é dia 12 de outubro por motivo comercial mesmo. Leiam o que achei no Wikipedia:
Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes.
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos no Brasil.
Enfim, comemorar com os filhos é sempre bom. Melhor ainda se for todos os dias!
(Nina Marinho, mãe da Mariana)
Nina, que bom que alguém curiosa foi pesquisar sobre esse dia. Eu ainda não tinha pensado nisso, mas já desconfiava que a data estava de alguma forma ligada aos interesses empresariais(para variar rss)
ResponderExcluir"Prefiro valorizar o dia-a-dia, as pequenas atitudes, a ter uma data apenas para presentear..." "...comemorar com os filhos é sempre bom. Melhor ainda se for todos os dias!" Esses pequenos trechos disseram tudo e seria bom mesmo se as pessoas se preocupassem mais com a comemoração diária, o pouquinho a cada dia, a valorização do que é realmente importante. Ganhar presentes é uma delicia, mas não precisa ter dia para isso, o mais saboroso é a surpresa, concorda? Gostei do texto e da reflexão que ele proporcionou.
O Henrique nunca entendeu o que era o dia das crianças...mas os avós de tias sempre deram presentes pra ele. Acho que só esse ano ele entendeu de vez e foi na escola que a comemoração valeu à pena.
ResponderExcluirBeijos