Ao longo de toda a Escritura, a família é considerada o canal mais importante de ensino moral e prático das crianças. Porque a palavra diz: "E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração e as intimarás a teus filhos e delas falarão assentado em tua casa, e andando pelo caminho e deitando-se e levantando-se". (Dt 6: 6-7) Com isso, Deus enfatizou a importância da instrução dos pais para os filhos. Ele confiou aos pais o repasse de suas instruções às gerações posteriores. Ele disse a Abraão: "Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa, a fim de que guardem o caminho do Senhor e pratique a justiça". (Gn 18:19)
Foi isso que sempre tentamos fazer com os nossos filhos: ensiná-los o caminho do Senhor. Quando eles nasceram, já frequentávamos uma denominação evangélica. (Não vou falar de religião) O pai deles é evangélico desde o nascimento e eu há mais ou menos 27 anos. Até hoje somos ativos, frequentamos a igreja todos os fins de semana. Por isso eles cresceram ouvindo a palavra de Deus, iam à escolinha dominical das crianças, e, com o tempo, foram para a classe dos adolescentes, depois dos jovens, e agora para a de adultos.
Desde bem
pequenos, aprenderam a orar e conheceram muitas histórias da Bíblia. Eu
comprava muitos livrinhos dos heróis bíblicos, lia para eles e, com isso conheceram muito bem a vida de Abraão, Isaque, Jacó, Noé, José, Moisés,
Elias, Sansão, Davi, Daniel, Jonas, e muitos outros, além do pessoal do
Novo Testamento, a começar por Jesus, Pedro, Paulo, Ananias, Safira,
Nicodemos, Zaqueu, João, e muitos outros. Se perguntarem alguma coisa
sobre a história de vida de cada um deles, eles sabem responder, pois "Desde a meninice conhecem as sagradas letras que podem torná-los sábios para a salvação, pela fé em Cristo". Essas são as palavras do apóstolo Paulo ao jovem Timóteo, em II Tm 3:15.
Sempre foram ensinados a conhecerem a vontade de Deus, a serem pessoas do bem, a respeitar as pessoas em todas as situações, a serem pessoas responsáveis, porque a palavra diz que "Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça" (II Tm 3:16). Por isso, acredito que a relação com Papai do céu sempre foi construída com muita intimidade e verdade.
Foram ensinados conforme as Escrituras sagradas, mas cada um deles é livre para seguir como quiser, não são obrigados, apenas ensinados. O Mateus já é batizado, mas o Elias ainda não. Creio no que diz a palavra de Deus: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu". (Ec 3:1)
É evidente que desejo para eles uma vida de crescimento em relação à palavra de Deus, para que realmente conheçam a verdadeira felicidade, que possam construir uma família e que queiram repassar aos seus filhos tudo de tão precioso que aprenderam no decorrer da vida deles.
(Maria José - mãe de Mateus e Elias)
Tanto amor e atenção só pode mesmo vir acompanhado do amor divino e respeito pelas escrituras sagradas. São sementes semeadas e regadas todos os dias, cresceram em solo fértil e adubado, não há outro caminho a não ser o bom, aquele que reconhece que existe um Ser superior a nós, um Criador de todas as coisas que nos acompanha, ensina e apoia durante nossos dias. Cada pessoa desenvolve sua própria forma de seguir o bom exemplo dos pais, porém a estrutura é a base principal, e é aí onde entra o trabalho minucioso dos pais através do ensinamento e do bom exemplo. Deus é sábio e dessa forma reconhece os valores de cada pessoa e identifica àqueles que também reconhece o Seu valor. Parabéns pelo zelo em formar boas pessoas conduzidas pela palavra da sabedoria, que são os ensinamentos bíblicos. O retorno é e será coerente à sua dedicação!
ResponderExcluirSEguir a palavra de Deus é maravilhoso desde pequeno. Tenho certeza que dá uma outra direção para os filhos. Parabéns !
ResponderExcluirTexto muito bom para refletirmos sobre a família.
ResponderExcluirAcho muito legal quem frequenta igreja e inicia os filhos nessa prática... Eu até planejei isso para a vida do Miguel, tentei frequentar durante o tempo, com o pai dele, mas depois tudo ficou beeeem perdido, confesso. Elezinho gosta muito dos livrinhos que vc citou, assim como adorava a salinha em que ficava quando era bebê. Mas nem tudo sai do jeito que a gente planeja, né? Preciso dar um jeito nisso, preciso. E parabéns pelos filhotes criados na graça do Senhor, e por opção e não por imposição.
ResponderExcluir