A música tem um papel fundamental nas nossas vidas... Ela nos faz lembrar de momentos bons e ruins, serve para expressar diferentes sentimentos sobre situações da vida. Também nos faz sentir sensações que, em palavras, seria impossível de se explicar.
Música é uma verdadeira arte que manifesta os mais profundos sentimentos da nossa alma! Não é à toa que, desde bem cedo, as crianças já se balançam ao ouvir um ritmo musical e quantas crianças ao nascerem só dormem ao som de uma música?!
O ser humano é um instrumento desde que nasce. Qualquer batida com os pés, ruído com a boca, batuque com as mãos se torna um ritmo musical. A vida é música, cada som tem uma frequência diferente e uma forma também diferente de causar efeito em cada ouvinte. A música é fantástica!!
E quem disse que ela não cura!?! I Sam 16:23: “E sempre que o espírito mau,
permitido por Deus acometia o rei Saul, Davi tomava a harpa e tocava. Saul
acalmava-se, sentia-se aliviado e o espírito mau o deixava”. Vemos
neste texto, Saul atormentado por espíritos malignos, e libertado pela música
ministrada por Davi com sua harpa.
Eu não consegui me lembrar de alguma música que eu cantei para os meus filhos durante a gravidez, mas sei que cantei, pois sempre gostei muito de cantar.
Me lembro de alguns corinhos evangélicos que cantei para eles durante a infância. Eis alguns deles:
Soldadinho de Mara Lima:
“Sou um soldadinho, sou militar / De farda e bonezinho, já sei marchar/Soldado não descansa, dorme no chão / Na hora da partida ele faz / Blim bom pororom pom pom
Soldadinho de Mara Lima:
“Sou um soldadinho, sou militar / De farda e bonezinho, já sei marchar/Soldado não descansa, dorme no chão / Na hora da partida ele faz / Blim bom pororom pom pom
Não usamos espingarda / Nem espada, nem canhão / Nossa força é a
verdade / Nosso lema é salvação / Pororom pom pom / Pororom pom pom.
Outra muito especial! Cantei tanto que ficou marcada, eternizada!
"Meu barco é pequeno /
e grande é o mar / Jesus segura minhas mãos / Ele e meu piloto / e tudo vai bem /
na viagem para Jerusalém / Meu barco sem Cristo ao céu não irá / nas águas afundará / Mas quando Jesus meu barco guiar / aos céus poderei alcançar.”
Tem uma música da época em que eles tinham de dez a doze anos que até hoje me faz lembrar deles. Trata-se de "Conquistando o impossível", de Jamily. Eternamente no meu coração!
"...Campeão, vencedor / Deus dá asas, faz teu voo / Campeão,
vencedor / Essa fé que te torna imbatível / Te mostra o teu valor..."
Os dois gostam tanto de música que até para irem ao banheiro levam o celular ligado em músicas! Acho que é por isso que demoram tanto no banho! (risos)
O Mateus toca violão. Ele participa de um grupo musical da igreja. É bastante dedicado, chega do trabalho e vai direto para o violão. Eu fico ouvindo e isso me deixa muito feliz! O Elias só pousou para algumas fotos com um instrumento musical, só para aparecer mesmo! (risos) Mesmo gostando muito de música, ainda não aprendeu a tocar!
Enfim, música é, antes de tudo, movimentos, sons, relaxamento. É de grande importância para qualquer idade e se faz necessária em cada fase da nossa vida, estabelecendo laços emocionais e desenvolvendo atividades de interação como verdadeiro estímulo de grandes emoções!
(Maria José - mãe dos quase musicais Mateus e Elias)