Eu sempre soube o quanto é importante articular bem as palavras e fazer com que o nosso filho perceba claramente todos os fonemas para que possa adquirir uma linguagem correta, mas, às vezes, nos descuidamos e falamos com as crianças numa linguagem bem infantil, e isso pode acarretar sérios problemas na hora de pronunciar corretamente os vocábulos.
É comum nós, mães, ficarmos radiantes quando o nosso filho balbucia os primeiros sons. A empolgação é tamanha e a conversa com a criança segue espontaneamente, o que importa mesmo é que eles aprendam a se comunicar.
Os meus filhos apresentaram problemas na fala, mas precisamente com o "R" de "arara, laranja, berimbau, jacaré"... É um atraso na fala que normalmente pode desaparecer por volta de cinco anos, mas não foi o caso deles. O esperado para a faixa etária ultrapassou o limite, por isso levei o Mateus para fazer uma avaliação com a fonoaudióloga, por volta de sete anos ou mais, e ela constatou que realmente era preciso fazer o tratamento.
Nas primeiras sessões, foi preciso que eu entrasse junto com ele, para que se sentisse mais seguro e, além disso, os exercícios feitos com o especialista deveriam ser repetidos em casa. A terapia foi um sucesso! Dentro de três meses o "R" foi instalado perfeitamente. Grande conquista! Comemoramos!
Quanto ao Elias, eu me descuidei mais do que deveria e o deixei falar sem o "R" por muito tempo. Quando resolvi levá-lo ao especialista, ele já tinha por volta de quinze a dezesseis anos. Os amigos o apelidaram de "arara", mas ele nunca se importou, pelo contrário, até se divertia com isso, tanto é que, quando o levei à fonoaudióloga, a primeira coisa que ele lembrou é que ia perder o apelido! (risos)
A terapia também foi um sucesso! Ele instalou o "R" e fala tudo certinho. Mais uma conquista, mais uma comemoração! Mas sempre observo que ele se enrola um pouco na fala, quando precisa nos contar uma história mais longa ou mesmo quando ele fala muito rápido, não mais por causa do "R". Acredito que a dicção não é perfeita e desconfio que é por causa dos dentes. Ele não tem a mordida certinha, ou seja, os dentes não encostam. Ele faz um tratamento na ortodontia e espero que isso também possa melhorar, já que ele gosta muito de conversar! Nisso, puxou ao pai. (risos)
(Maria José - mãe dos faladores Mateus e Elias)
Parabéns pelo texto, como Sempre, perfeito ❤
ResponderExcluirObrigada mana querida!!! Estou amando a sua presença por aqui!! Bjos
ResponderExcluirA criança tem vários privilégios em relação aos adultos, por exemplo: se é gordinha é mais elogiada que criticada; se não pronuncia direito as letras e a articulação das palavras, acham lindo; se faz birra ou traquinagens, as pessoas chegam a achar engraçadinho, etc.. Mas eles crescem e a cobrança do mundo não dá moleza. Por isso o peso de corrigir isso tudo fica, sobretudo, para a mãe. Vc fez muito bem em procurar auxílio com especialista para corrigir a falta do "r".
ResponderExcluirFoi muito engraçado a expressão "instalou o R". Perfeita para a ocasião. Aliás, vc está dando uns toques de humor em seus textos de forma bem pertinente. Adoro humor inteligente e admiro quem faz. Sempre gostei do seu estilo e a cada dia está mais à vontade para relatar suas histórias maternas! Parabéns por mais um lindo relato e que bom que podemos compartilhar tais fatos!!
Obrigada pelo doce comentário! A instalação do "R" foi mesmo muito engraçada. Muuuuuuuuuuuuuuuuito feliz que tenha gostado. Realmente está sendo maravilhoso compartilhar os nossos relatos, isso me ajudou tanto!!! Feliz de mais!!! Bjos
ExcluirKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirAdorei o seu texto e com ele morri de rir! Muito divertido! A parte então em que o Elias ficou triste porque iria perder o apelido ao falar certo foi show! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Figura! Hilário! Só você pra me fazer rir...
E também que doideira levar um logo à fono e demorar com o outro! Aposto que o mais levado, aquele da meditação inesquecível (gargalhadas), assim o é por conta disso! Confesse! (deixa ele ler o meu comentário para poder usar contra você no tribunal, amiga! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)
Seus textos estão cada dia melhores e suas histórias bem mais ricas em detalhes e tem sobrado espontaneidade! Um arraso!
Que boooooooooooooom que gostou amiga, Realmente fiz essa proeza com o Elias, não me importei muito, kkkkkkkkkkkkk
ExcluirMostrei seu comentário para ele, riu muito e disse que não perdeu por completo o apelido, ainda tem uns que o chamam assim. E se divertiu também por você lembrar da foto "meditação" dele kkkkkkkkkkkkkkk. (Ainda quero postar aquela foto no blog, só esperando um tema adequado pra ela kkk)
Certamente não me importei muito em levá-lo logo à fono, porque ele é tão de boa que jamais me cobraria. Ele é o tipo que jamais diria: "Mãe você só cuidou do Mateus e se esqueceu de mim"... Ele é muito de boa com a vida, sem dramas ... É o meu doce de menino! O Mateus chupou limão na maternidade kkkkkkkkkkkk
Adorei o seu comentário! Não imagina o quanto me deixou feliz!!! Bjos
Ah! E vamos ver se ele vai querer usar isso no tribunal! Se ele vai querer condenar a mãe relapsa, né!?! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Excluir