quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Natal através dos tempos...


2007
Com quase dois meses, era difícil ela saber o que era Natal, o que dizer, então, de Papai Noel. Mesmo assim, lá foi a mamãe e colocou um gorrinho para comemorar o primeiro Natal.

2008
Ainda não tinha noção do que era Natal, mas já tinha medo daquela figura de roupa vermelha que, apesar de velhinha, não era o vovô nem a vovó. Chegar perto?? Nem pensar!

2009
Já sabia o que era Natal, principalmente porque tinha aquela árvore linda, cheia de luzinhas e coisas fofinhas de se... olhar! Ai, se pegasse uma coisinha só! Mamãe ficaria brava... Mas no final, deixava pegar uma bolinha inquebrável aqui, outro enfeitinho daqui. Papai Noel? Só o de brinquedo porque o do shopping dava medo ainda!!!!

2010
A noção de Natal já estava mais clara, já que ela entendia mais sobre tudo. Descobriu que era época do aniversário de Jesus e era por isso que mamãe colocava um “teatrinho” embaixo da árvore representando seu nascimento. Papai Noel? Não, obrigada. Ele pode trazer o presente que mamãe compra, mas é melhor deixar lá, bem quietinho embaixo da árvore... Nem chegava perto do Papai Noel do shopping... (graças a Deus! Evitamos as filas quilométricas!)

2011
O ano mais legal até agora em relação ao Natal. Ela entende que o Natal é o aniversário de Jesus, sabe que por isso todos nós ganhamos presentes e que os das crianças são entregues pelo Papai Noel – comprados pelo papai e mamãe, é claro. Mas somente aquelas que são boazinhas ganham! A casa está super enfeitada e, se coubessem mais enfeites, colocaríamos... Quando ela vê Papais Noéis em shopping, diz que são homens vestidos de Papai Noel e que, por isso, não tem medo. O de verdade mesmo só vem na noite de Natal, quando todos estão dormindo. Por isso, colocou uma meia natalina pendurada próximo à janela para que ele saiba onde encontrá-la. Combinamos que deixaremos biscoitos e leite para que ele não fique faminto. E ela está prometendo deitar-se cedo na noite do dia 24/12, pois ele só vem se todos estiverem dormindo...

Um Papai Noel foi à escola. Antes de sair, ela me disse que seria mais um homem vestido de Papai Noel. Mas, ao voltar, me garantiu que aquele era o real. Ainda assim, teve coragem de tirar uma foto ao seu lado. Saiu sorridente. Perguntei-lhe se fez o pedido e eis que me responde: “Não, né, mãe!! Eu já tinha escrito e mandado a carta!”.

E eu, que nunca gostei de final de ano, estou começando a gostar. Tudo por causa do espírito natalino!!!!! Que bom é ter Natal com crianças! Quando se é uma ou quando se tem uma (ou mais)...

(Nina Marinho, mãe da Marianinha)

4 comentários:

  1. Nina, muito gostoso de ler seu texto em forma de diário relatando as experiências ano a ano sobre o natal.Uma criança faz mágica numa casa, é contagiante, impossível não se deixar dominar pelo sentimento puro que a criança naturalmente possui.

    ResponderExcluir
  2. Nina, que delíciaaaaaaaaa. hehehe Aproveita bastante que você ainda vai se divertir muito com a imaginação da filhota. kkkkkkk bjs

    ResponderExcluir
  3. Zizi,
    acho que as crianças são as responsáveis pela magia do Natal. A ingenuidade e a imaginação deixam tudo uma delícia!
    Obrigada pelos comentários!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  4. Cris,
    Estou aproveitando muito, cada momento.
    Que bênção é ser mãe!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!