quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Aprendiz de Hitler?!? Eu?!?

Fico com medo de já estar cobrando demais do meu filho! Confesso que às vezes até me esqueço de que ele é ainda uma criança de quase dois anos e meio! Sinto-o sempre tão maduro e articulado... que até me assusto quando ele solta algo desconexo, que condiz com a sua idade! Aí que a ficha parece cair! E cai arranhando, doendo, sabe! O mesmo vale para a enorme teimosia que se instalou repentinamente nele! Toda hora me pego dando as mesmas broncas, com ele cometendo os mesmos erros... parecendo até sofrer de amnésia! Algumas vezes penso que ele faz de propósito, só para me irritar, mas... isso não é nem cogitar que meu filho é um monstro e sim um gênio! Enquanto ameaço filosofar em cima disso, fico tentando educar meu pimpolho, com um medo danado de ser tão exigente, protetora e castradora como mamãe foi comigo e com a minha irmã, e com mais medo ainda de ser radicalmente o oposto: liberal demais. Tão complicado encontrar o meio-termo... mas acho que o essencial é buscar esse caminho, mesmo que precise recuar de vez em quando, errar e me desculpar, me mostrar mais como mãe do que como amiga, e vice-versa.

Enquanto vou tentando acertar o tão sonhado e tranquilo caminho da mãe perfeita (que sei que não existe, mas vai lá falar e convencer o meu inconsciente!), me pego repetindo hiperbolicamente as seguintes frases:

-- Miguel, não mexa aí que isso quebra!
-- Filho, enfiar o dedo no nariz pra tirar meleca é muito feio!
-- Isso não se pode falar não, garoto!
-- Não pode comer com a boca aberta!
-- Não pode ficar sem almoçar de jeito nenhum!
-- Nada de mamar! O peitinho está cansado e dodoi!
-- Já está na hora de tirar a fralda, meu anjo!
-- Não suba aí que você vai se estabacar!
-- Deixa essa gata em paz, Miguel!
-- Lilica vai acabar mordendo você, rapaz!
-- Não enfia aí que vai levar um choque!
-- Essa areia não, porque tem cocô!
-- Essa camisa não combina de jeito nenhum com esse short!
-- Batom é só pra mulher!
-- Desenhar nos meus diários de jeito nenhum, que eu dou cascudo!
-- Não aguento mais ver Cocoricó hoje! Chega!
-- Nem adianta que não vai ficar vendo cocô!
-- Por que você não dorme a noite toda como todo mundo da sua idade, Miguel?!?
-- Tem que comer verdinho sim!
-- Não tem que rir quando dá pum e sim se desculpar, garoto!
-- Não pode cuspir!
-- Quando não quiser mais comer diga que não quer, mas não bota pra fora!
-- Não pode desligar a TV quando as pessoas estão vendo!
-- Mas tem que tomar remédio, ué!
-- Vem cá escovar logo esse dentão de coelho, Miguel!
-- Você vai se molhar todo abrindo essa torneira!
-- Vai mais devagar porque você vai cair!
-- Não pode jogar bola aqui dentro porque você vai detonar a árvore de Natal!
-- Não está na hora de pegar docinhos!
-- Não pode passear porque está chovendo!
-- Não pode comer isso agora, se não você não janta!
-- Você está amassando meu livro, menino!
-- Eu estou cansada de brincar de pique! Chega! 

 Lendo todas essas minhas repetitivas falas, confesso, me senti a própria Hitler, mas é necessário tentar colocar limites e criar regras, mostrar quem é que manda (embora às vezes não pareça ser eu!). Hoje em dia tenho visto muitos adolescentes sem noção e sem nenhuma educação por conta de tanto liberalismo! A única dúvida que me atormenta é se não estou exagerando por conta da idade! Só isso! Mas é melhor já segurar firme as rédeas porque o meu potrinho mirim não aceita nenhuma dessas frases sem tentar argumentar, sem já reclamar. Acreditam? Vejo a menina que mamãe disse que eu fui se manifestar nele... claramente... um gênio danado... por isso brigo, faço cara feia, rosno, finjo estar mais irritada do que estou, mesmo nos momentos em que eu juro que gostaria é de morrer de rir pela já tamanha cara de pau!!! Será que é só comigo que isso acontece?!? Tomara que não, tomara que não... Por via das dúvidas, já vou comprar um certo exemplar, pois, como diz o ditado, “é melhor prevenir do que remediar”!!! (risos)

(Andreia Dequinha – mãe do arteiro-genioso Miguelito)

8 comentários:

  1. Andreia...muito tocante esse seu texto. Confesso que as vezes também me pego exigindo demais da minha pequena Sofia, e ouço isso do marido. Fico mal, me culpo, me cobro, acho que tenho culpa. Mas ao mesmo tempo leio, releio, converso com algumas outras mães que assim como eu (nós), ás vezes ficam perdidas na maternidade sem saber que direção seguir na educação dos filhos...é realmente difícil. Mas tenho minha mãe como exemplo, nunca bateu, sempre conversou e hoje tem duas filhas já mulheres, casadas, estudadas e muito bem educadas, obrigada. Eu sei que não sou a melhor mãe do mundo, mas faço o possível para ser a melhor mãe que posso ser e assim vou indo, errando e acertando...e quem falou que seria fácil?!

    Boa sorte pra nós!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu também me pego fazendo os mesmos questionamentos! E vejo que todas nós temos as mesmas dúvidas e eles , os espertinhos, nos testam a cada momento! Na minha humilde opinião,acho que vc está certa rsrs meu pai me chama de general kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Ai, ai Dequinha...
    É sempre bom saber que não sou a única a ter essas neuras. Ultimamente tenho estado tão triste por me sentir a pior mãe do mundo. Fico me questionando se estou fazendo o certo, mas quando vejo um Cauã chorão, agressivo, teimoso, rude... me dá um nó no coração e a consciência diz que estou fazendo tuuuuuuuudo errado. Afe!Só Jesus na causa, viu?!Tô achando que vou pirar!

    ResponderExcluir
  4. Dequinha, a maior verdade mesmo é que sabemos que (principalmente) as coisas erradas que eles fizerem ou as qualidades negativas que talvez tenham quando crescerem, TODOSSSS irão culpar as coitadas das mães, como se elas fossem o alfa e o ômega. As mães são muito criticadas, quer o filho seja bom, quer seja ruim. ALiás, se ele for bom é porque faz parte da personalidade deles, se é ruim todos dizem numa boca só : "Foi a MÃE que naõ soube educar!" Esquecem de um detalhe: cada um tem sua ESSÊNCIA que sempre se manifesta em quaisquer ambiente que o pequeno conviva. Mesmo assim temos uma grande "responsa" à frente: em entregar ao mundo uma pessoa de bem e não nociva. Daí, caímos "de pau" mesmo em ficar tão em cima dos pequenos! Eu tinha, quando pequenos, o Danilo (extremamente teimoso) e a Paty (TÃOOO indiscreta) e eu me matava de tentar corrigi-los para melhorar "essas qualidades". Hoje, confesso que fez efeito (em partes) o meu esforço o Danilo é muito responsável (até demais) embora tenha alguns pontos que ele não perdeu que eu vivo criticando; a Paty manteve a sua franqueza em não segurar a língua, mas agora ela seleciona melhor as palavras usadas para não ficar em situação difícil, mas é super-cabeça, muito madura e inteligente. Nós, mães, temos que dar carinho,cuidar, brincar com eles, nos divertirmos juntos e ao mesmo tempo ensiná-los o respeito, o certo e o errado e esperar que obedecam (Ohhh, meu DEUS!!). Isso dá um trabalhão danado! Quisera ficássemos somente com esses quatro primeiros itens pois são bem mais divertidos... rsss
    Não há como tirar essa dura tarefa de educar das costas da mãe; apenas temos que estar atentas para não sermos severas demais com a pouca idade deles.
    Seu texto mexeu muito comigo, parece que fez o passado voltar sob a forma de filme à minha frente. Revi tantas cenas idênticas, vi e ouvi as mesmas frases que eu tb dizia. Quanta identificação!! Vi-me aqui, emocionada com a história alheia, mas que é minha tb e talvez de tantas outras mães que transitam por aqui.
    Vc é muito criativa, dona moça, até mesmo nos momentos EM que você acha que a inspiração passou longe. ENGANO SEU!! Cada criação é um momento em que o ato criador se manifesta do seu jeito, sem perder a sua ESSÊNCIA E PROFUNDIDADE. Parabéns....Nem preciso dizer que amei o texto...né?

    ResponderExcluir
  5. Andreia,
    Muito tocante o seu texto, eu sei com certeza, que nele está espelhado a angústia de todas nós, mães. Saber se estamos acertando é a nossa dúvida cruel. Eu de mim, sei que fui um pouco dura com os meus filhos, em muitas ocasiões eu sempre coloquei na minha mente, "eu não vou mandar mais de uma vez, nem vou gritar com eles" e na verdade, eu não grito, nunca gritei, mas eu mandava tomar banho e eles tinham que ir tomar banho naquela hora, é hora de almoçar ou jantar, não chamo mais de uma vez, porque eu decidi que não ia ficar estressada, e eu realmente não me estresso. Se a gente manda duas, três vezes, eles acostumam. É preciso ter autoridade sem ser autoritário! Hoje, como estão crescidinhos, querem dormir tarde, porque querem ficar jogando vídeo game até tarde, principalmente o Mateus, mas continuo firme. Errando? acertando? Não sei! Mas enfim, a gente colhe aquilo que planta! Amei seu texto! Lindo! Tocante! Para pensar mesmo!

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Kkkkkkk, muito hilária a sua listinha de ordens e contra-ordens, me escangalhei de rir!!! Eu também repetia algumas das suas, até me lembrei daquele texto do Fernando Sabino, cheio de mandos, e fui correndo postar também, antes que virasse o dia!!!
    Acho tão legal que as suas dúvidas são recorrentes a todas as mãezinhas, e o seu medo de parecer o Hitler, kkkkk, me fez rir muuuito mesmo! E "potrinho mirim" foi uma ótima analogia!!
    Mas no fundo no fundo, a gente vai tateando com um pingo de bom senso essa árdua estrada do "até onde ir, o que proibir", né?
    Como diz Guevara, "Hay que endurecer pero sin perder la ternura jamás", isso é que vale... Criança precisa sim de ser conduzida, de ser apresentada ao que é certo, e, principalmente, de bons exemplos, né?
    Bjim procê!!

    ResponderExcluir
  7. Dequinha sua índia, que texto bacana!!
    Acho que esses seus questionamentos são comuns pra todas nós, mamães. No meu caso, eu fico entre a cruz e a espada porque você sabe, por conta do Henrique não poder fazer tuuuuudo que uma outra criança faz, tenho dó às vezes de podar o que ele pode fazer, entende? E por outro lado, tenho que educar, né?
    Nossa, não é uma tarefa nada fácil...

    Mas o Miguel tá me saindo melhor que encomenda, hein?? Como pode uma coisinha dessas já desobeder? rsrs E você não está sendo Hitler, não...está só o educando pra depois ser um adulto nota 10!!

    Beijos, amo vcs!

    ResponderExcluir
  8. Pronto!
    Você alfinetou nossas feridas na parte que estava sangrando! kkkkkkkk
    Mas sempre que chamamos a atenção, sentimos mesmo essa dor no peito. Para ser sincera, dói muito mais em nós que neles, mas esperamos que eles compreendam todo o sentido de nossas cobranças e de nossos nãos.
    Amamos muito e só esperamos e queremos o melhor para eles.
    E se ele puxar a mamãe quando crescer, vai ser uma pessoa do bem, inteligente e muito amado.
    Beijos

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!