segunda-feira, 21 de março de 2016

Eminentes micos maternos


Tudo começa com um “sim”. E dessa junção de seres, outros contextos se formam recheados de novos integrantes com suas peculiaridades. Nem fazemos ideia do que nos aguarda...  Se estamos ou não preparados para os imprevistos decorrentes das aventuras maternas, como saber sem experimentá-las? Então, aceitamos o desafio.

Para quem já caiu da ponte em um rio enquanto pedalava uma bicicleta; despencou de uma árvore ao tentar saborear uma fruta amadurecida no pé; não conseguiu galopar e caiu do cavalo; ficou presa na porta do ônibus porque o motorista a fechou com antecedência; tomou um banho de lama ao cair da moto com o namorado; saiu apressada para o trabalho e nem reparou que a roupa estava do lado avesso;  percebeu que fora roubada no ônibus no momento de pagar a passagem; foi passar a roupa para a futura sogra e queimou algumas peças; virou piada na família depois do infeliz comentário que fez ao ver, pela primeira vez,  um pé de jabuticaba: ”Nossa, jabuticaba dá no pau”!!...etc...etc...etc  Não seria tão difícil encarar mais emoções envolvendo novas criaturinhas que, a seu tempo,  certamente chegariam.

Depois da troca de alianças no altar e as comemorações posteriores, passei de menina à mulher e fui fazer jus às promessas proferidas naquele 31 de julho de 1982. Em poucos anos, as palavras “crescei-vos e multiplicai-vos” ganharam significado em casa na forma duas bênçãos: Danilo e Patrícia.

Ele: inteligente, esperto, inquieto, curioso, traquina, andou aos nove meses e antes de completar um ano já falava feito uma matraca. Um projetinho ligado nos 220 v. que pôs um ponto final no meu sossego! Não podia tirar os olhos desta criatura tão dinamicamente minha. Devido ao seu gênio docemente indomável, alguns micos tornaram-se inevitáveis e ao mesmo tempo previsíveis; cabia a mim ou ao pai, arcar com as explicações.

Um deles ocorreu na igreja, durante a cerimônia da missa. Enquanto o padre discursava e os fiéis o ouviam, meu filho o observava, e de repente saiu em direção ao altar,  sem aviso prévio. Parando em frente ao vigário, abaixou-se e ergueu a batina deste. Provavelmente ficara intrigado com o uso daquela vestimenta típica e quis verificar o que havia por baixo dela. Desconcerto geral na cerimônia, não havia quem não risse. O que poderíamos fazer para reverter o vexame? Nada! Só desculpas balbuciadas e recolher o menino ao colo.

Dali a quase dois anos chega ela: a pequena notável demonstrando desde já suas peripécias e habilidades. Esta, além de elencar as mesmas qualidades do irmão formando um par perfeito (para a minha alegria), acrescentou uns detalhes que me deixaram fora de órbita: não tinha trava na língua e colocou-me em saias justas diversas vezes. Dizia sempre o que pensava, doesse a quem doesse. Em alguns momentos, ela também expressava seus dotes artísticos: desenhava as pessoas e as presenteava. Tais  ilustrações eram ricas em detalhes naturais, ou seja, nuas. Faltavam-me as palavras para justificar sua originalidade.

Tão articulada era essa menina que, na escola, quando  escrevia textos, as professoras se recusavam a aceitá-los alegando que tinha sido feitos por mim, por conter ideias muito maduras para a idade dela. Como eu iria provar que a pequena era autossuficiente? Só eu sabia que sim. 

Certa vez, na mesma igreja em que o Danilo erguera a batina do padre, estávamos lá novamente em uma cerimônia de Primeira Comunhão da Patrícia. O padre fez o seu discurso em homenagem aos participantes daquele ritual religioso e, dirigindo-se às crianças, perguntou se alguma delas gostaria que sua mãe, representando as demais,  viesse à frente e proferisse uma mensagem. Estavam presentes diversas crianças, porém, de onde eu estava, escutei uma vozinha familiar dizendo: “EU”. Perante uma igreja lotada, seria indelicado recusar um pedido desse. Trêmula e gelada pelo imprevisto, respirei fundo e fui, nem me lembro do que disse. Vítima da boa intenção e inocência de minha filha,  paguei o maior mico, pois sou tímida.  

Embora ficasse desestabilizada com as situações embaraçosas que meus rebentos  me preparavam, eu amava aquelas traquinagens e me divertia junto. Entretanto,  o tempo vai estendendo, apressadamente,  seu tapete cronológico sem pedir licença e insere aqueles pedacinhos da gente no mundo adulto. Se precisasse, eu faria tudo novamente. Valeu a pena cada mico!

(Zizi Cassemiro - mãe do Danilo e da Patrícia)

13 comentários:

  1. Texto, como sempre, maravilhoso e cheio não só de emoção, mas de verdade e de orgulho! E também de risos! Sim, porque morri de rir imaginando a cena do seu filho levantando a batina do padre! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk E senti a maior vontade de ver um dos desenhos da Patrícia! Você não guardou nenhum? Não creio! rs rs rs

    Eu, apesar de a maioria não me achar tímida, eu sou, muito, e odeio falar em público, fora da sala de aula, meu território! Imagino o seu pavor na hora, ainda mais pra uma igreja cheia e com pessoas desconhecidas! Só por filhos que a gente ousa enfrentar esse tipo de situação... e encara esses micos...

    Um beijo grande, amiga, e obrigada por compartilhar conosco essas suas deliciosas lembranças! Adoro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre gentil nos comentários, obrigada. O Danilo aprontou muito quando era pequeno...sempre me lembro das traquinagens desse peralta e fico rindo sozinha. Ele adulto é muito diferente, ficou mais sério, até demais, A Paty amadureceu e aprendeu mais a não falar o que não deve, mas dependendo do assunto ela solta o verbo e ninguém segura, mas ela é muito carinhosa e fofa. Não deu para guardar os desenhos porque ela os dava para as pessoas e eu ficava morrendo de vergonha. O mico que paguei na frente diante do pessoal na igreja eu coloquei a foto...olha a cara de assustada que eu estava, foi cruel o que a pequena fez comigo kkkk

      Excluir
    2. Eu que agradeço! Seus textos me encantam! E dizem mesmo que o comportamento dos filhos mudam, né? Miguel tem um primo que falam que era um pestinha quando criança, e hoje é um moço super tranquilo e responsável. Eu não sei porque já o conheci assim, na fase calma e fofa! (risos)

      Eu acho Miguel levado, mas bem mais tranquilo do que eu fui na idade dele! O que o trava mais é porque puxou meio medroso ao pai. Minha salvação, acho. rs rs rs

      Que legal que ela dava os desenhos, todos, para as pessoas. Miguel é meio assim, com desenhos e com as telas que já pintou. Só consegui segurar uma, mesmo assim porque ele pintou pra mim. Minha sorte! rs rs rs

      Ahhhh que nada... na foto parece estar super à vontade com o microfone... disfarçou super bem, amiga! Beijos mil.

      Excluir
  2. Zizi, estou aqui imaginando a manchete do jornal " Menino levanta a batina do padre durante a missa" kkkkkk Deve ter sido muito engraçado kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo sempre encontrava um jeito de aprontar algo novo...essa da batina pegou todo mundo de surpresa. Imagina a minha vergonha, embora eu estivesse rindo por dentro kkk

      Excluir
  3. Zizi, você é maravilhosa! Deveria escrever e publicar livros! Texto riquíssimo e encantador, apesar dos micos kkkkk confesso que enquanto lia e ia imaginando cada situação rsrsrs
    Henrique perguntou do que eu estava rindo da
    Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, nossa! Agora fui às alturas! Já pensou que legal se publicássemos um livro contendo nossas histórias aos nossos filhos? Eu já pensei em fazer isso, nem que sejam somente três exemplares:um para mim, outro para o Danilo e um para a Patrícia. Obrigada pelas palavras de apoio e carinhosas.

      Excluir
  4. Dequinha, é bom você já ir montado o histórico do Miguel porque ele ainda é criança e as memórias estão fresquinhas. Eu tenho que lembrar de fatos de trinta e poucos anos atrás e tenho certeza de que alguns estão perdidos esperando serem lembrados. Mesmo assim há muitas para contar ainda e os temas do blog atté ajudam a resgatá-los kkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, amiga, ainda estou em vantagem com relação a você!!! Mas também em graaaaaaaaande desvantagem com relação à quantidade de histórias para contar, por enquanto e com uma só cria!!! Rs rs rs

      Independente do blog, vou aqui tecendo meus textos, minhas memórias miguelísticas... rs rs rs

      Excluir
  5. Zizi, concordo com Simone. Você é uma excelente contadora de histórias. Fico encantada lendo seus textos. E adorei os micos ! Principalmente do seu filho. kkkkkkkk bjks

    ResponderExcluir
  6. Que texto delicioso de ler!!! Incríveis todos os seus textos!! Parabéns pela facilidade que tem em contar as histórias!! Adorei!!!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelos comentários tão gentis Cristina e Maria José. Eu fico resgatando as memórias para que não me faltem histórias, pois os meus pequenos pintaram e bordaram (no bom sentido) e agora tenho os netinhos para me adoçar..

    ResponderExcluir
  8. Que lindo!! E não são essas as melhores lembranças?? Pena que o tempo passa realmente rápido e eles perdem essa ingenuidade natural que só as crianças têm.

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!