domingo, 15 de maio de 2016

De filhos a repolhos

Vocês só falam de filho! Qual mãe ainda não ouviu isso? Do próprio marido, do lado masculino da mesa ou de alguma amiga que ainda não tenha decidido passar pela a ventura da maternidade. Quando é comigo, respondo imediatamente: "Não tô falando de filho, tô falando de mãe. De mãe, de mim, de todas as mães, da questão mãe, entendeu?!" O fato é que esse virou mesmo meu assunto predileto, desde que não entre muito na cor do cocô. Podemos até começar pelo cocô. Podemos até começar pelo cocô, mas, invariavelmente, a conversa vai parar no ponto X, o mais interessante, o lado existencial, o ser mãe, o ser colocada em xeque todos os dias, o caminhar no fio da navalha, em que as palavras são pérolas para um serzinho tão disposto no mundo. Quando o X é alcançado, a conversa pode me levar a dormir às quatro da manhã, sem esquecer que o pivô do assunto, aquele de quatro anos, vem acordar às sete. 

Filho faz você pensar muito! 

Lembro muito bem, na mesa do jantar, quando nosso pequeno Nino, que mal articulava uma frase inteira, com a boca cheia de repolho, perguntou: "Mamãe, você gosta de repolho?" Não vou saber explicar aqui, caras leitoras, acho que mesmo com todos os gestos e olhares que uma atriz dispõe para tentar se expressar, eu não conseguiria fazer vocês entenderem completamente o que me aconteceu ao ouvir "Mamãe, você gosta de repolho?". Aparecia ali pra mim Nino, o homem. Aquele que com menos de três anos queria saber uma opinião, o mesmo que, um dia, iria adjetivar e abstrair. Meu Deus! Não sei o que me aconteceu. Foi uma frase, uma pergunta simples que me fez ver que eu tinha ali na minha frente uma personalidade que me acompanharia a vida toda, que cresceria deixando o tênis pela sala e que um dia, com uma mão enorme, talvez desse um carinhoso tapa na minha bunda querendo me dizer que alguma coisa não tem importância. "Adoro, filho, adoro repolho."

Filho faz você pensar muito. Você pensa na  vida, no que você vai ser, no que eles vão ser, na melhor maneira de cumprir sua missão por aqui... Você pensa e fala. E, quando você fala, parece que você tá falando de filho, mas você tá falando de existir! Ih! Hoje estou filosofando muito.

Depois que tive filho, quis voltar pra faculdade. Só não sabia se queria psicologia, pedagogia, antropologia, filosofia, ou até física, já que a ciência anda por aí tentando explicar o milagre da vida. Mas desisti da ideia porque, depois dos  filhos, o que você menos tem é tempo. E eles próprios acabam nos ensinando muito. O pequeno Nino me viu com uma calcinha de florzinha que pouco uso e falou: "Mamãe, que que é essa calcinha?" "Uma calcinha da mamãe, filho. Você gostou?" Passa um tempo e ele solta: "Já sei como é a vida, mamãe. Homem gosta de passarinho e mulher gosta de borboleta". Fiquei pensando naquela simplicidade. No que teria a ver a calcinha de florzinha com aquela "filosofada" infantil. Não sei exatamente. O que sei é que é sensacional ter crianças em casa. Eles nos restabelecem a lógica. Nós vamos fazendo curvas e eles nos põem na reta, nos ajeitam o pensamento. 

(Denise Fraga - Extraído do livro "Travessuras de Mãe")

2 comentários:

  1. Já ouvi várias vezes que só falo do meu filho... e quem foi que disse que eu ligo?!? Só falo nele mesmo, e com muito orgulho! Quem não gostar é só sair de perto, me deixar falando sozinha, ou tapar o ouvidinho com algodão! Desse jeito! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Filho realmente nos faz pensar muuuuuuito, e que bom, né? Impossível não pensarmos e não falarmos em quem nos torna, diariamente, pessoas melhores...

    Amo o estilo da Denise Fraga e amei este texto, a começar pelo título, que me deixou fisgada, curiosa, querendo saber o que filho poderia ter a ver com repolho... mas depois que a ficha caiu... e percebi que filho realmente por de ter a ver com tudo o que se possa imaginar! Filho é TUDO!

    ResponderExcluir
  2. Denise escreve textos inteligentes, bem-humorados e ao mesmo tempo passa toda essa emoção típica de mãe. Filho é sempre prioridade, filho é o nosso melhor assunto, os filhos são nosso maior orgulho, os filhos são o alfa e o beta. E a Denise transmite isso de forma tão espontânea! Texto fofo, mesmo relacionando filho a repolho, porque nossos filhos estão conectados com tudo o tempo todo!

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!