domingo, 5 de junho de 2016

As tantas mães que existem em cada uma de nós...

Eu já fui a mãe que chega com as unhas feitas, cabelo penteado e outfit impecável. E já fui a mãe que chega atrasada com calça de ginástica, cabelo oleoso e blusa manchada (e a mancha pode ser desde restos de comida até excressões de um mini corpo humano). 
Eu já fui a mãe que amamenta feliz, e já fui a mãe que levanta resmungando porque teria que dar de mamar. 
Eu já fui a mãe que cozinha tudo em casa, apenas com ingredientes orgânicos, e já fui mãe que pede fast food por pura e absoluta preguiça. 
Eu já fui a mãe que se voluntaria para ir ao passeio com a turma da escola, e já fui a mãe que se esquece de mandar o lanche do filho. 
Eu já fui a mãe que leva ao parquinho e inventa brincadeiras, e já fui a mãe que liga a televisão para ter sossego. 
Eu já fui a mãe que contou até 10 e manteve a calma, e já fui a mãe que tem ataques histéricos. 
Eu já fui a mãe que guardou para o filho a última e melhor colherada da sobremesa, e já fui a mãe que comeu chocolate escondido para não ter que dividir. 
Eu já fui a mãe que conta os segundos para colocar as crianças para dormir, e já fui a mãe que fica pedindo mais um beijinho. 
Eu já fui a mãe que trabalha, cuida da casa e dos filhos, e já fui a mãe que não tem forças para sair do sofá. 
Eu já fui a mãe que mantém a lucidez mesmo em situações enlouquecedoras, e já fui a mãe que grita com os filhos. 
Eu já fui a mãe que cede aos pedidos de "mais 5 minutinhos", e já fui a mãe que levou o filho embora arrrastado e gritando. 
Eu já fui a mãe que precisou de conselhos, e já fui a mãe que deu abraços apertados. 
Eu já fui a mãe que fez cabanas na sala, e já fui a mãe que fingiu que estava dormindo só para não ter que responder. 
Eu já fui a mãe que salvou o filho de um tombo, e já fui a mãe que perdeu o filho de vista em pleno parque temático. 

Eu já fui todas essas mães e muitas outras. Muitas vezes fui várias delas em um dia só. Talvez você tenha me visto no meu melhor momento, e acreditou que eu fosse uma mãe exemploar, que tem tudo sob controle. Talvez você tenha me visto em um momento ruim, e por isso pensa que sou um total fracasso. 

Pouco importa. A vida não é perfeita, nem mesmo são as mães, nem mesmo são os filhos. Todas nós já estivemos dos dois lados. Um momento, ou um dia, não define ninguém. Caso você esteja precisando saber: você é uma excelente mãe e está fazendo um fantástico trabalho. 

Por um mundo com menos dedos indicadores e mais "eu sei que é difícil!". 


(Rafaela Carvalho - Dona da página "A maternidade por Rafaela Carvalho", no Facebook)

5 comentários:

  1. Achei este texto tão fantástico por permitir revelar de maneira tão clara e intensa a nossa dualidade de ser mãe, que resolvi trazê-lo para cá! Espero que gostem tanto quanto eu!

    ResponderExcluir
  2. Amei!!! Lindo texto! Se encaixa perfeitamente com tudo que nós somos. Adorei a frase: "Um momento, ou um dia, não define ninguém."

    ResponderExcluir
  3. Dequinha, eu vi esse texto nesses dias e achei maravilhoso e verdadeiro. Pensei em trazefr para cá, mas vc foi mais rapidinha kkkkkkkkk. Temos sim que compartilhar essas maravilhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tinha compartilhado este texto lá na nossa página, mas não resisti e não sosseguei enquanto não o trouxe também pra cá! Pelo visto, fiz bem, né? Beijos. rs

      Excluir
  4. Que texto lindo e verdadeiro ! Somos e fomos todas essas mães.

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!