quarta-feira, 1 de junho de 2016

TOURO X PEIXES: terra e água se completam



Quando estamos ansiosos pela chegada de um filho, a última preocupação levada em conta  é  a sua referência zodíaca.  O que importa,  obviamente,  é que venha saudável  e nos embriague de alegria. O signo torna-se irrelevante naquele momento, porque cada filho é um desafio novo, independente se pertence ao  elemento terra, fogo, água ou ar; muito menos se é do sexo feminino ou masculino.

A satisfação com a chegada de um novo ser se mistura à aventura em lidar com alguém cuja personalidade e comportamento são distintos daqueles que ocupavam a nossa rotina até então. E no correr dos minutos, horas, dias, meses e anos, os traços que caracterizam essa “pessoinha” (no sentido diminutivo e carinhoso da palavra) vão, aos poucos, se definindo, permitindo, assim, uma prévia do futuro adolescente-adulto que irá compor o nosso cenário e fomentar as nossas expectativas.

Criamos todos os filhos seguindo a mesma linha, embora no primeiro a inexperiência nos “engesse” um pouco mais (o medo de arriscar e ser mal sucedido é maior que a procura de prováveis soluções simples). Entretanto, cada ser é um autêntico protótipo,  único e singular cujo molde não é reutilizado. É como um livro escrito pelo mesmo autor, mas que traz um ingrediente extra no enredo que o diferencia dos demais. O nascimento é, portanto, o auge da inspiração e o prêmio maior da criação. Sentimo-nos mais completos quando somos contemplados por esse milagre da multiplicação do ser.

Em casa, essa dádiva foi marcada pela diversidade no casal de filhos: ele: Danilo, o taurino; ela: Patrícia: a pisciana. Em outras palavras: terra x água. Para equilibrar esse contraste,  entra o elemento ar da aquarianíssima Zizi, a mãe coruja que se posicionava no meio da arena para mediar os conflitos e tentar, na medida do possível, ser justa, reconhecendo em cada um o seu valor, associado aos seus direitos e deveres.

Percebi, desde que eram pequenos, diferenças significativas entre ambos: ele teimoso ao extremo, muito inquieto, satírico, prático, ousado, com talentos musicais e artísticos para descontrair e encantar,  curioso ao extremo a ponto de quebrar o relógio de pulso do pai para ver como funcionava por dentro. Não é à toa que esse taurino tornou-se um ilustre engenheiro.

Ela: indiscreta (diz o que pensa doa a quem doer), intuitiva, de alta sensibilidade (com flashes de clarividência), com talentos literários para poema e prosa, leitora assídua, crítica, madura desde pequena, muito humana com as questões sociais, corajosa e impulsiva. Tudo isso já era um ensaio para a pisciana ser essa competente geógrafa.

Todavia, nem tudo gira em torno de antíteses. Há pontos convergentes entre eles: inteligentes, sensíveis, carinhosos e amorosos, competentes, responsáveis, determinados, boas pessoas para a sociedade, bons filhos dos quais me orgulho muito e que carregam um pouquinho de mim em algum cantinho daqueles adoráveis corações que fazem o meu bater mais forte...


  (Zizi Cassemiro - mãe aquariana do Taurino Danilo e da Pisciana Patrícia; 
                       avó do Pisciano Gabriel e do Libriano Johnny)

11 comentários:

  1. Que lindo texto, me levou a visualizar até mesmo os conflitos e Vc mediando como se fosse uma batalha em Tróia.
    Delicioso texto bjs Bethy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que interessante! Eu gostei dessa comparação, porque na verdade, era um duelo mesmo e eu não podia tomar partido. Aqueles dois me deixavam doidinha da Silva!
      Obrigada pelas palavras doces e pela simpatia.

      Excluir
  2. Adorei mãe, ninguém melhoro do que a mãe da gente pra fazer nosso mapa astral. 100% garantido!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostou, filha? Que bom! Vocês são o meu maior tesouro e eu procuro expressar isso em cada letra quando falo em vcs! Há tanto o que contar de vcs dois!

      Excluir
    2. Fiquei emocionada vendo o recadinho da famosa Patrícia por aqui! E garanto que nenhum astrólogo conhece melhor uma pessoa do que a própria mãe! Duas lindas! Adoro suas histórias!

      Espero que ela volte mais vezes! Já me é muito querida, como personagem de textos lindos, um mais do que o outro, que me deixam emocionadíssima!

      Excluir
    3. Dequinha:
      Imagine eu então? Ela lê todos os textos que faço e sempre faz algum comentário oral...as vezes escritos. dessa vez ela veio aqui.....que fofa! Eu me desmancho! ,

      Excluir
  3. Que coisa linda!!! Que texto adorável!!! Fechou com chave de ouro!!!

    "Todavia, nem tudo gira em torno de antíteses. Há pontos convergentes entre eles: inteligentes, sensíveis, carinhosos e amorosos, competentes, responsáveis, determinados, boas pessoas para a sociedade, bons filhos dos quais me orgulho muito e que carregam um pouquinho de mim em algum cantinho daqueles adoráveis corações que fazem o meu bater mais forte..."Fiquei encantada, emocionada com o seu texto! Lindo!!! Lindooo!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maria José. Sempre delicada e dócil nas palavras. Sinto-me estimulada de duas formas: em falar sobre os filhos e em saber que meus escritos corresponderam. Os elogios nos motivam a continuar...
      A gente conhece as qualidades de cada filho, eles são diferentes, reagem de forma diferentes às situações, mas os amamos com a mesma intensidade, porque o amor materno é incondicional.

      Excluir
  4. Amei ! Mãe é isso, temos que lidar com todas as personalidades distintas e Deus nos dá sabedoria para tal. E mesmo com as diferenças, o que eles têm em comum é muito melhor, pois são todos os valores que vcs deram para eles. bjkss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Concordo com vc, temos que lidar com os filhos, valorizando suas qualidades e atentas às prováveis falhas ou defeitos. Mesmo os "invocadinhos" tem o seu lado bom, basta reconhecê-los. Não importa, o amor materno é o mesmo para cada filho... Mesmo que eles duvidem.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!