quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Desenhos e filmes, diversão garantida!


Não tenho um legado de filmes e desenhos para que pudesse ter transmitido aos meus filhos... na verdade, o que eu teria muito a dizer para eles era o que eu ouvia sobre antigamente, herança das brincadeiras da infância, do trabalho da roça e as histórias da vovó e do vovô!

Quando a televisão me foi apresentada nos anos oitenta, eu já tinha quase vinte anos. Foi com essa idade que conheci "He-Man" e sua famosa frase: "Pelos poderes de Grayskull, eu teeeenho a foooorça". (risos) Quando os meninos nasceram, isso já fazia parte de um passado beeeeeeeeeem distante! Eles chegaram a conhecer, assistiram a alguns episódios, mas nunca fez parte dos desenhos favoritos, o que é perfeitamente compreensível!!

A paixão por desenhos foi se estendendo em cada uma das fases da vida deles, e eu fui acompanhando cada uma delas, com todos os meus olhares possíveis, com isso, sempre tive o cuidado de observar se havia alguma alteração no comportamento deles, mas foi tudo bem tranquilo. Comprei muitas roupinhas com os desenhos favoritos deles, que, aliás, eram sempre os mesmos, pois compartilhavam as mesmas ideias, os mesmos desenhos e brinquedos, as figurinhas que eu comprava para eles completarem os álbuns e até os chicletes roubados do vô Zé Miné, para ficarem apenas com as figurinhas dos desenhos de que eles gostavam na época.

A lista de desenhos é interminável... Dentre eles: “Pica pau”, “Tom e Jerry”, “X-man evolution”, “Bob Esponja”, “Naruto”,” Futurama”, "Avatar", "Simpsons", "Dragon Ball  Z", "Incrível mundo de Gumball",  "Megas xlr", "Hunter x Hunter", "Fullmetal alchemist", "Super onze", "Super campeões", "Yu Gi Oh", "Liga da justiça","Pokemon", "Scott Pilgrim"...  e isso porque eu pedi pra parar! (risos)

São super ligados também em filmes, mas não aprenderam comigo, pois, na verdade, nunca tive muita disponibilidade para isso (acho que é preguiça mesmo). Tenho uma lista pequena dos filmes de que gosto e com certeza nenhum faz parte da lista deles! 

Morando em cidade pequena, ir ao cinema é um pouco complicado, quando se trata de diversão, por causa disso o Mateus já protagonizou algumas aventuras. Uma delas; saiu de carro, sem me avisar. Foi ao Shopping assistir a um filme com amigos, em outra cidade (80 km de distância), atravessando uma serra enorme e perigosa. A desculpa dele é que preferiu me poupar e contar só na volta, para que dormisse tranquila! Será que eu acredito? 

Realmente eu dormi o sono dos justos, por não saber da proeza dele. Mas pediu perdão e disse que não o fará mais. Acho que posso acreditar, pois depois disso já foi duas vezes e me comunicou, mas fico bem preocupada, porque a estrada é perigosa. Sabe como são as mães, elas só mudam de endereço, mas, no fundo, são todas iguais e sei que vocês me entendem! Creio que está na hora de mudar para uma cidade onde há cinema. (risos)

O importante mesmo é a diversão, e os motivos são vários. Eles aprendem muito, pois assistem a muitas séries, filmes, e isso traz um aprendizado incrível. Eles adoram falar sobre o que assistem, gostam também de indicar os filmes que acham mais interessantes, e principalmente porque acontece entre eles uma interação bem bacana e a discussão sobre quem vai preparar os "comes e bebes" também não falta. Mas de uma coisa eu tenho certeza: não é o Mateus! 

Em casa, eles formam um trio, pois o Jefferson mora com a gente, mas muitas vezes eles convidam outros amigos, além dos primos, que sempre vêm aqui em casa. Véspera de feriados e fim de semana, a diversão é garantida, e atravessam a madrugada, pois sabem que podem dormir até mais tarde.


A lista de filmes favoritos também é interminável, dentre eles: "A origem", "Batman, o cavaleiro das trevas, "Batman VS Superman", "Um sonho possivel", "Kinsman", "Diamante de sangue", "Forrest Gump", "Operação Big Hero 6", "Invocação do mal", "A Entidade", "Invasores", "Watchman", "Vingadores", "Prenda-me se for capaz", "Capitão América I e II", "A vida secreta de Walter Mitty", "Snatch - Porcos e diamantes", "Clube de luta", "As aventuras de PI", "Django livre", "Teoria de tudo", "Rede social", "Birdman", "Creed", "Jurassic World", "O pequeno príncipe", "O impossível", "Homem de aço", "Sempre do seu lado", "Zootopia"...

Aprendi muito com eles e isso só enriqueceu muito a nossa vivência, pois é muito prazeroso apoiá-los e entender que cada fase tem os seus encantos, e os sustos também, é claro! 

Não precisei de muito esforço para escrever sobre os desenhos e filmes favoritos deles, porque  tinham tudo fresquinho na mente, mas pedi que me passassem por escrito. Difícil mesmo, foi entender a letra deles! (risos) 
                                                                                                
 (Maria José -  mãe de Mateus e Elias)

2 comentários:

  1. Lista grande, heim? É muito difícil esses adolescentes ou jovens não se renderem ao fascínio das cores e histórias dos desenhos animados e filmes. De certa forma, isso torna-se um lazer para eles e, muitas vezes, acabamos compartilhando da mesma ideia, por tabela. Essa geração já nasceu dentro de um mundo mais tecnológico. A nossa geração teve que se adaptar às mudanças. E outra coisa, o nosso mundo oferece muitos riscos, por isso ficar em casa para assistir um bom filme, é uma boa pedida. Na nossa época, inventávamos tantas brincadeiras e o tempo passava, e nos divertíamos muito. Para mim tb, a televisão não era objeto essencial dentro de casa. Fomos ter televisão quando eu tinha uns 13 ou 14 anos.a partir daí, ela passou a fazer parte da família kkkkkkk
    Parabéns pelo relato cheio de ternura e de detalhes de uma mãe tão cuidadosa e preocupada que traz histórias ricas e espontâneas dos filhos.

    ResponderExcluir
  2. Seu relato fez com que eu me lembrasse de uma fase muito gostosa, não da época do Miguel, mas da minha! Eu amavaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa os desenhos do He-Man, e não perdia um! Amava ver o Pacato se transformar no Gato Guerreiro e o Adam no He-Man!!! Depois também fiquei apaixonada pela irmã dele, a Adora, que virava a She-Ra! Show de bola! Obrigada por, mesmo sem querer, ativar essas minhas memórias!

    Quase vomitei com a listinha de desenhos dos seus filhotes, porque é um monte de coisa de menino, né? Miguel gosta de alguns ali, até do Pokémon (está enchendo o meu saco, por exemplo, para eu deixar baixar o joguinho "Pokémon Go" e eu não cedo, de jeito nenhum, pois acho perigoso, viciante, sem falar que não tenho tempo nem saco de ficar vigiando, acompanhando! Afe!

    Já a listinha de filmes deles eu amei, ainda mais "Teoria de tudo" e "As aventuras de Pi", e me lembrei de que tenho aqui um deles e que ainda não vi: "Birdman". É bom então?!? Beleza...

    E a gente sempre aprende mesmo com os filhos... Uma delícia, né??? Que a gente possa curtir cada fase, participar bastante de cada uma delas... sempre...

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!