quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Queridos filhos...


"Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, fazendo sempre com alegria, oração por vós em todas as minhas súplicas". (Fl 1: 3-4)

Esta é a primeira vez que escrevo uma carta para vocês! Sempre falava que ia escrever, mas o tempo foi passando, e nada! A oportunidade chegou! E olha, Elias, que eu nem ando vendo muito filme, nem tenho tempo para isso! Lembra que você me perguntou se eu andava vendo muito filme, quando falei que ia escrever uma carta aos meus filhos?! Pois é, a hora é agora! (risos)

Vivemos tantos momentos inesquecíveis na nossa vida e creio que eles merecem um registro, e que isso possa passar para as gerações futuras! Nossos momentos de alegrias, tristezas, conflitos, com certeza contribuíram para o fortalecimento da nossa relação  de"Pais e filhos".

Acompanhar todas as fases da vida de vocês foi um aprendizado, porque eu não sabia ser mãe, isso eu aprendi com vocês, meus filhos! E foi muito gratificante ser a mãe de vocês! Sou muito grata a Deus por isso! Não me esquecerei de cada fase que vivenciamos juntos, a das chupetas, das mamadeiras, das primeiras idas à escola, a compra do material escolar por vários anos seguidos, da primeira formatura, das historinhas bíblicas que líamos juntos, dos vários tombos, do primeiro dente que caiu, da festinha do dia das mães na escola, que deixei de ir porque estava trabalhando... (perdoe-me por isso, Mateus). 

Também foram inesquecíveis as nossas viagens juntos, nos divertíamos, brincávamos, ríamos de tudo, de você, Mateus, dando uns tapas no Elias para ele não dormir, do pai contando as incríveis histórias do passado dele. Do futebol de vocês, das medalhas que ganharam, das vitórias e também das derrotas. Faz parte né!?! Aliás, futebol sempre foi uma marca registrada aqui em casa, por causa das tantas chuteiras, meiões, bolas pelo meio da casa e nunca faltou o tão marcante chulé, por isso eu sempre implicava, porque vocês chegavam muito fedorentos, mas isso também passou, até me acostumei, no fundo, sempre achei legal ver um campo cheio de molecada jogando futebol, apesar de muitas vezes ficar preocupada, vocês sabem que têm o meu apoio. O que ainda está faltando é jogar "vídeo game" com vocês, mas na minha idade!?! Será!?! (risos)

Quero dizer, meus filhos, que quando eu estiver bem velhinha, ou mesmo quando eu não estiver mais com vocês, sei que não esquecerão dos ensinamentos que tiveram no decorrer da vida. Tenho certeza que saberão compreender que tudo que fizemos (eu e seu pai), todos os "Nãos" que vocês receberam, na verdade, foram um "sim" para o crescimento de vocês, pois "não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade". (III Jo 1:4)

Continuem sendo honestos, corretos e sinceros. Procurem ser pacientes, tolerantes, prestativos e solidários. Acima de tudo, respeitem as diferenças dos outros, e, sobretudo, respeitem os idosos, continuem sendo  atenciosos e carinhosos com os seus avós, pois se vocês forem muito abençoados, com certeza serão idosos um dia, e avôs também! (risos)

Tenham muito cuidado com as pessoas, com as amizades, pois nem todas são confiáveis, confie desconfiando, lendo nas entrelinhas. Sejam gentis, atenciosos, bons, mas não sejam bobos, porque as pessoas se aproveitam disso. Falem menos e ouçam mais, tendo cuidado com o que falam, com as muitas falácias, lembrando sempre que "... As más conversações corrompem os bons costumes". (I Co 15:33)

Sejam gratos a Deus por tudo. Orem para que Deus possa abençoar grandemente a vida de vocês. Que  sejam abençoados na vida profissional, na vida espiritual, que sejam bons companheiros para a esposa que escolherem,  que sejam bons pais de família, e bons profissionais. Não esqueçam nunca do exemplo do jovem "José do Egito", que soube dizer "não" ao pecado e que, por isso, foi tão bem sucedido! Vocês conhecem a história e sabem muito bem do que estou falando! 

Eu sei que errei muito como mãe, talvez eu tenha dito "não" quando poderia ter dito "sim", assim como possivelmente disse "sim", quando, na verdade, deveria ter dito "não". Mas mãe também erra e erra muito!! Hoje vocês estão crescidos, e como cresceram!! Estão na universidade, namorando!!!! Um já tem carteira de habilitação e o outro quase! Né, Elias!?! (risos) Estão homens feitos e já aprenderam tudo o que tinham que aprender sobre o que é certo e o que é errado, agora é com vocês, mas uma coisa é certa: continuam sendo os meus meninos! (risos)

Sei que poderia ter sido uma mãe melhor, sempre fui cheia de dramas e, com isso, muitas vezes, tornei a nossa convivência um tanto conflituosa, mas ainda bem que vocês têm um pai que é o oposto de mim, um pai muito tranquilo, e que, cá pra nós, muitos gostariam de ter um pai assim, né!?! Que privilégio!! Às vezes reclamo um pouco, porque ele conversa muito, mas temos é que dar graças a Deus, pois tem pai que não conversa com os filhos e nem com a esposa. Nós somos muito abençoados!! Ele é o melhor, Deus não poderia nos ter dado maior presente!

Quanto à felicidade, vocês conhecem o manual de instrução. Criamos vocês ensinando o caminho da verdade, por isso sabem muito bem como verdadeiramente podemos ser felizes, isso não quer dizer que não enfrentaremos problemas, já que muitos conflitos surgirão, teremos muitos desertos para atravessar e a travessia não será tão fácil, pois a vida não é um "mar de rosas", porém Jesus nos advertiu que não seria fácil. Ele disse: "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci". (Jo 16:33)

Portanto, meus amados filhos, o desejo do meu coração é que vocês sejam realmente felizes! Graça e paz vos sejam multiplicadas!

No amor de Cristo!
Amo muito vocês, com a mesma intensidade, pra sempre!!

                                                               (Maria José - mãe dos abençoados meninos, Mateus e Elias)

Um comentário:

  1. Linda e emocionante sua carta, Maria! Nós agimos sempre optando pela melhor escolha, pois jamais desejamos o mal para nossos filhos. O peso da responsabilidade e do bom exemplo, obrigam-nos, às vezes, a usar o NÃO como recurso principal, mas no coração de mãe o som prevalece porque amamos além da conta. Sabemos o quanto nossas atitudes terão influência no futuro dos pequenos e por isso somos ou fomos tão cautelosas. Não se culpe por isso. O amor é percebido e sentido mesmo nos "nãos" e seus filhos são inteligentes para perceber isso. Vc colhe o que semeia e sendo assim, viu que seus frutos são bons porque foram bem cuidados e guiados no bom caminho. Parabéns pela carta! Tenho certeza que eles também ficaram muito emocionados com suas declarações!

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!