segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

A difícil arte de dizer NÃO


Hoje consigo refletir bem no que diz respeito ao que meu compadre me disse certa vez na vida: “ --Vá ter seus filhos para depois se meter na educação dos filhos dos outros”! Isso me doeu taaaaanto na época, pois se tratava da minha afilhada, que amo de paixão, minha primeira filha, minha menina e o pai dela me disse isso, mas agora, depois que tive o LG, eu entendo essa parada aí...

Educar é um processo difícil e doloroso, porque queremos sempre o sorriso de nossos filhos, mas pecamos, nós como mães erramos muito, pois um bico, um sorriso, até mesmo uma lágrima nos comovem muito e é aí que, ao meu ver, começamos a errar.

Eu quero muito não errar na educação de meu filho, pois exemplo de pai ele não tem, pois este tem a vida torta e esse é o meu grande medo, pois sempre que tentamos mudar algo na vida de nossos filhos eles sempre se bandeiam para o lado errado... Mas espero, de coração, que isso não aconteça com o meu pequeno!

Me dói dizer NÃO para ele, ser dura, e ele é muito mimado, então meu medo de deixá-lo triste me faz errar demais nisso, mas ainda dá tempo de mudar, pois quem vai querer um menino mimado do lado, né?!? Ninguém tem paciência para as necessidades dele, vejo às vezes elezinho triste e amuado em um canto, esperando por mim, porque até sei que é errado, mas nos entendemos pelo olhar. Sem a fala, usamos nossas expressões corporais para nos comunicarmos e tem dado certo, mas eu vou até o mundo dele, invado mesmo, só que as outras pessoas não, apenas criticam, então nesse momento vem à minha mente a tal frase que meu compadre me disse há anos e ela é mais do que certa! Que cada um cuide dos filhos, que não dê palpite na vida dos filhos dos outros, se não tem a solução para aquele problema... toda crítica é bem-vinda, se ela vier acompanhada de uma solução! 

Sei que vou apanhar muuuuuito ainda, pois minha sábia mãe não está aqui para me orientar, então conto com uma grande amiga: minha pequena Rose, mas ela tem sua vida, seus problemas, porém, mesmo assim, ela me educa, me ajuda a ver a vida com outros olhos, a pensar de forma mais radical, digamos assim! Educar um filho é dizer muitos "nãos", mas devemos sempre explicar o porquê de cada um, pois dizer "não" também é um grande jeito de amar.

(Elizabeth Oliveira - a inexperiente mãe do LG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!