segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ahhh, ele é a cara de... De quem mesmo?!?


Logo assim que Miguel nasceu, eu o achava uma cópia fidelíssima do pai, com direito à boquinha bem desenhada e aos cílios longos, exatamente do jeitinho que eu tanto queria, porém trazia também o estrabismo e os buraquinhos do nariz beeeem abertos, o que eu torcia para que não tivesse. (risos)

Muita gente concordava que ele era a cara do pai, mas boa parte o achava mais parecido comigo, como a sua tia Junia. Quando os seus primeiros dentinhos nasceram, confesso que até eu o achei parecido comigo, quando tinha a idade dele! Nossos sorrisos são beeeem parecidos e acho que o olhar também, embora ele lembre muito o meu falecido pai nesse aspecto. Tem mania de olhar fixamente para as coisas e meio de lado, com certa desconfiança, observador ao extremo! Quando o pego assim parece que é meu pai me olhando, tamanha semelhança! Emociono-me, até hoje! Sempre!

Não me atendo apenas ao físico, desde a barriga Miguel tem o meu modo de sentar, em cima das pernas, e eu vivo brigando com ele por conta disso! Tem também o meu jeito de falar, alto, expressivo, gesticulando! É esperto, inquieto, sapeca, simpático e falador, coisas que mamãe vive repetindo que se assemelha muito a mim. Segundo a mãe de Jeter, ele era beeem calminho, sossegado. Eu não. Era e sou espoleta, como Miguelito é! (Estou ferrada! he he he) Herdou do pai o jeito brincalhão e divertido de ser. Tudo para ele é motivo de piada e de gozação.

Sinceramente, nunca me importei muuuuuito com essas coisas, pois, independente das semelhanças e das diferenças, eu sempre achei meu filho a coisa mais linda do mundo (e que mãe acharia diferente, né?). É minha colchinha de retalhos, especialmente com paninhos meus, do pai e de seu vovô Tonho! É tão igual... e é tão diferente... É ímpar, singular, único! E isso basta!

(Andreia Dequinha, mãe do fofucho do Miguelito)

18 comentários:

  1. Cada ser humano que nasce é singular, com características próprias que o distinguem dos demais, no entanto esse conceito de protótipo chega a ser meio paradoxal quando observamos, com atenção, as pessoas e encontramos traços físicos e psicológicos de: pai, mãe, tios, avós, primos, etc. O que nos leva a concluir que somos uma mistura de muitos que resultou numa unidade.Já foi dito que nos eternizamos nos nossos filhos, e eu não discordo porque partimos e deixamos pedacinhos naqueles que trouxemos ao mundo e assim o mundo caminha cronologicamente (com o olho no passado).
    Incrível como o Miguel se parece com os dois, embora eu ache que entre as imagens de criança do Jeter e da Dequinha, o Miguel possui mais traços da mãe. Eu sei que esse detalhe não tem peso algum no carinho que desenvolvemos pelos pequenos, essa "colcha de retalhos" é uma confirmação de que estamos ligados a tantas pessoas e não podemos ignorar isso. Isso dá saudade e ao mesmo tempo conforta, pois estaremos, de algum modo, próximos.
    Li, com encantamento, o seu texto e fiquei imaginando as imagens daqui de casa (que até que dariam uma história interessante também)

    ResponderExcluir
  2. Menina, eu acho que o Miguel se parece com os dois! E mais: a foto do pai e a sua se parecem! rsrs Mas creio que o Miguelzinho me lembre mais você. :)

    ResponderExcluir
  3. Amigaaaaaaaa, Miguel está lindíssimo ! bjkss

    ResponderExcluir
  4. Que linda mistura! Parabéns, amiga!

    ResponderExcluir
  5. Dequinha!!!
    que lindo!!!
    Vou discordar de umas colegas aqui, mas eu achei a sua cara!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Iac iac iac, que montagem maneira, Dequinhaaaa!!! Fiquei um tempão procurando as semelhanças, que nem no jogo dos 7 erros, hehehehe!!!! E nem precisa procurar muito não, né, porque elas estão "na cara" mesmo!!!
    Beijim procê!!!

    ResponderExcluir
  7. Dequinha, está um fofo!! Parabéns amiga!!! Ah! parece você!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Zizi, eu acho que vai além ainda de deixarmos marcas em nossas crias... deixamos marcas até nos outros, com quem convivemos, pois vira e mexe vejo um aluno ou outro gesticulando que nem eu ou falando expressões que são bordões meus! Isso é muito interessante! Gosto demais das comparações, que só não são válidas quando desvalorizam a individualidade do outro, de forma agressiva. Fora isso, abraço-as.

    O formato do rosto de Miguel eu acho que é o mesmo do pai, o desenho da boca tb... mas todo o resto eu acho meu! Agora! Até a testa meio grande! rs rs rs

    O sorriso e os olhos se parecem muito tb, acho, ainda mais nesta foto. Mamãe diz que somos clones e chora toda vez que se pega olhando fixamente pra Miguel... Diz que volta no tempo e me vê nele! :-)

    Tenho em mim muitos retalhos... alguns que chegaram como herança e outros que fui escolhendo e recolhendo durante minhas caminhadas, minhas vivências... Isso é mágico, não, amiga? Fiquei curiosa e estou aguardando o seu texto tb sobre esse tema, viu! E pode preparar um como extra tb sobre o tema "O filho da minha filha" ou "Ser vó é ser mãe duas vezes". Vamos adorar! E Gabriel mais ainda! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Clecinha, sabe que vc não é a primeira me achar parecida com o Jeter nesta foto, e vice-versa?!? Curioso isso!!! Beijocas, amiga!!!

    ResponderExcluir
  10. Cris Happy, obrigada, amiga, e seu filhote Pedrão tb é lindo!!! Por dentro e por fora!!! Beijocas.

    ResponderExcluir
  11. Mariuza, é bem misturadinho mesmo, né? Colocamos nossas características no liquidificador... Ficou mais gostoso do que milk shake o meu branquelo, né?!? rs rs rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Nina, jura que vc achou Miguelito mais parecido comigo ali?!? Obaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! Bjocas, linda.

    ResponderExcluir
  13. Else, que bom que gostou da montagem, que eu criei para a retrospectiva do primeiro aninho de Miguel. Encerrei-a com essa indagação e deixei a opinião bem dividida!!! he he he

    Legal ter brincado do jogo dos 7 erros... ou até mais!!! ha ha ha

    E vc me enrolou e deixou nas entrelinhas... Tá na cara de quem?!? Na minha ou na de Jeter?!? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  14. Mazé, obrigada pelo elogio ao meu filhote, coisa que alegra mais uma mãe do que se o elogio fosse pra ela! rs rs rs

    Beijos e achou mais parecido comigo é?!?

    ResponderExcluir
  15. Dequinha,
    Se vc puxar em sua memória, desde que o Miguel nasceu eu disse que se parecia com vc, e nesta foto NEM SE FALE, não há dúvida nenhuma.Olhe o dentinho???Idêntico ao seu.Meu voto é sem dúvida--Miguel é xerox da mãezinha dele!!!

    ResponderExcluir
  16. Dequinhaaaa, desculpa a demora em comentar, mas essa semana, assim como disse em um dos posts anteriores onde eu estava te devendo resposta, foi frenética! E essa não será diferente, massss, depois tem o recesso pra descansar um pouco...rs

    Índia, de cara fiquei impressionda com a semelhança do Miguel com vocês dois porque, assim como a Clécia, também achei você e o Jeter parecidos...que doideira...rs
    Mas depois que fui olhando com calma, achei o Miguel a SUA cara, ou seja, um indiozinho lindo! ehehehe

    Adorei seu relato.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  17. Maria Regina, é verdade... vc sempre me disse isso, até mesmo na fase em que 98% o achava parecido com o pai... e acho que, de certa forma, já previa tudo isso -- que ele se tornaria, a cada dia, a minha cara! rs rs rs Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Vc e a Clécia e muitas outras pessoas cismaram que eu e Jeter éramos parecidos quando pequenos e até hj há quem diga que parecíamos irmãos, na época em que estávamos juntos! Engraçado isso...
    Mas que bom que depois viu que se parece comigo! Vai dizer que mãe não fica toda boba?!? rs rs rs
    Mas não me importo que digam tb que se parece com o pai... é pai... tem que ter alguma semelhança mesmo, né? :-)
    Beijocas.

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!