domingo, 19 de junho de 2011

E os vencedores são Talita e Tariq!!!

Caramba,  gente, nossa escolha de nomes foi a mais boba possível, muito prática, sem graaaça de tudo... Mas rendeu uma história muito gostosa de contar!!

Na primeira gravidez,  fiz uma lista enorme, com nomes masculinos,  e  uma bem curtinha,  com femininos. Decidimos que eu escolheria o do menino, já que eu tinha taaanta certeza de que seria, né,  e o Mô teria esse poder, no caso ( improvável! ) de ser menina.  Fomos eliminando da tal lista aqueles pelos quais tínhamos alguma aversão ( eu tinha antipatia por  muuuitos, devido a recorrentes episódios traumáticos com alunos detentores de determinados nomes, como Marcelo, Alexandre, Bruno e outros) e chegamos a  4 semifinalistas: Renan, Tarik, Talita e Tatiana.

Quando a ultra revelou a menininha, o Mô se decidiu por Talita por significar menina em aramaico (eu preferia Tatiana , só pra chamar de Tati...). Passei o resto da gravidez chateando o Mô, dizendo que parecia nome de japonês, que parecia Talita Mitsubishi , bobeirinhas desse tipo, he he he!!  Quando ela nasceu, achamos que tinha mesmo carinha de Talita, delicada, macia, suave como o nome!! Minha companheira nos bons e nos maus momentos!!!

Na 2ª gravidez eu nem cogitei de ser menina, nem tínhamos nomes pra ela! Ou melhor, achávamos lindo Tainá ,que em Tupi quer dizer primeira estrela da manhã .Quando adolescente, eu lia a coluna do Tarik de Souza, no Jornal do Brasil, e achava lindo esse nome!! Vivia dizendo que quando tivesse um filho, chamaria de Tarik. 

Mas ninguém aqui de casa curtiu não... Meu pai dizia que o nome parecia uma  chicotada, o Mô e minha irmã achavam que era nome de cachorro, minha sogra só se lembrava daquele jingle da Varig e ficava cantando “Tarik, Tarik, Tarik”. Eu ficava desesperada, com raiva daquele povo desnaturado, que esculhambava com o nome que era “o meu sonho de filho”, maculava aquela lindeza harmoniosa de letrinhas!  Meu pai inclusive tentou me dissuadir com o argumento de que, com esse nome árabe meu filho não poderia entrar um dia nos E.U.A. (em 11 de setembro eu estava grávida dele). Só que nem eu nem o Mô nunca quisemos coisa alguma com os Estados Unidos e o significado não podia ser mais lindo: primeira estrela da manhã! O mesmo de Tainá!! E ele é mesmo uma criança iluminada, que mudou muito as nossas vidas, não por acaso...

Aliás, coisa estranha isso, eu sempre gostei de nomes com um barulhinho, um tlec  no fim: Tarik, Eric, Deriq e Patrick estavam na primeira listinha. Infelizmente não pude usar todos, o útero pulou fora antes...

E então ficou sendo Tariq, porque lembrei que quando pequena, tinha a maior dificuldade pra fazer a letra  K  cursiva, era um monte de voltinhas que me deixavam impaciente, e não queria que meu filho passasse pela mesma tortura, principalmente na alfabetização e a cada vez que escrevesse seu próprio nome em testes e provas. He he he, neurose de professora!

Hoje ela tem 13, ele tem 9 e acabaram de me afirmar, nesse momento exato em que escrevo, que adoram seus nomes e que na escola deles ninguém mais tem! São os únicos!
(Else Portilho)

13 comentários:

  1. Como mencionei em outros comentários, escolher um nome não é nada fácil. Além da difilculdade em acertar, temos que pensar em tudo que está em volta, principalmente nos outros (esse é o pior, pois as pessoas adoram fazer piadas sem graça de acordo com o nome), e como se não bastasse, lá vem os palpites do fulano, da sicrana, do beltrano...etc, que nem sempre estão em sintonia com os dos pais.Como agradar a todos se ainda nem conseguimos agradar aos principais (pai e mãe do bebê)? É uma luta, ainda bem que é cheia de boas intenções. Tarik e Talita são nomes bonitos e não tem muito mesmo (Principalmente o Tarik, eu só conheço um Tarik..que aliás é terrível; Talita, conheço algumas, umas danadinhas, outras não.) Pelo jeito você gosta da letra "T". Vai seguir esse critério se vier mais filhos? rss

    ResponderExcluir
  2. Else

    Como é delicioso ler os seus textos! Que capacidade de detalhar tão levemente as coisas, nos envolvendo de uma forma que quando acaba...dá uma peninha...rsrsrs.

    beijo querida

    ResponderExcluir
  3. Fico boba com a leveza e a graça na medida certa contidas nos seus textos, Else! Sou sua fã! De verdade! E o que mais mexe comigo é poder ver o grau elevadíssimo de cumplicidade que vc e o Mô têm! Raridade, ainda mais hj em dia e depois de tanto tempo juntos já! Que Deus os conserve assim! Sempre! Gosto dos dois nomes escolhidos por vcs e estou amando poder conhecer um pouco mais da sua historia, da historia de cada um. Tenho aprendido muito e sei que isso é só o começo...!!!! Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Else, acho q perdemos muito por vc não escrever para crianças/jovens/adultos... seus textos tem um q de de escritor, aquele talento q a gente nasce com ele. As x sinto não ter tempo p exercitar minhas escritas, meus pensamentos...
    Mas, caso resolva escrever um livro, indico uma ilustradora, minha cunhada.Seus desenhos combinarão com a leveza dos seus textos. Sou sua fã... bjim beligerante...

    ResponderExcluir
  5. Zizi, nós estivemos bem interessados em adotar uma criança, na época do terremoto do Haiti, mas desistimos devido a problemas de saúde meus, chuif! Meu útero se rebelou contra a companhia indesejável de um megamioma e pediu pra cair fora deste mundo, hehehe!!
    Então não pude continuar usando o T para os nomes dos meus filhotes!!
    Bjim procê!

    Mariuza, poxa, obrigada pelas palavras, fiquei com o coração quentinho!!
    Beijim procê!

    ResponderExcluir
  6. Dequiiiinha, esse Mô é mesmo um achado, e olha que é de segunda mão, hehe, quero dizer, já foi casado, mas saiu pelo mundo me catando e me salvou de um encalhe, kkkk!!
    A gente é uma bela dupla, combina pra caramba, até a Talita fala "mas que coisa, meu Deus, como é que eu fui ter esses pais tão doidinhos!!!"

    A gente é muito amigo e brinca o tempo todo, até na hora de falar sério, muito engraçado isso. A gente gosta de joguinhos, de ler, de computador, de ficar junto com os filhotes, de sessão pipoca na cama todos 4, coisinhas boas assim!
    Que bom foi você ter inventado esse blog, porque eu tô é muito feliz por estar participando dele também!!!
    Beijim procê!

    ResponderExcluir
  7. Else...

    Lindos nomes!! Diferentes! Encantadores e mais encantadores são seus contos,hahaha! Muito divertidos!! Parabéns!

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Muito legal, Else! Também sou sua fã!!
    Naturalmente o que me veio à mente foi a escolha dos nomes de meus filhotes também.
    bjs Beth

    ResponderExcluir
  9. Silvia ex-bélica, eu lancei um livro infantil, mas num gosto dele não... Nunca pensei fazer outro, dá um trabalhããão danado.
    Muito bom te ver por aqui!!
    Bjim patu!!


    Maria, obrigada pelas palavras de incentivo!!!
    Bjins!!!

    ResponderExcluir
  10. Vou confessar que nunca tinha "conhecido" ninguém com o nome Tariq! A primeira vez que li foi lá na comunidade quando você mencionou o nome de seus filhos. Mas gosto deste nome. Acho diferente e bonito. Talita já é mais comum, mas é um bonito nome também. Parabéns pelo post, Else!Sempre divertida!

    ResponderExcluir
  11. Else,
    você realmente escreve maravilhosamente, e penso que mesmo com o trabalhãaãããõ que dá vc poderia pensar em se transformar quem sabe em uma " Ana Maria MAchado"hahahha.Parabéns pela linda história que nos contou
    bj

    ResponderExcluir
  12. Como sempre, Elsinha, você e seus textos deliciosos! Já tinha dito pelo face que amei e amei mesmo, mas vou te confessar uma coisa: rir de verdade eu ri quando li o que escreveu pra Deca, sobre seu marido de segunda mão...kkkkkkkkk

    Ai, você é muito fofonilda! rs

    ResponderExcluir
  13. Hello My Sister!

    Ri muito lendo esse texto e lembrei das discussões compriiiiidas quando o assunto era a escolha dos nomes dos seus filhotes!
    E nome é nossa identidade,é o que temos de "mais nosso"! E é uma responsabilidade muito grande escolher o nome pelo qual uma criaturinha será chamada todos os dias por uma vida inteira!A vida é uma oportunidade de evolução,de aprendizado,um presente de Deus.E o nome é um presente que recebemos ao nascermos.Muito bom quando esse "presente" agrada a quem vai usá-lo!Beijos,Erika

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!