quarta-feira, 15 de junho de 2011

"Não sou Mari!"


Acho que toda menina, mesmo aquelas que dizem que não querem ter filhos, já imaginaram quais seriam os nomes de seus filhos. Eu não era diferente. Mas, curiosamente, mesmo pensando em um dia ter uma menininha (contrariando a maioria que escreve aqui no blog), eu sempre sabia qual seria o nome de meu filho. E foi por isso que conheci meu marido - que tem justamente o nome que escolhi – mas isso é outra história!

Nomes de meninas nunca me vieram à cabeça.

Aqueles que são solteiros sabem da eterna cobrança do mundo pelo encontro de um par: “E aí? Está namorando?”. Para os casados, a cobrança é por filhos. Pois pais “novos” são cobrados por nomes. Parece que há até um protocolo de perguntas: De quanto tempo você está?  / Já sabe o sexo? / E qual o nome?

Adiamos a escolha até quando pudemos. Eu já até tinha as falas prontas: “Ainda não fizemos o primeiro ultrassom – depois disso, pensaremos.” “Depois que soubermos o sexo decidiremos...”, etc, etc...

Quando descobrimos que era menina, eu sinceramente não tinha ideias. Aqueles dicionários de nomes mais me confundiam que ajudavam...

Então, apelei para uma lista de nomes com a qual me deparava todo dia: meus diários de classe!  Na época, eu dava aula para 23 turmas, ou seja, possuía uma vasta fonte de consulta! Selecionei os três de que mais gostei, achei os significados e mostrei-os ao meu marido. E, enfim, ele escolheu MARIANA.

Mariana é a junção de Maria e Ana (Maria significa senhora soberana e Ana significa cheia de graça).  Além de termos gostado do significado, achamos o som do nome melodioso, harmônico e doce. Também conheço várias Marianas que são ótimas alunas.

O nosso maior medo na escolha do nome é saber que aquele serzinho vai carregá-lo para o resto da vida, gostando ou não... (ok, eu sei que é possível trocar o nome, mas dá trabalho!) Felizmente, sabemos que ela adora o nome. Quando lhe chamam de “Mari”, por exemplo, ela faz questão de corrigir: “Sou Mariana! Não sou Mari”.

Toda orgulhosa, adora ouvir uma música do Teatro Mágico (enviada pela colega Cris Lírica quando da escolha do nome) em que se canta seu nome. A música é linda como o nome de minha filha. Linda como minha filha!


(Nina Marinho, mãe da Mariana, 3 anos)

19 comentários:

  1. Nina,
    Que bom que sua filha faz questão de ser Mariana e não Mari,rs. A escolha do nome foi defícil pra mim porque eu sempre ficava pensando nos apelidos...

    ResponderExcluir
  2. Nina querida, amei sua história!!!Não conhecia a música, que linda melodia !!

    ResponderExcluir
  3. Mariana é um lindo nome. Vocês fizeram uma ótima escolha. Ah! E Adoro esta música do video. :)

    ResponderExcluir
  4. Nina, você desfiou direitinho o ritual de perguntas típicas, kkkk!!
    E o vídeo é liiindo!!!!

    ResponderExcluir
  5. Nina

    Adorei a delicadeza da sua escolha. Lindo o clipe.


    Mariuza

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dani!
    eu tb me preocupava com apelidos. Me preocupava até com pessoas com nomes iguais ao da minha filha qdo ela estivesse na escola. Mas, sabe, quando a gente gosta mesmo de um nome e ele se encaixa tão bem com o que queremos, essas questões até passam!
    Bjs,
    Nina

    ResponderExcluir
  7. Maria Regina,
    a melodia é linda mesmo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Clecia,
    obrigada!
    Amo demais essa música!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Else,
    e não é bem assim? As perguntas seguem até essa ordem!!! kkkkk
    Lindo vídeo mesmo...
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Nina, muito interessante vc encontrar o nome da sua filha em listas de nomes de alunos. Eu nunca havia pensado nessa possibilidade. Que bom que foi um nome bonito, pois cá entre nós, aparecem cada nome estranho nesses alunos, não é mesmo? Foi uma ótima escolha:))

    ResponderExcluir
  11. Nííííívea, muito obrigada por dividir esta história com a gente e, especialmente, o fato de que a linda Mariana gosta da música que eu comentei com você já faz tempo, né?
    Você realmente trouxe um sorriso de longe para mim. Nesta quarta-feira chuvosa, cheia de raios para lá e para cá, veio de longe, bem longe, esta vontade de sorrir.
    Obrigada, minha querida!
    Linda a sua história!!!

    Beijoca para você e para a sua menina!

    Cris Lírica.

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto muito do nome Mariana, que é um composto beeeeem disfarçado, né? rs rs rs
    E é raro eu encontrar um Miguel nos meus diários... e até Marianas são poucas. Tem cada nome que só Jesus! Até um Michael Jackson eu já tive! Mas claro que não escrito assim... rs rs rs

    O clipe é lindíssimo mesmo, assim como a sua historia e o seu modo expressivo de escrever. Beijos pra vc e sua família, amiga.

    ResponderExcluir
  13. Lindo nome! parabéns! mariana é doce! A escolha do nome é muito importante! Aliás eu fico preocupadaa com alguns nomes, inclusive, tenho uma lista de nomes horrorosos e fico me perguntando como uma mãe tem coragem de colocar tais nomes nos filhos!

    ResponderExcluir
  14. Amiga desculpe o errinho aí, escrevi Mariana com letra minúscula! E não entendi porque saiu vicente. mas sou eu Maria.

    ResponderExcluir
  15. Nívea, Mariana é mesmo um nome lindo! E olha só que curioso...ao contrário de você, eu JAMAIS busquei o nome nos diários de classe! Eu queria que meu filho tivesse um nome que NENHUM aluno meu tinha na época...ahahaha Acho que era trauma...kkkk E até hoje, nunca tive um aluno chamado Henrique! rs

    PS: eu ri do Vicente...ops, da Maria...ahahahah

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Nina, se eu tivesse uma menina o nome seria parecido, Marina. hehehe Mariana é lindo também. bjs

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!