quinta-feira, 16 de junho de 2011

Será que o nome gruda na gente?!?

Logo nos primeiros meses de gravidez já escolhi os nomes dos meus filhos. Assim sem muito consultar, sem buscar significados. Exceto pelo fato que gostaria que fossem nomes bíblicos. Lucas e Felipe (o segundo com uma pequena alteração, já que na bíblia é Filipe). Depois de muitos anos, com eles já crescidos, busquei a significação dos nomes e qual não foi a minha surpresa ao descobrir que tinha muito a ver com eles.

O meu Lucas é pura luz... “o nome Lucas significa luminoso radiante Não é adepto a pertencer a grupos. Gosta mesmo de uma cada coisa a seu tempo, quando sai com alguém (especialmente paqueras), não quer saber de mais ninguém por perto. É assim que sente-se totalmente à vontade, conseguindo até tirar de letra qualquer desentendimento que venha surgir. Uma coisa que o deixa muito nervoso é ter que tomar uma decisão. Julga isso muito difícil, e para fugir de tomá-las torna-se teimoso, preguiçoso ou mesmo desligado, tudo não passa de fuga”. Essa definição é idêntica ao meu primogênito.

O meu bebê,  Felipe, digo sempre que deveria se chamar Francisco em homenagem ao santo que protegia os animais, pois é capaz de ficar horas protegendo uma formiga ou uma joaninha para ninguém machucá-las. “Felipe significa: o que gosta de cavalos. Romântico e com muito amor para dar, é uma pessoa divertida, que quer  que todos gostem dele, e por isso não economiza no seu jeito gentil e simpático. Gosta de ser o centro das atenções e busca apenas o melhor da vida. Sensibiliza-se sempre ao ver uma criança”.
Será que o nome gruda na gente?!? (risos)
Mariuza Freire, mãe do Lucas (15 anos) e do Felipe (13 anos)

12 comentários:

  1. Mariuza, existe algo ainda maior: o instinto materno, o faro infalível que as mamães possuem, faro para tudo, até mesmo escolher nomes que apreciam, independente de pesquisas ou significados. Ambos os nomes escolhidos: Lucas e Felipe são muito bonitos e ao ler sobre o comportamento do Felipe em relação às formigas ou outro animal, fez-me lembrar meu neto que é um protetor dos animais tb, apesar do nome dele não ser Francisco....ou Filipe. Eu continuo achando que nome já nasce com a pessoa, só que a gente descobre depois ;))

    ResponderExcluir
  2. Mariuza, interessante isso, né? Será que gruda? rsrs
    Assim como você, eu não fui atrás de significado pro nome do meu pitoquinho, Henrique. Só queria que não tivesse o nome de nenhum dos meus alunos na época...rs Lembro que até li sobre esse nome, mas nem lembro. Agora fiquei curiosa...vou lá pesquisar e ver se o nome Henrique tá grudado nele...rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. PS: "Lembro que até li sobre esse nome, mas nem lembro"...ahahaha ótima construção a minha...kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Que curioso! Realmente acho que o nome influencia na personalidade. A propósito, fez ótimas escolhas: Lucas e Felipe sã nomes muito bonitos.

    ResponderExcluir
  5. Mariuza,
    Olha que maravilha, você nem pensou nos significados dos nomes e no final ficou tal e qual,rs. Lindos nomes!

    ResponderExcluir
  6. Zizi
    Acho que essa é a melhor explicação..."o nome já nasce com a pessoa e só depois a gente fica sabendo"rsrsrsrs. Adorei!

    Simone
    Rubem Alves tem um texto em que ele faz uma ligação entre persona, máscara e nome...diz que o nome é uma máscara que gruda e não sai mais. Depois diga pra gente se o Henrique "grudou" também...rs

    Clecinha e Dani

    Obrigada! Também acho lindo..rs. Modesta que só!

    ResponderExcluir
  7. Mariuza, curtinho, delicioso e verdadeiro!!!! Isso do nome grudar é uma teoria fantástica!! Tenho um monte de alunos com caras mesmo de Alexandres, Marcelos, Iuris etc e acho meus filhos com as caras dos nomes também!!!
    Só não me acho com cara de Else, eu queria me chamar Adriana, pra me chamarem de Dri...

    Adoramos seu posts aqui em casa!!!

    ResponderExcluir
  8. É Deus quem escolhe nossos nomes e ilumina a mente de nossas mães para que elas coloquem o nome correto, tanto que simplesmente acontece de simpatizarem com o nome. Isso acontece por ser uma mensagem de Deus (:

    ResponderExcluir
  9. Eu penso que é exatamente o contrário... a gente que gruda no nome, feito pares que se buscam e num dado momento se encontram e se tornam uma coisa só! Sou Andreia e Andreia sou eu; Miguel é meu filho e meu filho é Miguel... desassociados; desassociáveis... Que bom!!! Bjos.

    ResponderExcluir
  10. Mariuza, adorei a história dos nomes dos seus filhos. Eu me preocupei em saber o significado, pois tem uns nomes que só Jesus. kkkkkkkkkk bjkss

    ResponderExcluir
  11. Else

    Acho tão bacana sua família ler o blog também.

    Beijo querida


    Dequinha

    Legal essa teoria também...rsrsrs.

    Cris

    Eu sempre observei que, entre meus alunos, alguns nomes idênticos carregam comportamentos terrivelmente idênticos...rs

    ResponderExcluir
  12. Mariuza que legal! Os seus filhos têm a mesma idade dos meus! E os nomes! Lindos! Parabéns!!!

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!