quarta-feira, 13 de julho de 2011

De repente, 30!


SOBRE O TEMPO - PATO FU
Tempo, tempo mano velho, 
falta um tanto ainda eu sei
Pra você correr macio
Tempo, tempo mano velho, 
falta um tanto ainda eu sei
Pra você correr macio
Como zune um novo sedã
Tempo, tempo, tempo mano velho
Tempo, tempo, tempo mano velho
Vai, vai, vai, vai, vai, vai
Tempo amigo, seja legal
Conto contigo pela madrugada
Só me derrube no final

É incrível como o tempo passa rápido. É um clichê, eu sei, mas quando temos filhos, parece que isso se torna mais palpável. Eles crescem numa velocidade incrível que mal conseguimos acompanhar. Nessa mesma rapidez, passamos de filhos a pais - tudo num piscar de olhos. 

Adoro chocolate, banho quente e desenhos animados. Canto músicas em inglês mesmo errando a pronúncia, adoro canetas-gel coloridas e amo jogos de celular. Tenho pantufas, agenda de bichinhos e melissas coloridas. Adoro "Monstros SA", "Toy Story", gibis da Mônica e MMs. Tenho muitas presílias de cabelo, esmaltes coloridos e estojos floridos. 

Carrego todas essas coisas de adolescente e criança, mas sou uma mulher de 35 anos e mãe. Às vezes, tenho que me lembrar disso. Às vezes, me pego pensando nisso. Às vezes, me surpreendo pensando nisso. "Gente, esse serzinho lindo saiu de mim! Eu sou a mãe dela!".

Comparo-me com minha mãe nessa mesma idade. Ela já tinha dois filhos - um com 8 anos e outro de 5. Lembro-me da imagem que tinha dela. Pelos olhos de criança, eu achava que ela já tinha vivido tanto! Hoje, me vejo jovem, certamente com menos idade do que achava que minha mãe tinha. Sei que não sou velha, mas é incrível como crianças acham que todo adulto já viveu uns duzentos anos... 

Descobri a gravidez aos 30 anos e minha filha nasceu quando já tinha 31. A mesma diferença minha para minha mãe - e a mesma dela para minha avó. Tempo perfeito para se entender o que é a vida e o que se quer dela. É assim que vejo a maternidade com essa idade. Aos 30 eu sabia exatamente que o meu sonho de ser mãe tinha que acontecer. O "tempo, tempo, mano velho" me dizia que era hora. E ela veio!

Adoramos chocolate, banho quente e desenhos animados. Cantamos músicas em inglês mesmo errando a pronúncia, adoramos canetas-gel coloridas e amamos jogos de celular. Temos pantufas, agenda de bichinhos e melissas coloridas. Adoramos "Monstros SA", "Toy Story", gibis da Mônica e MMs. Temos muitas presílias de cabelo, esmaltes coloridos e estojos floridos.

O bom de ser mãe na hora certa é isso: é usar a 1ª pessoa do plural. É fazer o que se gosta, com quem se gosta. É curtir de verdade aqueles momentos que a gente tanto sonhou...

(Por Nina Marinho, mãe da Marianinha)

20 comentários:

  1. Por enquanto estou ganhando! Sou a mamãe mais velha! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    E acho que vc conseguiu brilhantemente definir o que é ser mãe e disso gostar (aqui que mora o barato da coisa, que faz tooooooda a diferença): é deixar de ser EU para ser NÓS. É uma sensação de plural mesmo que nos invade... o singular fica pequeno pra dimensionar tamanho elo, tamanha parceria, cumplicidade. Beijos. Amei o texto! E tb gosto de praticamente tudo o que citou. :-)

    ResponderExcluir
  2. Que texto lindo, amiga! O mais importante é isso mesmo: curtir as coisas de que você gosta - e que não precisam mesmo ter limite de idade - com quem você gosta. O nosso corpo deve envelhecer, pois isso é um processo natural da vida, mas a cabeça, nunca. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Como nossa colega Débora já comentou--Muito lindo e interessante o seu texto,a mesma idade de sua mãe e avó!!!!
    É muito gostosa a sensação de deixar de ser EUe passar para o NÓS...
    Será que precisamos nos lembrar que temos 35 36 ou 38 anos???Tem tanta gente que tem menos e não brinca com seus filhos como nós hahah
    bj

    ResponderExcluir
  4. Dequinha,
    que bom que temos coisas em comum... Desde que descobri que estava grávida eu disse que nunca mais estaria sozinha. Acho que já li algo parecido em um dos seus textos. Pois é isso mesmo que é ser mãe. Me vejo muitas vezes pensando em coisas primeiro para Mariana e depois para mim. Não consigo mais pensar só em mim...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Débora,
    obrigada pelo elogio!
    Também acho que a cabeça não deve envelhecer. É uma delícia brincar de novo de boneca, desenhar com giz de cera, brincar de massinha, etc, etc. com os filhos... Que bem que isso faz!
    Bjs e saudades de vc e Maju!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Maria Regina!
    tb acho que tem nova que não sabe o quão gostoso é brincar com os filhos. Reduzi e muito minha jornada de trabalho para ficar com minha filha. E não me arrependo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. *faltou "gente" antes de nova no meu comentário acima: "Tb acho que tem GENTE nova"

    ResponderExcluir
  8. Nina, tão gostoso sentir que há cumplicidade entre mãe e filho(a); aquele rótulo de "mãe não pode isso, não pode aquilo, senão perde autoridade"...xiiii!! esse papo não tem fundamento algum. Conseguir o companheirismo, dividir os risos e as lágrimas,crescer junto, aprender junto, acertar e errar junto....quer sensação mais prazerosa? Seu texto tem a delicadeza e a ternura à mostra, para quem quiser ver e sentir! Tá lindoooo!!

    ResponderExcluir
  9. Níveaaaaa, tô sem palavras!
    É isso mesmo, é assim que penso! Tenho 35 anos e me esqueço disso e também lembro de minha mãe com essa idade...gente do céu, você conseguiu dizer tudo o que eu também queria dizer. Que lindooo!

    ResponderExcluir
  10. Zizi,
    obrigada pelas suas palavras!
    É ótimo crscer junto com os filhos, não é?
    Uma delícia viver!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Simone,
    que bom que consegui escrever algo que vc imaginava. Aliás, essa semana tenho lid textos aqui que batem certinho com o que penso. Que sintonia, não é?
    Obrigada pelas palavras!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Lindo Nívea!!!! Amei seu texto! Beijão!

    ResponderExcluir
  13. Nossa!! Poético, sábio, faz pensar...
    Parceria faz bem em qualquer área, né?! Estar ao lado dos filhos, ser com eles, ter essa empatia é essencial.
    Bjim,Nívea!

    ResponderExcluir
  14. Elis,
    obrigada pelo comentário!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Else,
    obrigada!!!
    Verdade: parceria é essencial!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Nívea, que delícia de texto!! Que viagem! Coisa mais linda!!! Amei cada palavra, ser mãe é tornar tudo possível, que lindo!! Parabéns!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Nina, sou igualzinha a vc, adoro todas as bobagens de criança. hehehe Quando nos vemos já somos mãe e o tempo passa muito rápido. bjss Amei seu texto.

    ResponderExcluir
  18. E o mais legal de tudo é que você tem uma menina! Assim você pode compartilhar com ela os bichinhos e melissas coloridas! :)

    ResponderExcluir
  19. Nívea,
    Ai que fofo sue texto!É tão bom quando deixamos de lado esse negócio de sermãesériaquetemqueserduronamandonachata! Bom mesmo é curtir as crianças sendo... criança, ora! É só ser uma criança mais velha, aconselhando a mais nova,rs. Pena que não poderei usar os frufrus com Cauã. Snif!!

    ResponderExcluir
  20. Nívea, amei seu texto!!! Tbém serei mãe com 31 anos e acho que esta é a hora certa... rsrsrs Bjs

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!