domingo, 3 de julho de 2011

"Ele é ele só. Sua majestade, o neném!"

                                                              
Quando bati o olho na Talitinha, só via as bochechas.  A Bebel, irmã do Mô, dizia  “tem uma criança por trás das bochechas”!  Ela era parecidíííííííssima com ele, os olhinhos muito juntos, o narizinho amassado (ela fala que eu que amassei, porque a primeira coisa que fiz foi justamente apertar aquele botãozinho!)  e aqueles bochechões de hamster guardando a comida pra depois.   Tem uma fotinha do Mô com aquele camisolão de batizado, que todo mundo jura que é a Talitinha!!!  Nem quando botamos brinquinho nela, com dias de nascida ( a enfermeira furou, a sangue frio, aquelas orelhinhas molinhas, e eu danei a chorar!) ela deixou de parecer o pai!   Só anos mais tarde, quando perdeu (chuif...) o ar de criancinha foi que começou a se parecer comigo!!! Ela é sensível que nem eu também!! Adora um abraço, um chamego, curte música clássica desde a barriga, minha companheirinha de toda hora!!

Aliás, começou a parecer demais até, inclusive nos defeitos... Ambas somos muito bagunceiras, desorganizadas, perdemos molhos inteiros de chaves, dinheiro, papéis, não guardamos de volta o que tiramos do lugar nem achamos necessário fazer a cama de manhã. Deixamos a toalha molhada embolada por aí, tênis e chinelos cada um num canto, tadinho do Mô, ele gosta de tudo arrumadinho e sofre com essas mulheres... Mas pra compensar todo esse caos, eles formam uma ótima dupla em se tratando de cumplicidade: é ele que tira ela da cama de manhã e leva pra casa das avós, e é pra ele que ela corre quando quer ir a algum evento social.  Eles conversam à beça sobre História e eu bóio completamente. Se entendem muito bem, dá gosto ver!

O Tariq não se parecia com ninguém, gente!! Ninguenzinho mesmo, era ele só mesmo!! Nasceu azuladinho e ficou vermelho, quase marrom, tinha uma carinha quase assim... diferente...  A gente quando revê as fotos dele bebê,  fica pensando até que era outra criança. Semanas depois ele começou a ficar a cara do meu irmão, segundo toooodo mundo, mas eu só comecei  a achar isso há uns meses, vê se pode!!  Como pude ser tão cega todos esses 9 anos, o garotinho é a cara do cara! O nariz afiladinho, o cabelão, os mesmos olhos! Mas aquelas  covinhas são só dele!

O Tariq tem umas tiradas que deixam a gente até mudo. Muito observador, nada escapa ao seu radar:  percebe no ar aquilo que não foi dito, as entrelinhas enfim.  Tem uma sensibilidade danada pra música e adora plantas, pára toda hora pra olhar uma flor ou o formato diferente de uma folha. Não deixa os amigos matarem minhocas, aranhas, insetos. 

A gente fica toda boba quando percebe características nossas nos herdeiros, né? Mas fico também muito emocionada de ver cada um deles tomando decisões e atitudes próprias e politicamente corretas, sem que eu precise ficar cutucando e lembrando como se comportar, responder etc. Que delícia ver meus filhos conduzindo tão bem as suas existências, aprendendo a ser...
(Else Portilho)

13 comentários:

  1. Else

    Qualquer assunto escrito por você terá esse tom leve e agradável. Linda história!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Else, que delícia ler seus textos. Fiquei imaginando a cara de hamster da Talita....rsrsrs Bjs

    ResponderExcluir
  3. Leve e sempre engraçada... essa são particularidades de sua escrita. Else vc é uma grande contadora de memórias... ou seriam histórias? Bem, adoro td q vc escreve! Sou sua fã de carteirinha. Saudações beligerantes...rsrsrsrsrs...

    ResponderExcluir
  4. Seu texto sempre emociona e diverte! O Taric, hoje, tem aquela carinha de "anjinho barroco" como dizia minha mãe. beijo

    ResponderExcluir
  5. Else,
    É muito bom mesmo perceber nossas características nos filhotes...Lindo post!

    ResponderExcluir
  6. Mistura singular de emoção e diversão... Só vc tem esse dom!!! Adoro!!!

    E adorei tb a música, que não conhecia ainda, acredita? Quem canta? E o do vídeo é o seu Mô, amiga? Beijoooooooocas.

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de ler suas histórias, leves e divertidas. É muito bom ver uma família bonita, sinto isto quando leito. Beijos e que Deus continue abençoando sua família.

    ResponderExcluir
  8. Eu bem que pensei em pegar o violão e cantar em frente à webcam, mas fiquei com vergonha!

    Não é o Mô ali no vídeo não, Dequinha, mas olha que lindo esse moço cantando!! Catei no You Tube! Aprendi com 9 anos essa música no violão e a Talitinha foi quem lembrou dela, quando leu o texto! Cês pensam que é só escrever e postar? Nananinanão, tem de passar pelo crivo dos "censores" daqui de casa, kkkkk!

    Beth, tive de mostrar pro Tariq o que é um anjinho barroco e ele adorou se parecer com um!

    Mariuza, Dani Desidério, Silvia, Dani Lino, Dequinha, Beth e Cris Happy, poxa, obrigada mesmo por vocês virem e comentarem aqui, eu fico muito contente mesmo, viu?!!! :0)
    Beijim procês, meninas!

    ResponderExcluir
  9. Else, como são divertidos e encantadores os seus textos! Você consegue adoçá-los e apimentá-los com uma dosagem perfeita! Parabéns!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Elsinha, me apaixonei pela Talita e pelo Tariq. Sem mais....rsrs

    ResponderExcluir
  11. Else: tudo o que é belo eu associo à cor, por isso digo que sua tela é um arco-íris encantador. Assino embaixo tudo o que disseram acima e ainda acrescento que está aumentando o seu fã-clube. Conhecer suas histórias, saboreando cada palavra pela forma descontraída e única de relatá-las é um colíro!!

    ResponderExcluir
  12. Mais um texto leve e divertido da Else! Amei! Ah! E adorei a música!

    ResponderExcluir
  13. Oi,acabei de ler!
    Estão ficando fantásticas essas recordações das trajetórias dessas criaturinhas!
    A Talita e o Tariq sempre nos surpreendem!
    E você com a Talita apesar de serem virginianas,não são nem um pouquinho organizadas!!!
    E esse texto enriquecido com o fundo musical,ficou D+!
    Beijos,
    Erika

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!