quinta-feira, 14 de julho de 2011

Hora certa???

Pensando sobre o tema dessa semana “Mãe com que idade?”, comecei a refletir sobre esse assunto. Confesso que se tivesse lido tantas coisas  sobre planejamento familiar, hora certa e  coisa e tal... Até hoje estaria esperando essa hora. Convivo com algumas pessoas na minha idade, que  não tiveram filhos, mas também não tiveram a certeza dessa decisão, como se em algum momento o tempo  fosse parar para que elas tomassem essa decisão. Como eu ignorava tudo isso (risos) e inclusive não queria usar os métodos artificiais de prevenção, resolvi fazer o método Billings por achar mais natural. E dessa naturalidade toda veio, aos 26,  o Lucas e aos 28, o Felipe. Todos tão naturais! Lindos!
Sempre penso que meus filhos foram planejados sim, mas pelo pai do céu, que inclusive não permitiu outros porque sabia que eu não daria conta. Quando tive o Lucas, achei que ia pirar, tinha medo de tudo, nunca havia cuidado de criança (sou filha caçula). Olhava aquele “serzinho” tão frágil, parecia que ia quebrar a qualquer hora. Como o primeiro filho sofre nas nossas mãos! Carrega todos os nossos medos, inseguranças, neuroses... e carrega pela vida a fora. Que dó!
Toda essa experiência serviu para o segundo, que sortudo! Esse, nasceu independente, praticamente. Quando menos esperava ele  já descia da cama pendurado pela colcha, caía de costas se arrastava pela casa e escutávamos um gemido de esforço para poder engatinhar. Pouco tempo depois,  já roubava comida do mais velho e saía correndo como louco no disquinho, aprendeu a abrir a porta da geladeira e até no vidro de pimenta ele mamou...(risos).
Agradeço ao Pai do céu, por não me permitir escolher a hora, pois com certeza ela não teria vindo, já que casei com um homem que não tinha como planos ser pai. Apesar de ser uma mãe “louquinha” e desapegada, sei que me realizo na maternidade.
( Mariuza Freire)

7 comentários:

  1. Amiga, ameiiiiiiiiii seu texto. Eu só tive um, mas até que não tive neuroses, acho que o segunda ía ser criado altamente independente. kkkkkk Cruz credo ! hehehe bjss

    ResponderExcluir
  2. Mariuza, vc falou por mim, eu tb com dois, num perído de dois anos, o primeiro filho a gente tem medo de tudo e só aprende a ser mãe mesmo a partir do segundo filho, principalmente porque evitamos cometer os mesmos erros da primeira vez. Eu tb não andava atrás de "manuais de instrução" de como fazer tudo, aprendi errando (algumas vezes), mas aprendi.

    ResponderExcluir
  3. Às vezes fica mesmo difícil de se saber qual é a hora certa. Mas sabe-se qual é quando ela chega, ou seja, Deus é que sabe qual o tempo certo de tudo. :)

    ResponderExcluir
  4. Bom, só tenho um e com ele pretendo continuar. Não pretendo ter mais filhos não. São bençãos, mas como cansam e acho que não tenho mais "sa´de" pra isso não! rs rs rs

    Todo mundo diz que a gente superprotege o primeiro filho e o caçula tende a ser mais esperto, mais feliz... Isso aconteceu aqui em casa, segundo mamãe, com minha irmã e comigo, com uma diferença de 11 anos! Tive sorte! E, apesar de ser o primeiro, Miguel é criado, dentro do possível, por mim, bem largadinho... à vontade... mamãe que o coloca numa redoma. O bom disso é que acabamos, em conjunto, encontrando o meio-termo. rs rs rs

    ResponderExcluir
  5. Mariuza, muito linda e doce a sua história! Aliás, cada uma dessas histórias de mãe é uma viagem que faço, pois os sentimentos são todos muito parecidos e encantadores, mas cada um com o seu toque especial, é isso, sentimento de mãe é a história mais doce do mundo. Lindo texto!

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Mariuza,
    Lindo texto!Concordo com você. Tudo acontece de acordo coma vontade do Pai.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu texto, Mariuza!! E fiquei curiosa em saber a reação do pai, já que ele não pretendia ter filhos...rs

    Beijocas

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!