quinta-feira, 25 de agosto de 2011

De umbigo a umbiguinho...


De umbigo a umbiguinho

Muito antes de nascer
Na barriga da mamãe já pulsava sem querer
O meu pequenino coração,
Que é sempre o primeiro a ser formado
Nesta linda confusão.
Muito antes de nascer
Na barriga da mamãe já comia pra viver
Cheese salada, bala ou bacalhau.
Vinha tudo pronto e mastigado
No cordão umbilical.
Tanto carinho, quanta atenção.
Colo quentinho, ah! Que tempo bom!
De umbigo a umbiguinho um elo sem fim
Num cordãozinho da mamãe pra mim. (...)


(Toquinho)

Linda essa canção! Demonstra exatamente como eu pensava quando grávida: tanto conforto, comida na hora certa, carinho, calorzinho... e de repente é expulso do paraíso (risos). Esse deve ser a maior rompimento para os bebês, tem até ato solene de "cortar o cordão umbilical". Já para nós, mamães, tantos outros rompimentos virão. Voltar ao trabalho após a licença maternidade, parar de amamentar, não é um corte do cordão... é um rasgo, como se o arrebentasse. Mas não para por aí... vamos seguir pela vida afora cortando tantos outros cordões.

Dois momentos, até hoje, ficaram bem marcados na minha memória: de repente a mãozinha escorregou da minha e já não era bom andar de mãos dadas na rua... eram homenzinhos e precisavam mostrar isso caminhando sem a proteção da mãe. A sensação foi como se faltasse um pedaço de mim, uma extensão do meu braço que sempre estivera ali. O outro, aconteceu somente com o meu filho mais velho. Entre a infância e a adolescência ficou arredio. Não aceitava meu carinho, minha ajuda e a comunicação entre nós ficou muito difícil. Muito dolorida essa fase!

Hoje eles gostam de andar de mãos e de braços dados, pendurados no ombro, uma beijação que não acaba mais (risos). Porém, minha comunicação com o Lucas não mudou muito. Sei que tantas outras fases virão e que fazem parte da formação da personalidade deles. E que Deus nos faça fortes para "cortar" tantos outros cordões.
(Mariuza Freire)

6 comentários:

  1. Esses "rebentamentos" doem muito, cada fase uma atitude e nós, mamães encantadas com a maternidade, vivemos em um castelo que nós mesmas criamos e que para muitos são apenas cantinhos, para outros barracos, e infelizmente chegam a ser invisíveis aos olhos de alguns filhos ingratos.
    Linda escolha do vídeo e música: perfeitos;
    Lindo texto: tocante!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muiiiiiiiito do seu texto e da música. bjs

    ResponderExcluir
  3. Realmente a música é linda, como praticamente todas do Toquinho, mas não precisa ficar com ciúmes, pois seu texto não destoa disso tudo: está lindo e super emocionante, amiga! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Mariuza, como você disse: muitos outros rompimentos virão, é o que acontece sempre!! Fiquei emocionada com o seu texto, Meu filho mais velho também é mais arredio, não é muito de abraço, enquanto que o outro é pura doçura!

    Seu texto é pura reflexão! Muito emocionante!!!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Linda música!! Mariuza, eu penso muito nesses "cortes" e alguns já aconteceram, mas como é Henrique é dependente de mim pra tudo, tenho medo de como vai ser quando ele chegar na adolescência...quero que ele voe, mas ao mesmo tempo, é meu menininho....ai ai
    Beijos, lindo texto!

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!