terça-feira, 30 de agosto de 2011

Educa-nos, filho!


Estou aqui escrevendo e apagando, escrevendo e apagando, escrevendo e apagando e não consigo encontrar as palavras certas para começar meu texto :(  Vou tentar de novo...

Eu já era uma educadora quando descobri que estava grávida e foi um susto quando me dei conta que iria ter a responsabilidade de educar um filho meu, SÓ MEU!
Meus pensamentos eram confusos..."Vou fazer exatamente como meus pais fizeram comigo! Já sei, é só eu não fazer nada do que meus pais fizeram comigo! Não, não, não, posso copiar algumas, outras melhor não..."

Mas como não somos donos de nossas vidas e muito menos  capazes de escolher o que a nós já foi designado, ganhei de presente o Henrique. Ele é uma criança diferente de todas que já vi. E por ser essa criança diferente, nossas atitudes, de pais (e avós), também acabam sendo diferentes, mesmo sabendo que não deveriam ser.

O Henrique não teve a fase de fazer estrepolia e a gente ter que chamar a atenção, não teve a fase de sair e mexer nas coisas dos outros e levar aquela bronca monstra, não teve a fase de correr, atravessar a rua sem olhar e a gente quase morrer de desespero e depois colocá-lo de castigo...então, nessa parte foi fácil educá-lo. O ruim dessa história é que, por conta disso, nós acabamos por dar tudo e mais um pouco pra ele, na hora que o bichinho bem entender.

Quando ele entrou na escolinha, o ano passado, foi um período difícil de adaptação porque mesmo tendo uma monitora e um atendimento especializado exclusivos, todos o tratavam como qualquer outra criança e então ele estranhou. Estava acostumado a ter as atenções todas voltadas só pra ele. Eu agradeço muito às queridas que cuidaram e que cuidam dele pra mim, ensinando-o  e educando-o como é pra ser feito. Sinceramente não sei se estavámos fazendo tudo direitinho.

O Henrique fica confuso em alguns momentos. Meus pais, que cuidam dele para que eu possa trabalhar, dizem sim pra tudo, aí já viram, né? Eu e o Rodrigo, na maioria das vezes, dizemos não! Esse conflito já é beeem antigo e pelo jeito vai durar pelo resto da vida dele, tadinho...rs

Mas uma coisa é certa. O Henrique aprendeu com a gente a ser amoroso, paciente, doce, insistente. É um alívio saber que ele ainda não tem consciência de que é uma criança diferente das outras. Talvez não seja mesmo. Não, ele não é!  Ele nunca pergunta por que não pode brincar de certas coisas, por que usa botinha (órtises) e andador, por que não pode ser como aquele ou aquela menina. Pelo contrário, ele é persistente, ele tenta de qualquer maneira superar seus probleminhas e, muitas vezes, até nós nos surpreendemos.

Na verdade, se fizermos um balanço de tudo, é ele quem nos educa, todos os dias, mostrando-nos que ser diferente é normal.
(Simone Maróstica, mãe aprendiz do pequeno Henrique)

6 comentários:

  1. Simone, alguém já disse que ensinar também é aprender, ou reaprender, ou até mesmo desaprender... Nossas intenções sempre são as melhores, mas as atitudes nem sempre estão em sintonia porque há vezes em que impera o racional, outras vezes o emocional, criamos um conflito entre o sim e o não, queremos unir ambos, queremos somente acertar...isso faz parte do amor materno. O mundo lá fora tem outros olhos para o que é nosso, e as vezes é preciso essa "diversidade" para equilibrar ou até mesmo encontrar a pertinência necessária na educação de um filho. Seu filho, apesar de criança, já tem uma maturidade para compreender alguns fatos da vida, Isso é bom para ele , pois o tempo e´um foguete e logo logo ele terá que enfrentar o mundo adulto com desafios a vencer sozinho e mãe,pai, avós, etc, estarão em casa no aguardo do trimm do telefone para dois dedinhos de prosa hehe!!

    ResponderExcluir
  2. Índia, que post lindo!!! Procuro palavras para comentar, mas elas somem... todas elas parecem pequenas para expressar a minha admiração por vc sempre seguir em frente, lutando, e elezinho mais ainda! É um guerreiro, é mais fofo ainda do que o famoso "Gato de botas", um dos meus personagens preferidos! Silencio-me, na esperança de que o meu silêncio expresse tudo o que não consegui dizer. Sou a maior fã de vcs dois. Com amor, Deca (índia tb!!!).

    ResponderExcluir
  3. Simone querida, que lindo o seu texto!! Impressionante a tentativa da superação!
    Com certeza a alegria e a cumplicidade traduzem muita coragem e esperança de vitória!!

    "E o SENHOR te guiará continuamente..." Isaias 58:11

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Simone,
    Seus posts me encantam... Seu filhote é um abençoadopor ter você como mãe e você uma abençoada por ter um filhote que lhe ensina muito da vida, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Parceirinha
    Faço das palavras da Dequinha as minhas.Minha admiração por vc não é de hj e vc sabe muito bem disso.Vc é guerreira e tem um guerreiro ao teu lado que te educa e vc tenta educá-lo hahahha
    bjjjjjjjjjjj

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelos comentários tão fofos, meninas!
    E eu, como sempre, comentando depois de uma semana ou mais...rsrs
    Mas tô sempre por aqui.

    Beijos

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!