domingo, 7 de agosto de 2011

Soltando a língua. Ou não...

Tenho 3 caderninhos onde anoto (anotava, tem tempo que não escrevo lá...) as gracinhas, os progressos, as novidades  dos meus filhotes desde que ainda estavam na barriga. E está lá, no dia 29/4 de 1998,  escrito assim: “Não dá nem pra passar perto desse caderninho, então vou registrar bem rapidinho, só pra não esquecer: A Talita falou neném dia 22 e não parou mais! Fui buscar  ela lá na mãe e dei com ela no cercadinho, disparada, falando nenémnenémneném, foi engraçadíssimo, que nem uma metralhadora!! Depois ela repetiu pro Mô no telefone e ele ficou pasmado também.  A D.Maria [minha sogra]  ficou rindo de mim quando contei, achando que era invenção minha e eu morri de raiva!”

Ela tinha só 7 meses, caramba, mas ouvia todo mundo buzinando neném neném no ouvido dela o dia inteiro, tinha de sair. O que a gente nunca imaginava é que fosse sair tão rápido, né?!  Que egocêntrica, não? E dia 1º de junho finalmente falou o tão esperado mamãe!!!

Devido à minha pouca familiaridade com aquela língua precária, kkkkk, houve algumas situações bem divertidas! Quando ela começou a falar papá, papá, papá, às vezes eu entendia que era papai, e ficava naquela de “papai foi trabalhar” ou “papai está no banho”. Um dia   atirou longe a chupeta que eu havia enfiado na sua boquinha, pra ela parar com aquele falatório, me arrastou até a cozinha e apontou o fogão, gritando “papá, papá”, bem irritada!! Minha nossa, ela estava era com fome, kkkk!!  O mesmo acontecia com a minha mãe, que não identificava logo se ela queria mamar ou a mamãe, porque eram os mesmíssimos fonemas  (mama)!!

O Tariq demorou beeem mais para entrar na era da comunicação verbal. Começou com um babai, a gente ria muito, parecia um turquinho !!!  Depois ficou paiô.  Aos 11 meses dele,  fomos passar o Ano Novo em Araruama, com meu pai, que se chama Glaicon. Na tarde em que voltamos de lá, o Tariq disparou a chamar Gaco, Gaco, Gaco, que nem um papagaio!! Só que não quis repetir o feito para o vovô, que  até hoje acha que criei isso, só pra deixá-lo contente...

O boom vocabular dele só se deu após os 2 anos, pois até então ele se expressava com um pá pá pá pá danado,  só variando a intensidade, a duração e a entonação. Fazia gestos, apontava, arrastava a gente até o assunto pretendido, sacudia  o corpo, dava lá o seu jeito. Chamava a Talitinha de Tatau. E  não suportava que a gente ficasse pedindo que repetisse  as coisas. Uma vez o Mô estava amolando ele assim: “Fala papai!”  E o Tariq “ Não !” O Mô “Fala mamãe!” O menininho “Não!” Fala “Talita, fala!” Ele “Não!” Aí o Mô, beeem implicante: “Fala não!” E o Tariq, bem sacana, deu um sorrisinho e não abriu a boca!!! Foi ele quem começou a chamar a Talitinha de Tatá e minha mãe de vovói, e todos nós pegamos isso dele.

Tenho anotadinha toda a evolução linguística dos dois,  cada novidade ia parar no caderninho, que está sempre comigo na hora de escrever a postagem de domingo. E ficam os dois aqui, fuxicando à minha volta, dando palpites e rindo pra caramba, porque é sempre uma festa reler sobre suas vidas, rirmos juntos e nos emocionarmos com certas passagens. Escrever nesse blog virou um verdadeiro Programa de Domingo!!
                                                                                                                                            (Else Portilho)

8 comentários:

  1. Era mesmo muito bonitinho o jeito da Talita falar "nenéém" bem dengosinha e o Tariq chamando a mãe de "vovói"!
    Não lembrava do Tariq dizer "bábai",hehehe.
    Beijunda
    Erika

    ResponderExcluir
  2. Ah... Else crianças são mesmo espirituosas ao falar... lembro bem do meu príncipe dando nomes engraçados às coisas: vavaleda(furadeira), Nod( Mac Donalds), centrual(centro da cidade) e outros nomes mais engraçados. Todo dia de manhã, aos 3 aninhos, íamos juntos para a escola. Ele para estudar e eu pra trabalhar, mas ele dizia assim, "Eu não quero trabalhar hj". Me coração doía, mas vc sabe bem como é a vida de professora. Bem... é muito doce lembrar de momentos assim. Vlw amiguinha... Silvinha.

    ResponderExcluir
  3. Como sempre divertido e emocionante!
    Essa do caderninho é legal! Minha mãe tinha dos 5 filhos e eu também tentei, mas depois parei...
    O da Tati é mais completinho, mas o do Kako...
    Todas nós deveríamos fazer um caderninho dos filhos, pois isso aproxima.

    ResponderExcluir
  4. Else, essa ideia do caderninho foi ótima!! Eu não fiz porque pensava que não fosse necessário, que não iria esquecer, mas não temos o controle de tudo nem em nós mesmas. Eu lembro das palavras que os meus falavam, mas não sei quel foi a primeira palavra. Acho incrível também o envolvimento dos seus filhos quando vc está elaborando seus textos. Isso sim é trabalhar em conjunto!! Os meus lêem os textos, dizem que gostaram, mas nem vem aqui comentar:( A Paty até chora com os textos, o Danilo me abraçou ontem quando mostrei para ele meu último texto, mas eu gostaria que eles viessem aqui comentar.
    Seu texto está alegre , festivo,bonito, assim como a sua família.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal a idéia do caderninho...e já passei por situação idêntica com a Sofia na palavra "papa"...a mesma palavra usa para papai e para papá (comida)...adoro...só mamãe que ainda não saiu por completo...ela fala mama...e já estou feliz da vida...mas confesso que não vejo a hora da minha pequena virar uma tagarela pra conversar comigo...

    bjs
    http://soumaepravaler.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Uma pena que eu não tenha tido a ideia de criar um caderninho, que nem vc, mas ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo. Vc me libera dos direitos autorais, amiga? rs rs rs

    Eu anotei algumas coisas diretamente naquele livro grossão e azul, que praticamente vira uma espécie de Bíblia das mamães, chamado "Vida de bebê". rs rs rs

    Que legal que deve ter sido ser vc a descobrir primeiro (e às vezes só a gente que é mãe escuta, né?) a primeira palavra da sua filhota! Miguel falou Nense primeiro, depois papai, depois mamãe, depois bobó e bebê! rs rs rs

    E que delícia que deve ser a família reunida aos domingos para bater ponto aqui e, acredite, não é só aí que rola esse vício: aqui tb, eu fico doida, esperando um post maravilhoso da Else, com seu jeito singular de nos fazer gargalhar e nos emocionar, na medida certa. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Else, você consegue trazer para o seu texto, uma coisa encantadora, uma certa expectativa, um gostinho de venha mais! Tudo lindo, perfeitinho!
    Parabéns!
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Assim como a Dequinha, eu queria ter tido a ideia do caderninho :(
    Fico me achando tão desleixada por não ter anotado quase nada dele!
    Quanto ao seu texto, dizer o quê, né?? Sempre muuuuito legal e divertido.

    Beijocas, Elsinha ;)

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!