quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Flashback de mim mesma

Desde que minha filha nasceu, muitas pessoas dizem que é a cara do pai. Eu mesma me conformo e já fiz até um post aqui dizendo isso. Acho isso até legal e bonitinho.  Já risquei, portanto, o item “Parecer fisicamente comigo” da lista do “Nisso ela puxou a mim.”

Conforme ela foi crescendo, minha mãe, que ajuda a cuidar dela, sempre me dizia que se ela fosse filha do meu irmão, não se pareceria tanto: dorme tranquila, brinca quietinha, gosta das mesmas comidas que ele e tem até os mesmos trejeitos. Eu, quando bebê, chorei noites a fio, era inquieta e era enjoada com a comida. Outro item a ser riscado: “Ter os mesmos hábitos”

Mas, num belo dia, percebi que ela tinha algo a ver comigo. Chegou a hora do banho. Quem é mãe sabe do martírio que é levar a criança ao banho – nunca querem. E depois, quando já estão no banho, não querem sair. Acho que é uma questão de honra “ser do contra”.

Enfim, estava tentando fazê-la entrar na banheira, mas ela estava reticente.  Faltavam só as meias, mas ela insistia em querer sair correndo. Muito enérgica, chamei-a e exigi que tirasse as meias e entrasse na banheira. E então, ela muito brava, com a cara fechada, tirou as meias e as colocou de maneira forte em minhas mãos, quase as jogando. Uma delas caiu longe de nós. Ainda severa, pedi que pegasse e me entregasse. Ela saiu pisando duro, pegou a meia e colocou-a na minha mão. Virou-se, entrou na banheira e ficou de cara amarrada. 

Aquilo foi um flashback de mim mesma! Era como se eu saísse do meu corpo e visse a mesma cena com minha mãe e eu. Estava certa: os "chiliquinhos" eram todos meus!

Confesso que segurei o riso porque ela ficou uma graça bravinha! Mas que foi emocionante ver traços meus nela, foi. Ainda que eu continue sofrendo para domá-los ou que pague os pecados por ter sido assim com minha mãe! Vale o aprendizado! 

(Nina Marinho, mãe-chiliquenta da Mariana, mini-chiliquentinha)

9 comentários:

  1. Assim como vc tb não quis repetir o que me recordo de já ter colocado no outro post, pra evitar ser repetitiva! Tentei agora, assim como vc, fazer uma espécie de "raio X", só vendo por dentro. Funcionou! Legal vc não ter desistido de buscar carasterísticas suas na sua princesinha... e sei que, com o tempo, muitas outras semelhanças aparecerão. Só estão escondidas, por pura implicância, por charme, tenho certeza! (risos)

    E detalhe: Miguel é anormal mesmo então, pois toda hora quer lavar a mão e tomar banho. A única semelhança é na hora de sair, que chora mesmo! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Beijos, amiga linda.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Dequinha, acho que Miguelzinho está seguindo o código de honra das crianças de ser do contra... Já toda criança gosta de banho, ele não há de gostar!!! kkkkkk
    Acho até que ela está fisicamente se parecendo comigo, agora que o cabelo está grande, por exemplo. E tb acho que com tempo, outras características aparecerão...
    Bjs, amiga!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nina, seu texto é lindo e traduz tudo aquilo que acontece com cada uma de nós, parece tudo tão igual, passa de geração em geração, mas a delícia de tudo isso é que cada história tem a sua característica e o inédito nunca fica de fora!! Muito lindo!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Nina, fiquei aqui rindo só de imaginar a cena! A gente não resiste ao riso diante de algumas atitudes rebeldes dos pequenos. Eles ficam tão bonitinhos bravinhos!! Eu chego a provocar meu neto só para vê-lo bravinho. Essa avó só deseduca kkkk

    ResponderExcluir
  5. Fiquei imaginando a cena aqui! rs Adorei o post!

    ResponderExcluir
  6. Nina, assim como as meninas, também imaginei a cena, não tem como não imaginar...rsrs
    Eles ficam lindos bravinhos mesmo e segurar o riso nessa hora é uma arte! ehehe

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Zizi, é verdade... Tem situações que o riso é inevitável.... kkkkkkk E vc deve ser uma avó bem fofa! Bjs

    ResponderExcluir
  8. Clécia!
    obrigada, amiga!!! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Simone!
    Arte de segurar o riso, quando menores, arte de segurar espirros para não assustarem enquanto mamam... Isso é ser mãe!! Artistas!!!! kkkk
    Bjs, amiga!

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!