domingo, 18 de setembro de 2011

Inesquecível. Meeesmo!


Os primeiros contatos imediatos dos meus peitos com a boquinha da Talita estarão para sempre na minha memória!  Dois dias após seu nascimento, registrei no meu caderninho: “Ontem foi um dia muito complicado. Doía tudo, não tinha posição pra sentar, nem deitar nem ficar em pé. Cheíssima de puns, sem fome, horrivelzinha, tadinha de mim! A Talita, coitada, nem experimentou direito o meu colinho, só o do travesseiro, para mamar. O mamá esquerdo rachou, ela chorava, eu também, a mãe [minha] nervosa, um terremoto só!” A boquinha era tão minúscula, que só pegava o bico do peito, com consequências dolorosas. Cada mamada era um suplício, quando ela abocanhava meu bico, eu tinha de segurar um grito de dor.  Aos poucos, no decorrer da mamada, eu ia relaxando, ou o bico ficava anestesiado, sei lá, e eu curtia ela esmagando meu peito com aquelas mãozinha gorduchas ( eu me lembrava dos cachorrinhos novos,  com aquelas patinhas cor-de-rosa, empurrando as tetinhas da mãe deles! )

A gente ouvia lá do quarto aquele “aaah”  de fome, eu corria pra tirar aquela salada de frutas em que tinha se transformado meu sutiã, cheio de cascas de mamão e banana ( cicatrizantes, dizem), lavava os peitões e me preparava para o nhac da menininha da Claybon. Minha mãe levava pra mim aquele embrulhinho cheiroso que chupava os dedos. Demorava um tempããão pra arrotar, cochilava na troca de peito, o Mô e a  mãe se alternavam pra apressar aquele arroto que nunca vinha, e eu dormia nos intervalos. Era um ritual pra lá de estressante...

Quando fui tirar os pontos da cesárea, só consegui deixar um pingo de leite (uma colherinha de chá...) tirado com aquela bombinha manual assassina do bom humor. Na volta, encontramos a  Talitinha comendo as mãozinhas e minha mãe desesperada com o desespero dela.

Somado a isso, eu estava tomando o remédio da diabete, que passava pelo leite e às vezes dava queda de glicose nela (uma vez passou 9 horas dormindo direto, só respirava e fazia cocô) . Não por acaso, acho eu, meu  leite químico sumiu na mamada da noite de 11/10, e o Mô foi voando pra rua catar um leite pra ela. Aí, entraram as alergias, que ficam pra outro dia. Terminou ali a minha curta carreira ( 1 mês de altos e muito baixos) de amamentadora da Tatá.

O Tariq parecia um bezerrinho faminto, tinha um bocão afoito, que engolia bico, auréola e ainda mais.  Mamava sem parar, no início a cada 1:30h, eu ficava que nem um zumbi de madrugada! Quando ficou maiorzinho, dava cada mordida com aquelas gengivas,  que eu tinha de sacudi-lo só um pouquinho,  “para que tivesse modos à mesa...”  Mamou até quase os 10 meses, quando tive de voltar totalmente ao trabalho (a licença-amamentação da prefeitura dura mais que a do particular) e começou a sua intolerância à lactose.

Meu obstetra, aquele iluminado, me ensinou uma posição muito confortável para amamentar, com o Tariq em cima de dois travesseiros, embaixo do meu sovac... er, da minha axila (ô palavrinha feia), de frente para o peito. Gente, uma maravilha!! De frente pra mim, então eu ficava com as duas mãos livres pra fazer carinho nele ou para comer, para ler...  Não me dava dor nas costas, tenho uma escoliose que incomodava muito nas mamadas da Tatá. Era uma diversão, apesar de que, exatamente nesses momentos é que a Talitinha resolvia aprontar todas, e o pobre volta e meia dava um pulo com meus berros pra que ela sossegasse.

Experiências únicas, momentos inesquecíveis, cada um com sua particularidade e emoção, claro, além de intensos  aprendizados de maternidade, pois a gente não nasce mãe...  Acho que o curso intensivo é mesmo durante os primeiros anos, imersão total. Depois a gente vai dividindo nossos filhos com o mundo, né, vai aprendendo a viver e a deixar viver, assim, meio de longe... Eternas expectadoras que somos, tornamo-nos, aos poucos, também espectadoras, torcendo para que “tudo dê certo”.

Foi uma semana muito rica essa aqui no blog!
                                                                              (Else Portilho)

7 comentários:

  1. Já li, reli e ri muito!!!
    Logo que abri o site, pensei: O que que a menina da Claybon está fazndo aqui?
    Não lembrava que seu sutiã portava salada de frutas além dos peitões! KKKKK.
    Bjunda

    ResponderExcluir
  2. Else, sempre me divirto com seus posts. Você tem uma maneira única de escrever sobre um assunto sério, mas com pitada de humor. Sempre! Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Else, Só vc mesmo para transformar o trágico no cômico! E não só isso, qualquer tema encontra uma forma de dar uma beleza a mais. Não foi nada fácil ter que ser fonte de alimentos de uns pequenos gulosos que só querem comer, comer, comer.Ri com seu texto e me emocionei também. Muito lindo!!(Preciso encontrar um sinônimo para "lindo" senão eu me torno repetitiva nos comentários.) No dia da sua postogem, eu fico imaginando "O que será que a Else vai fazer desta vez" Há uma curiosidade em vir logo aqui e ver o que vc aprontou. Acabo de chegar de um trabalho na igreja e já vim aqui me deliciar. Parabéns!! Sou sua fã-leitora!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei super intrigada tb tentando imaginar o que a doidinha da Else desta vez estaria aprontando, ao trazer pra cá a eterna menina da manteiga e sua boca gigantesca! kkkkkkkkkkkkk
    Curiosa, fui lendo tudo rapidinho, deslumbrada com a sua facilidade em escrever com tamanha leveza e sem, com isso, perder a emoção! ;-)

    Miguel tb tinha a boca pequena, ao contrário da menininha do Claybon, e sofri com isso. Custou para ter a tal de pega! Afe! Mas não desisti. Até hj! Meu bezerro está com 2 anos e um mês. Às vezes choro, pq pra quem imaginava, nos primeiros dias, que eu não fosse ter a experiência única de amamentar, estou me saindo até bem. O choro agora tb é por outro motivo: precisar parar de dar o peitinho... Afe!

    Tb tenho escoliose... mais uma coisa que descobri que temos em comum, amiga. Que pena! rs
    E eu amamento muito deitada na cama, de lado, e isso me alivia, já que, ao contrário de vc, não consegui nunca dormir nos intervalos... nem hj... não durmo de dia nem por um decreto e à noite não durmo porque o devorador de peitinhos me acorda e quebra o meu sono. :-(

    Beijos. Adorei. E adorei rever a garotinha bocuda! Vc é genial! rs rs rs

    ResponderExcluir
  5. Else, lindo texto!
    Apaixonante! Como sempre, você sabe como agradar!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Else,
    Gosto muito do seu jeito de esrever. Eu me divirto e me emociono sempre.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Elsinha, fico doida quando vejo que você tem escrito exatamente o que aconteceu! Putz, fico pensando que também deveria ter feito isso. Muito rico, né?
    Você é demais, amiga! ahahaha Não tem como não achar graça em seus textos!

    Muuuuuito legal! Adorei, como sempre ;)

    Beijo grande!

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!