segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Pípili, a professora!


Inicio minha participação aqui falando da minha filha mais velha, a Liz. Eu também tenho a Giulia, de apenas 3 meses, que é uma delicinha, mas hoje tenho que falar da Liz!  Estava aqui pensando em como a convivência com a Liz me transformou... Deus me abençoou com uma criaturinha incrível, cheia de novidades e tagarelices. Um serzinho que sabe o que quer e a hora que quer, um espelho mágico onde me vejo e me aprimoro... Essa garotinha do alto dos seus 2 aninhos nem tem noção do quanto já me ensinou...
Para começar preciso dizer que desejei muito a Liz, ela foi sonhada, planejada, ansiada, fruto de muita oração (após ter perdido meu primeiro bebê, aos 34 anos, ainda com 2 semanas de gestação). Decorridos 3 meses do evento traumático,   finalmente, fiquei  grávida da Liz.  E no momento em que foi detectada a presença de Beta HCG no meu sangue, Liz me ensinou, talvez, a mais preciosa de todas as lições: Deus responde à oração!!!
Em todos os momentos ela me ensina... Quanto tenho que brigar com ela milhares de vezes pelo mesmo motivo, a Liz me ensina que somente com persistência é que se alcança o objetivo. Quando tenho que deitar ao seu lado e bater na sua bundinha para que ela pegue no sono, ela me  faz importante e me ensina o quanto a minha presença traz tranquilidade. Quando sou acordada às vezes com um beijo, outras aos prantos, para que prepare sua mamadeira matinal, ela me ensina o quanto sou necessária  em sua vidinha. Quando ela passa mal  ou se machuca, ela me ensina que preciso ser forte para poder ajuda-la. Quando ela fala pra mim as mesmas frases que digo a ela, quando quer usar meus sapatos e os meus brincos, quando repete qualquer expressão que costumo usar,  ela me ensina que sou sua referência. Quando chega  de mansinho e fala baixinho no meu ouvido: "Mamãe,’o’ te amo!”, me ensina que a felicidade existe e  não custa caro e que  meu coração pode, sim,  derreter!
Ah, essa minha Pípili, nem sabe a professora que é! Viver com ela é uma festa e a sua simples presença torna minha vida muito mais feliz! Aprendi com ela a ser melhor a cada dia, a ser MÃE (em capslock) diante de suas exigências e temores, a ser a criatura mais babona da face da terra ao ver aqueles dentinhos separados rindo pra mim, a ficar com o coração na mão quando ouço seu choro e na mesma hora me encher de força para poder socorrê-la, me ensinou o poder curativo do beijo... Com ela aprendi o tal do “orgulho espiritual” que meu Vô Carlos tanto falava, aquele sentimento de satisfação em saber que ela é minha filha!
(Lú Thompson - mãe da Liz e da Giulia)

12 comentários:

  1. Lu, que entrada triunfal!!!Bem-vinda!! Estou vendo que mais uma vai me fazer chorar! São descrições, narrações pinceladas de poesia! Gostei muito do seu texto, vi e senti a contemplação que é ser mãe para você também.Concordo com vc, pensamos que ensinamos nossos filhos, quando na verdade os papéis se invertem (muitas vezes.) A maternidade traz um aprendizado que nem dá para descrever direito, só sentir e se emocionar com as histórias nossas e as alheias.Dequinha tem um dedo clínico, ou seria um faro aguçadíssimo? Ela descobriu vc, nós ganhamos! Obrigada. Parabéns pelo emocionante, poético, belíssimo texto.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Zizi, que emoção ler seu comentário! A verdade é que a Liz é quem traz essa alegria pra minha vida, sou fã dela... rs Obrigada pelo seu carinho e que eu possa contribuir pra esse blog tão especial!!!! beijo grandão!

    ResponderExcluir
  3. Ser mãe, por si só, já é uma grande transformação na vida de uma mulher, ainda mais quando se leva tal função a sério e a abraça, colocando em segundo plano até coisas que nunca imaginaríamos sermos capazes de colocar! Acredito que isso que aconteceu comigo valha tb para vc e sabe do que estou falando!

    Acompanhei a sua gravidez e cada estágio dela. Virtualmente, mas acompanhei. E estava grávida tb, tanto que nossos filhos são praticamente da mesma idade e são, além de amigos, namorados! (risos) Desde que nasceram. Isso aprofundou nossa amizade e agradeço a Deus por isso ter acontecido, pois amo vc e sua família, amiga.

    Vc não faz ideia do quão feliz estou por tê-la aqui, fazendo parte desse time, aliás, já escrevi sobre isso aqui, num post extra, não sei se vc chegou a ler. Enfim... E vc não faz ideia do quanto chorei com este seu texto, principalmente quando menciona a maior de todas as lições: a resposta de Deus para nossas orações. Ser mãe tb me aproximou demais Dele, por ver tantas certezas se concretizarem. Verdadeiros milagres até! Como me identifiquei!

    Estava pensando em participar do tema desta semana com uma participação especial, extra, mas depois de ler o seu texto nem sei se virei, porque vc coneguiu citar cada lição que aprendo com Miguel... Impressionante! Parabéns! E já chegou arrasando, exatamente como imaginei! Um beijo, amiga, e que nossos filhos continuem sendo esses professores poderosos! Sempre!

    ResponderExcluir
  4. Jesus, assim eu choro!!! Ai, amiga, como te agradeço por essa oportunidade!Nunca imaginei que conseguiria colocar em palavras meus sentimentos por ela e o quanto ela me ensina... tentei! rs Estou muito feliz mesmo! Obrigada pro tudo, amiga! Amo vc muitão!

    ResponderExcluir
  5. Eu nao posso falar de tal aprendizado, mas posso dizer que achei muito lindo, viu, Lu. Fique tranquila pq vc é abençoada e tem muitas coisas boaas pra deixar por onde passe. Parabéns, linda. ,(Wellen)

    ResponderExcluir
  6. Lu,
    Muito emocionante seu post. Você acredita que enquanto colocava meu pequeno para dormir fiquei pensando no que você escreveu. Sou referência para meu filho e não posso me esquecer disso. Jamais!Virará meu novo mantra,rsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana Lu!!! Parabéns pelo texto e que vc continue escrevendo e dividindo conosco as lições de vida que essas crianças nos dão.

    Paz e bem

    ResponderExcluir
  8. Lu, que lindo e emocionante o seu texto!! Chegou e mostrou que veio para nos trazer muitas emoções!
    Parabéns! Sensacional!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Ai, meu Deus, tão lindos vcs!!! Simone, que responsabilidade, né?! Mas a gente consegue!!! rs Betão, obrigada pelo carinho, espero poder contribuir pra esse blog incrível e aprender com essas mulheres sensíveis!!!

    ResponderExcluir
  10. Lu, que texto mais lindoooooo! Estou encantada com sua forma de escrever. É muita coisa que a gente aprende com eles...
    Já te dei as boas vindas no post extra da Dequinha, mas não custa reforçar aqui: Seja muuuuuito bem-vinda ao nosso cantinho de mãe....aqui a gente se emociona, chora, ri...uma delícia.

    Texto lindo mesmo. Parabéns!

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!