sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Somos um espelho para nossos filhos




Com esse video acima decidi fazer algumas reflexões sobre o tema da semana: "Isso puxou a mim".
Sempre defendi que criança aprende muito com as atitudes dos pais e isso é algo muito sério, como podemos comprovar ao assistirmos a esse vídeo. Como pais responsáveis ( pelo menos nos esforçamos em ser) eu e o meu marido sempre nos preocupamos com essa questão do "dar exemplo", pois acreditamos que em muitos momentos, isso vale mais do que um sermão de uma hora.

Nossos filhos são reflexos de nós mesmos, e isso me deixa um pouco desconfortável, pois as vezes sei que, como humana, tenho minhas limitações e não acerto todas as vezes, mas quando isso acontece procuro ter a humildade de pedir perdão para elas quando erro.

Penso que elas são uma mistura muito interessante de nós dois. Uma é mais racional e decidida como o pai, a outra mais sensível e insegura como a mãe, e é nessa mistura que vamos nos recordando como éramos, como acertamos, como erramos quando criança. Porém também acredito que isso faz parte do amadurecimento delas e meu também, pois a cada conquista,cada passo dado, vamos valorizando o "ser individual" que existe em cada uma delas.

                              (Maria Regina - mãe das gêmeas (diferentes)  Catarina e Beatriz)

9 comentários:

  1. Opa!! A primeira a comentar? Algo está errado....eu SEMPRE sou a última! ahahahaha Aproveito aqui para dizer que posso demorar pra comentar, mas nunca deixo de ler os textos de vocês, todos tão lindos! Zizi, Dequinha, Else, Dani, Maria, Mariuza, Nívea, Cris....espero que tenham o mesmo costume que eu e volte em suas publicações para ver os comentários mais recentes, pois os meus estarão por lá! ehehehe

    Parceirinha, vendo o vídeo, a gente consegue refletir sobre como é grande nossa responsabilidade diante de nossos filhos! Achei bem interessante mesmo....
    E quanto às meninas, cada uma "puxou" um pouco de cada um....bem legal isso...rs
    Concordo que eles são reflexos dos pais, mas somos humanos, né? E por isso, também erramos com imensa vontade de acertar, acontece.

    Beijos, lindona ;)

    ResponderExcluir
  2. Maria Regina, muito tocante o vídeo! Realmente é o que acontece muito!
    Pude me encaixar em um dos aspectos citados, eu e meu marido sempre compramos para eles, algumas coisas que nunca tivemos na nossa adolescência, mas uma coisa eles nunca vão se queixar: não falta amor, carinho, sorveteria, pizzaria, conversa e muitos abraços!

    Lindo texto! Parabéns!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Maria Regina, tudo o que passamos, você passa em dose dupla, hehe!!Fico imaginandoa cena: olhando para as duas filhas e vendo um pedacinho de cada um(pai e mãe)tanto nos defeitos como nas qualidades. Isso deve emocionar um bocado porque tudo ao mesmo tempo. Embora nossos filhos carreguem traços marcantes nossos, eles tem um diferencial que os individualiza. Eles se espelham em nós SIM, principalente porque eles nos admiram, somos seus maiores exemplos. Daí a importância de acertar mais do que errar e de ter a certeza de que fizemos um bom trabalho. Logo logo eles viram adultos e com boa semente(que plantamos)farão colheitas e colheitas fartas.


    Simone, ri com seu comentário. Já li seu comentário no meu texto. Obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  4. Maria Regina

    Sempre leio os seus posts, apesar de nem sempre comentar. Fico pensando na dupla função de pais que coube a vocês, mas tbém tudo é em dobro: as alegrias, as emoções... Deus os abençõe eos proteja!

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Parceirinha, que bom que estreiou minha postagem hj, fico feliz
    Pois é Si, o filme nos traz uma bela traduçao do que realmente é ser um educador, e não simplesmente delegar essa missão à escola , igreja ou outro lugar.Educar é um assunto de estrema responsabilidade.
    O que me conforta quando eu erro , é que Deus me ama desse jeito
    bj

    ResponderExcluir
  6. Maria,
    Comentava ainda nessa semana com uma amiga sobre essa "coisa" de darmos aos nossos filhotes tudo aquilo que não tivemos.Eu tb as vezes me pego fazendo isso, mas tento ponderar e deixar cada vez mais raro esses momentos.Não sei se estou certa ou errada, mas procuro seguir meu coração.
    bj

    ResponderExcluir
  7. Zizi, foi tudo tão intenso com as duas, que as vezes me sentia anestesiada hahahah, mas Deus foi me dando muita força, pois senão confesso que não suportaria .Elas realmente têm personalidades diferentes e isso é muito legal de perceber.Tento no máximo respeitar isso.
    bj

    ResponderExcluir
  8. Maria Regina, minha amiga-irmã, mãe das duas princesinhas que eu amo sem nunca nem ter visto pessoalmente e abraçado! Curioso isso! Assim como curiosa é essa coisa de sermos espelhos para os nossos filhos... Morro de medo! É uma responsabilidade e tanto, né? Somos mesmo tão falhas às vezes... e nisso pretendo ser diferente de mamãe, que prefere desconversar a ter de assumir um erro. Nunca erra. E com isso acaba errando mais ainda. Acho importante o que vc falou: o assumir os erros, tão inevitáveis eles são, e tb o pedir perdão. Muitos não sabem perdoar porque não foram treinados... Sou um exemplo disso, mas tenho tentado mudar, ainda mais depois de ter tido a benção de ser mãe! Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  9. Dequinha querida
    Durante a peregrinação em Madrid, ouvia muito sobre o perdão, que ele não é algo que vem de nós, mas um dom que vem de Deus.Foi depois do meu pedido de perdão ao meu pai que pude me reconciliar com ele,e começar uma vida nova
    bj

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!