domingo, 11 de setembro de 2011

Um pouquinho muito de mim


Compartilho com meus filhos o gosto pela leitura, o prazer de esquecer as horas, sorvendo letrinhas,  mergulhados em outros tempos e espaços. Temos em comum a capacidade de nos deixarmos absorver pela palavra escrita, estejamos à mesa do café, no meio de uma arrumação ou no banheiro... Ambos são brincalhões, espirituosos, têm um olhar diferentes sobre muitas coisas e adoram fazer trocadilhos, que nem a mãe deles.

A Talita divide comigo as agruras de ser desorganizada, espaçosa, de perder celular, carregador de bateria,  trabalhos de escola, roupas, elásticos de cabelo, molhos inteiros de chaves, de jurar que tinha guardado aqui e não ali... (Nós duas deixamos o Mô doido...) Ah, e a aversão à matemática!

O Tariq de mim herdou o pavio curto, a tolerância zero à frustração, o “quero tudo agora”, a teimosia.

Fico muito incomodada, claro, percebendo-me neles, quando, nos pequenos detalhes que compõem nossos dias, saltam mais as falhas do que os acertos. O Mô e eu conversamos muito sobre isso. E sempre que, ao serem repreendidos, usam como  defesa “mas a mamãe faz assim”, o pai traz à luz o fato de que  ”talvez” eu  já não consiga mais fazer diferente, mas que eles dois podem começar a tentar mudar, principalmente vendo meu estado "à beira de um ataque de nervos" diante da própria bagunça.

Mas, por outro lado, fico "ligeiramente" toda boba  quando vejo neles o que tenho de positivo, né...
E não podemos negar que educar também tem a ver com tudo isso: preciso ser vigilante para perceber aonde é que isso pode ir. Por isso é que vou postar aqui o poema que havia feito, quando confundi o tema da semana.
Educar para ser

Como cuidar sem invadir
Saber estar aqui e ali?
Quando fingir que nem vi
Ou pegá-lo se ele cair?...

Podar mas deixar crescer?!
Queria só proteger...
Como é indicar um caminho
Para educar direitinho?!

Qual é a medida, afinal?...
Para acolher e amparar
(Isso é paradoxal!)
E decisões respeitar?...

Somos mães, não somente
Criar laços, não amarras
É um lento aprendizado.

Para que no mundo esta criança
Não só viva e esteja
Mas também para que SEJA.

(Else Portilho)

11 comentários:

  1. Nossa!!!Como isso é difícil... Perceber que querendo ou não, servimos de exemplo, ora positivo, ora negativo, mas sempre exemplos. O modo de andar, o modo, ou a falta dele para sentar... O gosto por livros, filmes... Dos hábitos alimentares, vestimentas e o tão precioso,vocabulário.
    Amei, Else!O bom de ler o que vc escreve é que dá uma baita vontade de sentar e escrever tb.
    Beeeeeeeijos.
    Mônica Jogas

    ResponderExcluir
  2. Nossa gostei , mesmoo nem sabendo com e ser mãe hahahah hiphip

    ResponderExcluir
  3. Gostei , mais oque eu mais gostei mesmo foi o Poema *-*

    ResponderExcluir
  4. Profesora que dizer em tão que a senhora e desoganizada mais na aula naum e naum beijo pra senhora aline

    ResponderExcluir
  5. Elsinha, a Talita é seu xerox, então? rsrs E o Tariq...acho que nunca tinha visto uma foto dele. Eles são uma graça!!
    "E não podemos negar que educar também tem a ver com tudo isso: preciso ser vigilante para perceber aonde é que isso pode ir." Concordo tanto com isso, com o que vc escreveu...eles são o nosso reflexo.

    Seu poema é uma fofura. Parabéns, como sempre.

    Beijo grande ;)

    ResponderExcluir
  6. Else, eu simplesmente amei a foto!!!! Bom demais conhecer um pouco mais os seus filhotes! Parabéns! São lindos! Uns fofos! E como a senhorita está parecendo uma garotinha, heim!!!! Me conte o segredo!!! Preciso!!! :-)

    Seus textos são sempre perfeitos, amiga, e este não foi, claro, exceção! Bom detectarmos o que é bom e o que é ruim em nós e não ficarmos cegas, como a grande maioria, quando essas características são encontradas em nossas crias...

    Acho linda a sintonia existente entre vc e o seu Mô e agora entre os seus filhos! Família mais do que linda! Que Deus os proteja sempre, sempre, sempre! Beijos.

    ResponderExcluir
  7. P.S.: Ahhh, já ia me esquecendo de dizer que adorei o seu poema! Bom poder ter acesso à sua poesia, tão deliciosa quanto a sua prosa poética! Beijos extras!

    ResponderExcluir
  8. Else, quer dizer que além de prosear muito bem, vc também poetiza? Nota 10 AMEIIIII1!
    Seus troféus são lindos! Chamo os filhos de troféus porque são, a meu ver, nossas maiores conquistas. E se hoje somos espelhos para eles, amanhã, eles serão o nosso reflexo. 1x1 empate!!

    ResponderExcluir
  9. Else, lindo tudoooo!!! O texto, a foto, lindos filhos, linda você! Lindo poema!

    Parabéeeeeeens!!!

    Bjos

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!