quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Foto em preto e branco


A primeira vez que te vi, você nem tinha olhinhos ainda, mas já tinha coração, que batia forte, num ritmo mais rápido do que a mamãe emocionada.

No começo, eu não entendia aquela foto: tudo preto e uns pontinhos brancos. Depois, descobri que aquele pontinho maior que pulsava, pulsava, pulsava... era você.

Os médicos te compararam a um grão de arroz. Então, eu passei a observar os grãos de arroz. Não tinha muita noção espacial e isso me fazia entender qual era seu tamanho. Mas todos acham que eu era meio boba, de ficar parada admirando meu prato. O que me importava? Contanto que me lembrasse da sua primeira foto!

Não sabíamos se você era menina ou menino e isso nem importava. Você existia e isso bastava.  Claro que ficávamos curiosos para saber como seriam seu rosto, seus cabelos, seu corpinho.
                
Decorei sua foto de tanto olhá-la. Era difícil crer que aquilo era uma foto de dentro de mim. Uma foto sua dentro de mim.

E, assim, a cada sessão fotográfica, digo, a cada ultrassonografia, te ver ficava mais emocionante. Tinha direito a videozinhos, com movimentos de mãozinhas e chutes na mamãe.
                
Quando você saiu da sua casinha confortável e, finalmente, nos olhamos olhos nos olhos, veio a primeira foto “oficial”. Não foi o papai que a tirou, porque ele preferiu te abraçar e guardar aqueles momentos todos no coração. Até hoje ele conta vantagem de que foi o 1º. A te segurar e beijar... Foi o moço do hospital que registrou suas primeiras carinhas e postou no site.  Todos os amigos ganharam uma senha para te ver online. Mundo moderno.
                
Ao chegar no quarto e reencontrar com a mamãe e o papai, foi o tio-coruja que registrou suas primeiras imagens. Sabe aquela que temos na geladeira, em que você está toda enrugadinha, de macacãozinho rosa (hoje sua cor favorita)? Pois bem, foi uma das suas primeiras.
                
E hoje, olhando pra você, relembro como era emocionante e, ao mesmo tempo angustiante, te ver pelos olhos dos aparelhos. Que bom que posso abraçá-la e tirar muitas fotos “ao vivo”!  Que bom relembrar e contar tudo isso pra você!

(Nina Marinho, mãe da Mariana)

14 comentários:

  1. Nina, que relato maravilhoso, delicado, emocionante!! Essa conversinha ao pé do ouvido com sua filha, em forma de post que toca aquele(a) que lê. Fiquei encantada com a forma singular e especial de contar sobre a primeira foto cujos olhos foram as lentes. Parabéns pela sensibilidade e magia do seu texto:))

    ResponderExcluir
  2. Nina, assim vc acaba comigo!!! Extremamente emocionante...lendo o texto não parei de pensar: pq não pensei nisso também?! Acho que vc encontrou o ponto certo, essa sim, é a 1ª foto!!! Vc simplesmente arrasou e capturou meu coração com seu texto,que mais uma vez digo, extremamente emocionante!!!

    ResponderExcluir
  3. Zizi,
    obrigada pelo comentário...
    A ideia era essa mesmo: uma conversa ao pé do ouvido!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Luciana,
    que bom ler o que vc escreveu!
    Eu normalmente vou pensando no texto durante meu dia. Ontem eu estava já com ele todos organizado quando me veio a ideia do ultrassom, que é mesmo a primeira foto do bebê... Mudei todo o texto e ele ficou assim.. kkkk
    Obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. *todos organizado = TODO organizado

    ResponderExcluir
  6. OI, Nina! Que post emocionante! Posso imaginar cada emoção que você mencionou. Deve ser indescritível sentir uma criança crescendo dentro de si e mais amocionante ainda é ver a carinha dela pela primeira vez! :)

    ResponderExcluir
  7. Nina, adorei. Menina, que ótima lembrança esta, eu até me esqueci. kkkkk Sabe que uma das minhas ultras tiraram e apareceu tipo o rostinho. Juroooooooo, dava para ver direitinho. kkkkkkkkkkk Pior, como mãe desnaturada não tenho nem mais ideia de onde coloquei. kkkkk Mas na época olhava e olhava aquela fotinho, já imaginava direitinho meu filhote. bjss

    ResponderExcluir
  8. Nina

    Achei muito engraçado a história do grão de arroz...rsrsrs. Lindo seu texto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Clécia,
    é verdade, é uma emoção sem fim. O último mês de gestação a ansiedade aumenta e fica aquela coisa de querer ver a carinha logo...
    Obrigada pelo que escreveu!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Cris,
    que bom que compartilho essa história de ver o ultrassom e enxergar o bebê... Eu aguardava as ultrassonografias com tanta ansiedade.... Era maravilhoso...
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Mariuza,
    pois é... Depois que a bebê cresceu, e a compararam com uma azeitona, lá fui eu observá-las... kkkkkkkk Verdade!!!
    Bjs e obrigada

    ResponderExcluir
  12. Nina, que surpreendente o seu texto!!
    Criativo e emocionante! Parabéns!

    "E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores..." Gen 28:15

    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Lindo, lindo, lindo, amiga!!!
    Você falando com a Mariana...fiquei imaginando ela paradinha, vidrada te ouvindo. Amei, essa realmente foi a 1ª foto!

    Beijooooo

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!