quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Minha querida "tia" Quistina


A primeira ida de Miguel ao pediatra foi com 15 dias de nascido, para a revisão, e fomos ao consultório do Doutor Edimar, que foi quem assistiu ao meu parto, por fazer parte da equipe da minha obstetra! Não o conhecia nem sequer de nome, mas confesso que gostei do seu jeito de tratar o meu filho, todo carinhoso, apesar de o achar, por outro lado, meio grosso ao falar com uma mãe de primeira viagem que até deu o número do celular, porém era só para ligar em caso de extreeeeeeeema urgência! Essa é uma questão muito relativa, bem subjetiva, pois o que é de extrema urgência para uma mãe aflita?!? TUDO!!! E se eu não podia contar com ele para tirar minhas dúvidas iniciais, com quem poderia então?!? Além disso, a agenda dele era sempre lotada, tomei um puta chá de cadeira até chegar a nossa vez e piscava em neon em sua testa que ele gostava muuuuuuito mais do dinheiro do que das crianças que atendia, então...

Resolvi então, sem dúvida alguma, mudar de pediatra! E então considero a primeira consulta pediátrica de Miguel com 18 dias, embora a foto de hoje tenha sido da segunda, que eu me lembrei de registrar!

Até hoje Miguel está com a Maria Cristina, ou, como ele diz, com a "Tia Quistina", de quem eu gosto muito e é sempre atenciosa e paciente. Miguel, no começo, a olhava com ar desconfiado, o que era de se compreender, afinal, ninguém gosta de ter sempre de ficar pelado para ser examinado, com massagens no bilau para tentar livrar da fimose, pauzinho colocado na boca para olhar a garganta, bumbum em contato com o gelado da balança, ser medido...  Agora já se acostumou com tudo isso, acho, está ficando mais simpático com ela e adooooora brincar com os carrinhos e os dinossauros que moram em seu baú!


Já temos um monte de historias engraçadas para contar, como a vez em que Miguel, ainda com meses, pegou piolho do irmão. Fiquei desesperada e liguei para ela aos prantos, me sentindo a pior mãe do mundo! Ela me tranquilizou, no primeiro momento, em vez de rir. O riso, de ambas, veio tempos depois, já com a vitória contra os piolhos! (risos)

Cristina é um pouco mais “seca” se comparada com o Edimar, mas... muito mais importante do que só dar carinho (já que isso ele tem de mãe, avó, pai, tias, primas, amiguinhos...) é prestar socorro, é orientar, é nos ouvir com a maior paciência do mundo... talvez se lembrando do que é ser mãe e se colocando no lugar do outro... compartilhando sua aflição naquele momento... É também saber dar broncas e vira e mexe eu levo umas (às vezes merecidas). Ela tenta não atrasar muito nas consultas por ter consciência de que a longa espera irrita qualquer um, principalmente crianças. Tento seguir tudo o que ela diz, confio nela, embora às vezes eu desobedeça em algumas coisas, mínimas, mas sempre seguindo o que eu penso ser ainda mais sábio do que o melhor pediatra do mundo: o sexto sentido de mãe!!! Este raramente falha!!! Já vem, creio, com o kit-mãe (ou será chip?!?).

(Andreia Dequinha - mamãe do fofinho do Miguelito)

5 comentários:

  1. Dequinha,
    Lendo seu post lembrei que uma pediatra de Cauã me passou o número de vários telefones dela e eu pensei que tivesse achado a pediatra pra meu filhote. Acontece que tooooodas as vezes que eu ligava desesperada sempre caía na caixa. Fiquei arrasada e, claro, troquei de médica.

    ResponderExcluir
  2. Dequinha, é difícil, ou quase impossível não precisar de um pediatra para cuidar das coisas da qual ainda nos faltam conheciemento técnico. E a gente tem um faro para detectar se merece nossa confiança ou não. E eles que naõ façam o serviço direito, ai..coitados!! A gente está sempre de plantão, é lógico,pois nossa prioridade nas mãos de outra pessoa(imagina só a responsabilidade deste dito cujo!) O relacionamento do Miguel com a pediatra me faz lembrar o Gabriel com do doutor Valdir, um médico abençoado que se tornou amigo do meu netinho.

    ResponderExcluir
  3. Dequinha,
    tb lembrei do primeiro pediatra da Mariana. Ele era como o que vc descreveu. Seco, que só! E eu tinha pavor de ligar para ele, porque era de uma grosseria!!! Demorei mais que vc para trocar (aos 2 meses), mas acho que acertei. A médica é ótima e sempre disposta a nos atender...
    Mães-de-primeira-viagem sofrem!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Dequinha, eu também tirei foto do Henrique com o pediatra dele, mas não me pergunte onde está! Ai, sou muito "largada" às vezes....rs
    O pediatra do Henrique também não atendia o telefone se fosse final de semana ou feriado, mas como sou muuuuuuito tranquila, não mudei de médico. Graças a Deus, nunca tive preocupações maiores pra ter que correr com ele.

    Beijos, índia

    ResponderExcluir
  5. Andreia, seus relatos são sempre encantadores!
    Que tudo continue dando certo! Que a saúde do Miguel esteja sempre em alta!! E tudo de bom p/ vocês dois sempre!!

    "Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres."
    Salmos 126:3

    Bjos

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!