sábado, 8 de outubro de 2011

Existe um tempo certo para tudo!

Esse é um tema que me deixa preocupada, porque um dos problemas que resultou para o meu filho mais velho em relação ao bullying escolar que ele sofreu, foi sempre se achar feio,  por causa disso, uma das frases que ele me disse foi: “Mãe, como que eu vou namorar se ninguém me acha bonito”. Ele disse que tem vontade de namorar, mas ninguém gosta dele, fico triste, disfarço e digo  que é porque ele ainda é muito novo, que tudo tem o seu tempo, mas ele diz que todos os colegas dele já namoram.

Eu fico um pouco preocupada, pois até hoje, ele  nunca teve um namorico, nunca beijou,  é purinho de tudo, também, como poderia ser diferente? Só sai com a gente, vive refugiado dentro de casa, só vai à escola, porque é obrigado e sai para jogar bola de vez em quando! Ultimamente ele tem ido para os encontros de jovens da igreja quando acontece em cidades diferentes, essa é a minha esperança, pois no fundo eu sonho com o dia em que alguma menina goste dele.

Quanto ao mais novo, o Elias, é um pouco diferente, tem três meninas na sala de aula que gostam dele, uma delas disse para ele; “Elias que dia que eu vou tirar sua BV? “(boca virgem) Essas meninas são muito ousadas, mas ainda não tiraram a BV dele. Rsrsrsrs

Agora o Mateus descobriu que as meninas estão gostando do Elias, porque o chamaram de cunhado, mas ele só comentou no dia que soube e nunca mais tocou no assunto, mas eu sei que ele fica triste, porque sonha com isso, alguém precisa gostar dele, fico um pouco apreensiva, porque esses dias ele me disse que a vida já passou pra ele, porque o Elias tem 13 anos , tem gente gostando dele, recebe muitos depoimentos de meninas no Orkut e ele quase nada!

Mas eu sempre digo para eles: “Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3:1)

(Maria José, mãe de Mateus e Elias)

4 comentários:

  1. Maria José, a sociedade é supérflua demais em colocar atributos externos acima dos internos. O que temos que fazer é não alimentar essa ideia. Buscar a autoestima naquilo que somos e que podemos ser:a inteligência a personalidade,o caráter, a simpatia, o bom humor...etc. Essas qualidades tem que estar a frente de um simples detalhe chamado de beleza (que aliás é muito subjetivo)Eu afirmo isso com conhecimento de causa pois quando era jovem eu nunca fui popular, era sempre a última a ser escolhida. Nunca tive muitos amigos na escola.Eu me destaquei e ganhei respeito através das outras qualidades que apareceram, mesmo assim nunca gostei de ser assunto de rodinhas, prefiro os bastidores.Minha timidez sempre falou mais alto. Hoje não tenho tantos problemas com relacionamentos, mas ainda sou tímida. Vou à luta quando o assunto me interessa e não ligo mais para a opinião alheia. Quando vejo minhas fotos de criança e adolescente, não me acho feia (Eu era até bonitinha rsss)mas muito tímida, cheia de complexos....e isso era o que me atrapalhava mesmo. Seu filho ainda é novo, vai amadurecer e perceber que tem muitos valores, e outra: essa coisa de se achar feio é puro complexo. Se for importante para ele mudar algo no visual, por que não? uma prática de esportes, academia, mudança na forma de se vestir....essas coisas chamam a atenção da galera, mas o mais importante é gostar de si mesmo e se cuidar com carinho. A opinião dos outros tem que ser secundária.
    Eu entendo a sua preocupação, Maria José, eu também sou mãe e tudo o que tem a ver com meus filhos me preocupa também e vários assuntos eu gostaria de poder interferir e ajudá-los, mas há situações em que eles tem que encontrar o caminho. Da minha parte ficam as orientações e o amor incondicional que uma mãe possui naturalmente.
    Seu filho será muito feliz, ele merece tanto quanto o outro.

    ResponderExcluir
  2. Zizi, obrigada pelas palavras carinhosas de apoio, acho que muitas vezes preciso desse apoio muito mais que ele, pois ele nem imagina que me entristeço, que choro muitas vezes, pois me sinto culpada em muito aspectos, principalmente por ser igualzinha a ele, hoje, talvez não, mas eu sempre fui tímida em exagero, medo de gente, de enfrentar determinadas situações, mas eu creio firmemente que isso é uma fase e que vai melhorar! rsrsrsrsrs obrigada!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Maria José, que coincidência, fiquei em dúvida entre a imagem que coloquei no meu e esta do versículo da Bíblia, quase coloco esta hahahaha
    O bullyng é algo realmente que temos que ter muito cuidado, mas penso que temos que fortalecer nossos filhos para suportar tudo, pois na nossa época tb existia isso e se chamava "tiração de sarro".Nós aguentamos, até levávamos muitas vezes na brincadeira.
    Deus não é imperfeito e sendo assim não fez NINGUÉM feio, aliás não existe feiúra no mundo, pois se TUDO foi Ele quem fez, Tudo é criação das mãos Dele, portanto, todas as coisas e em especial nós, somos LINDOS.A beleza está no olhar de que vê, sempre falo isso para as gêmeas.Hj mesmo falei para a Beatriz que não existe ninguem burro, e sim com dificuldades, mas burro jamais.Reflita isso com ele .bj

    ResponderExcluir
  4. Preocupo-me muito com essa "educação" que tem sido dada de cobrar padrões! Há uma cobrança ridícula e injusta de querer beleza, inteligência, simpatia, de querer gente perfeita, em forma! Muitos adolescentes se sentem frustrados por conta disso, até porque nesta fase todo mundo se sente um verdadeiro patinho feio, mesmo sendo já um cisne lindo, ainda mais aos nossos olhos, de mãe. Enfim...

    Lidar com essas alterações no corpo e na mente já é tão complicado e às vezes até traumatizante, ainda mais quando se tem um irmão que a gente pensa que é o oposto da gente e quem a gente de repente preferia ser! Mas sei que seu filho tem uma família linda que vai ajudá-lo a atravessar todas essas fases! E tenho certeza de que ele é lindo, sim, cada qual do seu jeito. Cada um com sua beleza. E o tempo certo realmente virá. Não é igual para todos e toda essa espera (dolorosa, tadinho) vai ser recompensada! Beijos.

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!