quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Dia das crianças é todo dia


Tentei me lembrar dos quatro Dias das Crianças de minha filha e, confesso, não me lembrei de muita coisa. Não sei se porque é muito próximo do aniversário dela ou se porque não damos tanta importância. Prefiro valorizar o dia-a-dia, as pequenas atitudes, a ter uma data apenas para presentear... 

Obviamente, lembro-me do mais recente, em que ela ficou doente e faltou praticamente a semana toda na escola. Justo na semana em que prepararam tantas surpresas para eles. Ela só foi mesmo no dia das fantasias. E que coisa linda foi ver tantas Minies, Fadas, Bens 10, Homens Aranhas entrando sorridentes e vivendo seus personagens... Fizeram uma super festa, com mesa de guloseimas, teatro e presentinhos. Minha filha saiu de lá feliz, com uma tiara verde de estrelinhas e um cavalinho de madeira como presente. Nem se lembrava mais porque ficara tantos dias sem frequentar a escola. Ainda bem!

E, por conta deste tema da semana, fiquei curiosa sobre a origem do Dias das Crianças e fui pesquisar. Descobri que o Dia Mundial das Crianças é comemorado em 20 de novembro por ter sido a data em que a Declaração do Direitos da Criança foi aprovada. No Brasil, a data é dia 12 de outubro por motivo comercial mesmo. Leiam o que achei no Wikipedia:

Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes.
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos no Brasil.

Enfim, comemorar com os filhos é sempre bom. Melhor ainda se for todos os dias!

(Nina Marinho, mãe da Mariana)


2 comentários:

  1. Nina, que bom que alguém curiosa foi pesquisar sobre esse dia. Eu ainda não tinha pensado nisso, mas já desconfiava que a data estava de alguma forma ligada aos interesses empresariais(para variar rss)
    "Prefiro valorizar o dia-a-dia, as pequenas atitudes, a ter uma data apenas para presentear..." "...comemorar com os filhos é sempre bom. Melhor ainda se for todos os dias!" Esses pequenos trechos disseram tudo e seria bom mesmo se as pessoas se preocupassem mais com a comemoração diária, o pouquinho a cada dia, a valorização do que é realmente importante. Ganhar presentes é uma delicia, mas não precisa ter dia para isso, o mais saboroso é a surpresa, concorda? Gostei do texto e da reflexão que ele proporcionou.

    ResponderExcluir
  2. O Henrique nunca entendeu o que era o dia das crianças...mas os avós de tias sempre deram presentes pra ele. Acho que só esse ano ele entendeu de vez e foi na escola que a comemoração valeu à pena.

    Beijos

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!