sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O poder construtivo do não

                                                   

                                                     O poder construtivo do não


Como é difícil acreditar que o procedimento de poda é necessário para que a árvore cresça forte e saudável! Quando nos colocamos a cortar aqueles galhos verdes e viçosos, resistimos, como se algum dano estivéssemos causando à planta, como se a estivéssemos machucando. Ao educar as nossas crianças, nos deparamos com situação semelhante. Sabemos que dizer o não é preciso e necessário, mas por vezes o amor é tanto, o desejo de que aquele pequeno seja feliz é tão forte, que cedemos o que não poderíamos ceder, deixamos o que não deveríamos deixar. Só quem é mãe ou pai sabe o quanto exige dizer não para um filho. Por isso precisamos nos armar com a consciência do poder construtivo do não, e do quanto este não que aplicamos na educação dos nossos filhos irá plantar a semente da felicidade que tanto desejamos para o seu futuro. Não se trata, porém, de um não indiscriminado, usado como uma técnica ou uma regra educacional. A pedagogia do não prega a presença e a força como base que fundamenta toda prática educativa. Para que possamos criar nossos filhos saudáveis e fortes, precisamos primeiramente apresentar estas condições em nossas próprias vidas. 
Não podemos mais tomar o caminho mais fácil por mais que as justificativas para tal estejam sempre ao nosso alcance. Nos justificamos pelo excesso de trabalho, pelo pouco tempo que temos com eles. Quantas vezes nos baseamos nestas desculpas para deixar o não de lado e priorizar o sim, quando sabemos que negar é o certo e o melhor que deveríamos fazer.

O texto acima servirá de reflexão para minhas palavras no dia de hoje.
Meu marido é agrônomo e me lembro de algumas vezes questioná-lo quando faz as podas em nossas plantas e árvores em casa ou no sítio.Confesso que as  vezes até cheguei a não concordar com as podas pois achava que elas estava muito perto do chão.E para minha surpresa meses depois lá estavam toda vistosa,s lindas e fortes e é claro que via um olhar para mim como se quisesse dizer--Viu como elas precisavam daquela poda?

Para mim, filhos também são assim - precisam a todo momento de podas para se fortificarem cada dia mais.Confesso que em casa algumas podas são grandes, porém necessárias e coerentes.Tenho ao meu lado um maravilhoso companheiro que me ajuda a todo momento  trabalhar a questão do NÃO. Aqui  o não é não e acabou, pode chorar( o que quase não acontece), ficar brava.
--Mãe , mas todo mundo tem orkut, facebook.
--Aqui em casa não.
--Mãe todas as minhas amigas vão ao shopping sozinhas.
--Aqui em casa não.

Tudo tem seu tempo, é bíblico
Quando elas eram pequenas , nunca tiramos nada do baixo, nenhum enfeite, CDs, elas mexiam, eu ia lá colocava no lugar e falava - não.E confesso que nã precisa repetir muitas vezes isso, pois elas sempre foram muito obedientes.

Hoje em dia o Não precisa ser mais explicado, pois já estão com 13 anos.
Por que não pode usar roupas curtas?Porque a mulher não precisa ficar mostrando seu corpo para as pessoas, não precisa levar o outro a pecar tentando olhar o que não deve.
Por que não pode ter orkut?Porque na regra só depois dos 18 anos e vc vai ter que mentir , pois vc não tem.
E ai vai...

Tentamos educá-las conforme aprendemos na bíblia, o não é não e o sim o sim.Criança não pode ter dúvida do que os pais esperam dela.

Maria Regina, mãe das obedientes(quase sempre) Catarina e Beatriz

2 comentários:

  1. Maria Regina,
    Hoje, com filhos adultos, vejo que muitas vezes eu errei por não ter tido coragem de podá-los.
    Realmente, algumas coisas podem doer, ferir, mas pensamos no resultado final e esperamos filhos responsáveis, justos e "educados".
    É uma tarefa árdua... só mesmo a mãe para entender tudo isso!

    ResponderExcluir
  2. Vânia,
    Realmente essa missão que Deus nos confiou não é fácil, mas acho que muitas vezes por causa da nossa afetividade deixamos de dizer o não que tanto nossos filhos necessitam ouvir.

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!