segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

UFC: LIZ versus NÃO PODE


Liz é uma criança muito ativa e inteligente. Vive querendo fazer coisas que são demasiado complicadas para sua idade e a expressão "não pode" é muito conhecida dela, e, na mesma intensidade, totalmente ignorada!
Muitas vezes tenho que ser enérgica e discipliná-la no "cantinho do pensamento"... Mas confesso que ela me encanta com tamanha curiosidade.
Esses dias ela pediu pra tomar banho sozinha, eu disse que não podia, pois o sabonete ardia o olho, e hoje ela já se "saboneta" por ela mesma, eu só dou um confere nas partes mais críticas! rs Outra vez, ela me expulsou do banheiro, porque queria ir sozinha, eu disse que não podia e saí, quando voltei me deparei com aquela coisinha miúda sentadinha no vaso...  Cansei de dizer pra ela, que não podia subir na cadeira para alcançar seu cadeirão, porque era muito perigoso, ainda assim, todos os dias, ela sobe sozinha para fazer suas refeições... Essa é a parte legal, a parte da superação dos obstáculos, da independência...
Mas há aqueles "não pode" que são inerentes da educação que se dá à criança... aquele "não pode " que limita a criança a respeitar o direito alheio e a faz saber até onde pode ir... Esses são os que estressam muitas vezes, pois queremos ser atendidos imediatamente, e a qualquer custo queremos que a criança aprenda o mais rápido possível!

Na verdade, canso de dizer a ela que não pode gritar, não pode agarrar a irmã, não pode bater nos amigos, não pode desrespeitar os mais velhos, não pode falar mentira, não pode falar palavrão, não pode desobedecer, não pode destruir as coisas, não pode ficar sem comer, não pode ficar sem tomar banho, não pode colocar coisas sujas na boca, não pode fazer malcriação, não pode colocar nada no nariz, não pode cantar "Michel Teló" nem dizer"ai como eu sou bandida" (esses aí,  foi ela mesma que me lembrou), não pode  ficar descalça, não pode mexer nisso, não pode subir aí, não pode, Liz... não pode, Liz... não pode... e eu sei que  ainda terei que repetir isso durante muuuuiiitoooo tempo nessa vida! rs
E começa um novo round!!!

(Lu Thompson, a mãe "árbitra" do octógono)

7 comentários:

  1. Lu, a sua filha me fez lembrar o meu filho que é uma pessoa maravilhosa, mas teimoso como uma porta (até já contei suas façanhas de teimosia num post lá atrás...) Por isso eu sei exatamente o que você passa com tanta tentativa para sair tudo "conforme o figurino", enquanto que a pequena joga, de vez em quando, um punhadinho de areia.
    Sabemos que existe algo chamado "índole", a essência que cada um traz, essa parcela pertence mesmo à pessoa. A gente ensina e, praticamente, obriga os filhos a obedecerem, mas a personalidade de cada um é peculiar. Mesmo assim, insistimos no que é certo enquanto são pequenos porque no futuro será tarde demais.
    Sua filha demonstra que além de esperta e inteligente, já é determinada e independente,isso é muito bom para ela que, daqui a alguns anos, já estará na batalha do dia-a-dia enfrentando "cobras e lagartos" e tentando que se virar.

    ResponderExcluir
  2. Lu, educar é muito difícil mesmo, por isto cansam as mães. hehehe É muito mais fácil deixar para lá, não se aborrecer, não ter que chamar a atenção toda hora da sua filha. POrém vc está no caminho certo, continue dizendo um monte de não podes. hehehe

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente saiba que eu ameeeeeeeeeei a foto!!!! Digna de uma propaganda de picolé!!!! Um charme só!!! Minha norinha linda!!!

    Também tenho usado bastante o "não pode" e confesso que às vezes me sinto uma bruxa, muito má mesmo, sabe! Principalmente quando o assunto é peitinho, que estou tentando tirar. Hj vc viu uma parte do meu desespero! Pessoalmente! Afe!

    Miguel anda muito teimoso tb... tanto que meu texto (no programado desde domingo) está beeeem parecido com este seu, com um monte de coisas que proíbo, várias vezes, e ele parece não entender. Muito complicado mesmo! Noooossa! Ser mãe deveria trazer, de quebra, um manual, completinho, ou uma espécie de SAC... kkkkkkkkkkk

    Beijos, lindas. Amo vcs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lú...aqui em casa também estamos na fase do não pode isso ou aquilo, mas pelo que vejo essa fase dura até mais ou menos os 21 anos, é isso mesmo??...rsrs...difícil não é?!

    linda a menina charmosa da foto!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Ai, Lu... A cada round me sinto péssima!rs. É uma luta mesmo ser mãe. Quando acaba o cansaço físico, começa o mental. Socorro!

    ResponderExcluir
  6. Lu

    Olha eu aqui atrasadinha nos coments! rs
    É muita coisa que uma criança não pode fazer, né? É uma luta diária pra mim também, porque é impressionante, o Henrique só quer o que não pode! ehehe
    E assim como você disse, isso ainda vai durar muuuuito tempo!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Lu,
    Sabe que hoje, ao ler seu texto, me dei conta de que meus filhos estão ENOOOOOORMES e ainda assim eu continuo falando não??
    Quando menores, nós nos sentimos cruéis, mas com o passar do tempo, eles aprenderão a questionar POR QUÊ? e aí então, você terá a oportunidade de explicar e educar a seu modo.
    É mesmo ruim dizer não, mas ele faz parte da vida.
    Parabéns pela fofura de filha!

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!