domingo, 26 de fevereiro de 2012

...

Passamos parte da tarde hoje embaixo do ventilador, vasculhando álbuns de fotos em papel, à cata de antigos carnavais. A busca não foi muito produtiva, não encontramos fotos do Tariq, nem no computador, e  olha que temos muitas...  Mas as que achamos dos dois já contam algumas historinhas.


Essa bailarina de 2 aninhos não achou muita graça no carnaval de rua não. Saímos com ela atrás de um bloco, ela fechou a carinha e só relaxou depois que ele se dissolveu. Batia com essa bexiga no chão, ria do barulho, foi muito legal!!



Aos 3 anos, a folia foi só na escola mesmo. Organizaram um bloco de pais, filhos e professores, com fantasias de TNT, queeentes pra caramba, kkk!! Ela curtiu à beça, antes do desfile começar, já estava quicando, dançou muuuito!!




Em 2001 estávamos em praia Seca com meu pai, ela vestiu a fantasia e brincou em casa mesmo, encantada com o brilho da roupa.Toda hora ia se conferir no espelho!!



Há 2 anos a Talita passou a ocultar sua identidade, vestindo roupas de clown ou bate-bola. Sente-se segura atrás dessa máscara, apenas uma das tantas que usa(rá) na vida. Faz parte do seu crescimento, desde que não se perca de si mesma...




E a única que temos do Tariq é a de pirata, da qual ele retirou os complementos, para se sentir mais livre, calorento que é. Se não fosse ele, teríamos passado dentro de casa o recesso de carnaval... Mas sua animação me tirou da zona de conforto em frente ao laptop e lá fomos nós pra gandaia!!!


E acabou o carnaval, acabou o ópio do povo (um deles), acabou o horário de verão, as férias também se foram de vez. Acabou-se o sonho que uniu mães, corações, emoções e letrinhas, destinado a preservar  amores,  alegrias, angústias, lembranças e divagações sobre esse eterno estado de graça. Imaginamos nossos filhos daqui a muitos anos se emocionando com esse cantinho de ternura e conhecendo um pouco mais daquelas que lhes deram a vida. 

De tudo o que trocamos e vivemos aqui, fica a certeza do nosso crescimento, pois conhecer as dores e as alegrias umas das outras nos fez próximas, nos fez admirar e respeitar cada uma, por esses  momentos de luta e de glória. Muitas de nós se descobriram aqui escritoras, sensíveis que somos aos apelos do nosso eu materno-literário! Não deixemos esquecida essa habilidade!

Ainda que o blog siga, não será com as mesmas mãezinhas, parceiras desse sonho, idealizado e tornado realidade pela Dequinha como um presente para a Simone, e tembém cuidado com zelo pela Nívea Marinho. Por isso, escrevo meu post quinzenal como uma despedida.  Vocês são gente da melhor espécie.


Deixo como homenagem a todas que se empenharam para que o blog tivesse Vida, essa letra do Pe. Fábio, e um vídeo, que não é o mesmo da letra.
                                                                                                (Else Portilho)




Todas As Mães 

Em sua mãe acalanto
Na sua voz, meu ninar.
No seu seio o meu alimento
Seu desejo de me tocar


Iluminando os caminhos
Você foi mãe e foi pai
Que vibrou com as vitórias
Incentivando a lutar


Meu anjo, minha leoa.
Mãe, minha proa, meu mar
Mãe que tentou, mas não pôde
O seu filho criar


Mãe que com muito carinho
Uma solução buscou
Ao perder a batalha
Quando um dos seus se calou


Amor puro e bonito
Como é bom relembrar
Chamo de mãe
Essa mulher
Que para sempre vou amar
No seu abraço, o meu ninho
E os seus beijos vou guardar
Chamo de mãe
Essa mulher
Que para sempre vou amar
Sem você me sinto sozinho
Me proteja com seu olhar
Fortaleça em meio a doçura
Prometa não me deixar
Amor puro e bonito
Como é bom relembrar
Chamo de mãe essa mulher
Que para sempre vou amar
No seu abraço, meu ninho
E os seus beijos vou guardar
Chamo de mãe
 
Essa mulher
Que para sempre vou amar
Chamo mãe
Essa mulher
Que para sempre vou amar
 

10 comentários:

  1. Else, hoje eu estava me perguntando se iria ter texto da Else, pois fiquei sabendo ontem à noite da notícia. Uma graça as fantasias da Talita!

    Se ficássemos pensando no final de tudo (como ordem natural da vida) não fazemos nada, não crescemos, não evoluímos, não criamos, não plantamos nem colhemos. Embora triste, não aproveitarei a oportunidade para lamentar. Quero prestigiar cada letrinha que percorreu esse caminho e nos fez mais felizes junto a risos ou lágrimas, quero agradecer por fazer parte dessa equipe tão grandiosa de mães encantadas que souberam transformar realidade em sonho, que pousaram aqui uma parcela do que vivenciaram junto às seus pequenos. Ser uma integrante junto a vocês, para mim, foi uma grande honra! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. É sim, você tá certa, Zizi... Eu é que sou muito apegada, preciso exercitar o desprendimento. Fico com ciúme até dos meus alunos que mudam de série e vão para outros professores, hehehe... Agradeço a você por vir aqui seeeempre, trazer seu abraço gostoso na forma de letrinhas animadas!
    Você fez a diferençaqui, sabia? Bjim carinhoso!

    ResponderExcluir
  3. Elsitaaaa

    Fiquei assustada com o tamanho do Tariq.Ele está enoooorme!!! Da Talitinha sou fã mesmo e não escondo. Há quanto tempo não nos vemos? Muito , né? rs
    Olha, aproveito então para agradecer a oportunidade de estar entre pessoas tão especiais, sendo indicada com tanto carinho por você e tão bem recebida por todas. Estar aqui para mim foi uma honra, falei desde a gerente da minha conta no banco até a pediatra da Maitê, pedindo que acompanhassem as maravilhosas postagens de pessoas que considerei, como costumo dizer, minhas mais novas amigas de infância.
    Realmente não há como prosseguir, mas deixo o meu pedido que não tirem o blog do ar, para que mais tarde,nossos filhos possam ver como foram homenageados.
    Considerando que vivemos em um país em que jogar filho no lixo virou moda,somos parte então de uma minoria encantadora... Eu realmente adorei estar entre vocês.
    Muito obrigada mesmo!
    Elsita, eu nunca tinha lido vc tão emocionada... Bjs, linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah e eu fui uma anta por não ter te chamado antes, mas eu fazia ideia de que vc tva supermegassoberbada de trabalho, além de uma filhotinha arteira, né...

      Entre outros serviços, o blog prestou o de nos aproximar mais, pois, já que a gente, morando no mesmo bairro, não se vê, kkkk, pelo menos se escreve!!!
      Tenho em vc uma irmãzinha muito querida, Moniqua.
      Conte comigo sempre, mas me dá seu endereço e me explica como chega aí, viu?!!!
      Bjim carinhoso procê!

      Excluir
  4. Adorei participar desse cantinho iluminado como leitora assídua de textos emocionados e emocionantes, divertidos ou tristes, mas sempre refletindo as angústias, prazeres, desafios, descobertas e vitórias dessa parceria de mães! Mães, que compartilharam suas histórias e nos apresentaram também seus filhotes, abrindo generosamente as portas para nos apresentarem suas histórias de vida e seus frutos mais sagrados: seus filhos! Parabéns a todas vocês e sucesso em seus novos caminhos! Erika (irmã da Else)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, maninha, olhocê aqui e fico lembrando dos outros posts e de como vc se emocionou em vários. Vc que passa boa parte do dia com esses dois e se envolve diretamente na condução e no enriquecimento da vidinha deles, é parte dessas minhas emoções também. A gente discorda de tantas coisas, mas vc é muito parceira!
      Um beijo muito especial procê, Erííka!

      Excluir
  5. ' nossa adorei o post,como smp a senhora escrevendo mtt beeem. mais tambéin naum ér atouá que foi uma das minhas melhores professoras. >.< Renanda aqi.

    ResponderExcluir
  6. Renanda querida, que legal te ler aqui!!!
    Uma beijoca para vocês pelo irmãozinho e obrigada pela força!!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelas palavras, Else!!!! Me emocionou! Bjs

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!