domingo, 5 de fevereiro de 2012

Para os filhos...

Quando vemos um barco no porto, imaginamos que está em lugar seguro, protegido por fortes amarras. No entanto,  sabemos que está lá se abastecendo e se preparando para zarpar. Desse modo, cumprirá o destino para o qual foi criado: enfrentar seus próprios perigos e aventuras. 

Dependendo do que a força da natureza lhe reserve e deixando seu rastro, ele terá de desviar da rota, traçar outros rumos e buscar outros portos, mas retornará mais forte pelo conhecimento alcançado, enriquecido pelas diferentes culturas conhecidas. 
Então, teremos muita gente feliz no porto, celebrando suas milhas navegadas.

Assim são os filhos: os pais são seu porto seguro até que se tornam independentes, porque, por mais proteção e cuidado que tenham sob as asas paternas, os filhos nasceram para singrar os mares da vida, correr seus próprios riscos e viver suas próprias aventuras. 

Levarão com eles os exemplos adquiridos e os conhecimentos aprendidos, mas o mais importante estará no interior de cada um, no leme de seu coração: a capacidade de ser feliz. 

Da mesma maneira que a felicidade não pode ser dada ou transmitida, ninguém pode traçar a rota dos filhos. Os pais podem, sim, fazer com que levem em sua bagagem valores que permitam manter o curso para esse rumo. 

Os pais não devem seguir a travessia dos filhos e estes, nunca devem descansar nos resultados do sucesso dos seus pais; mas devem navegar no mar, saindo do porto a que seus pais chegaram. 

Mas é tão difícil para os pais soltar as amarras e deixar zarpar esse barco... No entanto, pensando que o maior presente de amor que um pai pode dar é a autonomia, nós desejamos a vocês, filhos, um vento bom e um mar bem calmo! 

(Extraído do livro "201 mensagens para os filhos") 

2 comentários:

  1. Espetacular esse texto. Ótima explicação com total simplicidade. Só não entende quem não quer, não é?
    Mas que é difícil, isso é!
    Manoel.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem escolhido o texto, é um tema que está ligado a todos nós, principalmente aqueles cujos filhos já zarparam e de vez em quando vem ao porto para uma visitinha.
    Palavras precisas e certeiras, coisas que todos nós devemos ouvir, refletir e naõ esquecer, no entanto o coraçãozinho de mãe só ouve a si mesmo e assim, a razão perde para a emoção.
    Parabéns pela escolha!

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!