sábado, 4 de fevereiro de 2012

Super-ação-pueril


Danilo, meu ex-pequeno e agora grande-homem, protagonizou (quase) todos os posts que mencionavam travessuras infantis. Mal cabem na minha memória suas peraltices desde a época de criança, adolescência e (por que não?) fase adulta que, com orgulho e emoção, eu descrevo e, de certa forma, revivo as incríveis peripécias  desse “anti-herói”. 

Quando pequenino, eu estava sempre por perto, de olhos bem atentos para qualquer eventualidade, pois o “indomável” adorava o elemento surpresa e dava o que fazer aos seus atentos guardiões: mãe, pai, avô, avó, tia etc... 

 Por isso, vinte anos depois, quando encarou a paternidade de forma tão madura, foi a prova maior de que um novo ciclo se iniciara. Ele passara de protagonista a narrador e traçava, então, os primeiros rabiscos da sua novo enredo o qual a palavra responsabilidade ganhava mais peso e sabor. 

Um novo contexto à vista, sujeito a outras aventuras que eu nem havia imaginado ainda, me aguardavam pacientemente. Enquanto eu contemplava e curtia aquele lindo rebento com várias  dobrinhas e cabelinho meio loiro encaracolado, dialogava com meu pensamento: “Será que o novíssimo fruto um dia vai superar o pai nas traquinagens ?  Se filho de peixe... “

O relógio, na sua incansável melodia do tic-tac,  marcava o alvorecer ao por-do-sol, virando, ano a ano, páginas do calendário, permitindo-nos a alegria em acompanhar o crescer e o desenvolver do pequeno já bem esperto Gabriel. 

Mesmo danadinho, uma criança encantadoramente dócil com as pessoas e os animais. Tão novo já queria compreender fatos e colaborar no desenrolar deles. Iniciativa e determinação ele tinha e tem para usar e abusar;  afinal de contas,  vô e vó são pai e mãe adoçados com mel,  e minha casa,  seu favo à disposição. 

Uma noite, porém, acordei porque senti que a coberta estava úmida em alguns locais. Estranhei aquilo. Não conseguia dormir, havia algo espalhado pela cama que me incomodava. Decidi acender a luz para verificar melhor e quase infartei:  A cama estava cheia de ovos de galinha, alguns quebrados embaixo de mim, outros rolavam de um canto para outro quando eu me movia. 

Minha primeira reação foi pânico total. O que poderia ser aquilo? O susto não conseguiu conter o grito. Quando olho para o lado, lá está o meu netinho. Questionei o porquê daquela bizarra cena,  precisava URGENTE de uma justificativa. Olhando-me decepcionado, ele disse que colocara os ovos embaixo de mim para que fossem chocados porque queria que nascessem pintinhos, igual à cena do filme a que assistira durante o dia. 

Tinha razão: havíamos assistido “Voando para Casa”, que conta a história de uma garota que salvou um ninho abandonado cheio de ovos de ganso, improvisou um cantinho para que  eles nascessem em segurança, depois tomou conta deles até ficarem adultos e ainda os ensinou a voar de volta para o sul. Gabriell ficara tão  impressionado com o filme que decidira fazer essa “experiência maravilhosa” usando-me como cobaia sem nenhum aviso prévio.  

Aqueles olhinhos inocentes e assustados junto àquelas palavras mal pronunciadas e cheias de boas intenções foram suficientes para me desarmar. Que egoísta sou eu, meu Deus!, A minha criança (filho com mel) estava preocupada com a extinção das aves e deu, a seu modo, uma pequena contribuição para a preservação daquela espécie. Que lindo amor pelos bichinhos! Tentou, apenas, protegê-los do bicho-homem que só tem olhos para si mesmo. 

Zizi Cassemiro - homenagem especial ao adorável e esperto Gabriel (um filho com mel)

5 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Eu jurava que ele tinha feito xixi na cama!Que surpresa a minha quando terminei de lê,rs. E eu achando meu pequeno uma criança levada. Tsc, tsc, tsc... Gabriel já deu de um a zero nele,kkkkkkkkk.Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Que traquinagem, hein? Nossa! Imagino o seu susto e o quanto foi difícil ralhar com ele, já que na sua inocência queria apenas salavr os pintinhos. rs è uma figura mesmo! :)

    ResponderExcluir
  3. Eu ri muuuuito,Zizi. jamais imaginaria uma traquinagem dessas, parece ( e foi) cena de filme ...rs
    Amei a sua perfeita e poética descrição do passar do tempo: "O relógio, na sua incansável melodia do tic-tac, marcava o alvorecer ao por-do-sol, virando, ano a ano, páginas do calendário, permitindo-nos a alegria em acompanhar o crescer e o desenvolver do pequeno já bem esperto Gabriel. "
    Cada vez que leio um texto novo aqui, fico mais encantada com o blog.
    Um bj gde

    ResponderExcluir
  4. Zizi, como é interessante a associação que as crianças fazem com os acontecimentos do dia a dia, né?
    Minha irmão quando pequenina foi ao circo com a gente e viu um homem com tochas de fogo passando pelos braços. Percebeu que não se queimava. Não deu outra. Chegando em casa ela desapareceu. Fomos a cozinha e a encontramos com a caixa de fósforos, acendendo um por um e passando em seu braço. Decepcionada nos disse que doia muito.
    Muito legal sua postagem.
    Grande abraço.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  5. Zizi, essa me pegou de surpresa, nunca pensei que pudesse ser ovos, pensei em xixi, mas que linda foi a intenção dele, eu não sei se reagiria como você. Parabéns pela paciência, percepção dos fatos! Isso é muito importante! Que travessura! Mas isso é sinal de saúde, coisa boa! Parabéns pelo relato! Muito doce!
    Bjos

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!