segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Clichês


Tentei sair do primeiro clichê "O melhor passeio que fizemos é aquele em que estamos juntos", mas não consegui... Isto porque é verdade. Não importa se vamos à quitanda da esquina ou se damos a volta ao mundo - se a família está unida, tudo é especial.

Falando, então, de maneira geral, quando as meninas eram muito pequenas, qualquer passeio ou viagem exigia um planejamento incrível... Tínhamos que pensar em tudo o que seria necessário e se teríamos condições de “sobreviver” com aqueles itens por determinado período. Então, se fôssemos para hotéis, por exemplo, já pensávamos se lá havia banheiras adequadas, berços, cozinha para preparar as papinhas, etc...

O clichê dos pais super preocupados e super detalhistas estava aí: nas primeiras vezes, e com a filha mais velha, erramos muito. Ou por excesso (levando quase que a casa toda nas costas) ou por falta justamente de um item de que necessitávamos e não pensamos.... Depois, fomos ficando mais espertos e acertando.

Assim, os passeios mais recentes, agora que elas estão maiores e menos dependentes de tantas “tralhas”, têm sido os melhores. Elas também interagem mais e curtem mais as viagens... Adoram as comidas, os quartos, as brincadeiras dos monitores. E se tem piscina, a diversão está completa (isto é clichê?).

Um termômetro que uso para saber se o passeio foi legal é a reclamação na hora de ir embora. Quando maior o “chororô”, mais divertido foi! 

Fica, então, a vontade de passear novamente e dividir momentos inesquecíveis junto de quem se ama! (Sim, um novo clichê, eu sei.... Mas muito verdadeiro!)

Nina Marinho (mãe da Mari e da Analu)

8 comentários:

  1. Nívea,e põe tralha nisso! Kkkkk É exatamente assim rsrs
    Mas vamos combinar que não tem clichês melhores que esses. Delícia passear com nossos filhotes!
    Adorei a leveza do seu texto! Beijão

    ResponderExcluir
  2. Exatamente isso que você comentou: muita tralha pra levar quando a criança é pequena... por essas e outras que eu não curti nada a primeira viagem que fizemos, ao Rio, quando Miguel tinha apenas seis meses de vida. Fomos conhecer a casa da minha irmã e depois ainda passamos rapidamente em São Gonçalo, pra ver a vó paterna de Miguel. Um calor horrível e um cansaço imenso. Mãe de criança pequena evita passear por conta disso: parece que o cansaço aumenta... triplica... e até uma simples ida à praia parece que nos obriga a levar o mundo atrás! Afe! Ô época... rs rs rs

    Hoje temos nos limitado a ir até a padaria... mas isso não cairia bem, aqui no blog, então... coloquei a mente pra funcionar e vamos ver no que vai sair. Mas certamente não sairá um texto tão leve que nem o seu, divertido, o clichê mais fofo que eu já li! E reli! Parabéns! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Me fez lembrar de quando Alberto era bebê e eu tinha que sair com ele sozinha. Meu Deus! Quanta coisa, quanto peso, e ainda assim a gente dá um jeito de dar conforto a eles. Bateu uma saudadezinha!

    ResponderExcluir
  4. Cá entre nós, seus clichês foram muito bem colocados porque eles tem a exatidão necessária para descrever as cenas...nem sempre dá para fugir desses lugares-comuns porque eles foram criados para nos representar. Que delícia estar com os filhos....seja onde for... Que delícia curtir a família e valorizar os pequenos momentos!

    ResponderExcluir
  5. Verdade ! Quando as crianças são pequenas temos que carregar muita tralha rsrs E eles nem curtem tanto, mas a medida que estão maiorzinhos amam os passeios e são inesquecíveis.

    ResponderExcluir
  6. Realmente é tudo isso mesmo, queremos sempre levar muita coisa. Mas é tudo uma delícia! Tudo vale muito a pena mesmo!! Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  7. Para mim parece que o tempo passou “the flash”! Minhas crianças têm hoje 35 anos (Rodrigo); 30 anos (Philippe) e 26 anos (Fernanda)!
    Tem sido maravilhosa e abençoada a viagem que fazemos através do tempo! Muitas histórias, emoções que se multiplicam, pois hoje o Rodrigo e minha nora, a Paula, são os maravilhosos pais de minhas principescas netas (Eduarda, de 8 anos; Mirela, de 3 anos e Luna, de 1 ano)! Minha filha, a Fernanda, em produção com meu genro Luciano, é recém-mamãe de Laura, minha princesa-neta, que está com um mês! Quem ainda não é papai é o Philippe, mas já está noivo da Vanessa.
    Gente, sinto vontade de participar mais aqui nesse espaço, mas estou nos cuidados da bebê, junto com minha filha. Laura tem refluxo e muitos sustos acontecem por conta disso. Ainda está muito bebezinha e, vocês sabem, os cuidados são ainda mais intensivos.
    Li vários e belíssimos textos aqui! Quando for possível, deixarei mais comentários! Ótima viagem para tod@s nós nesse maravilhoso mundo da materna idade! Beijos!

    Terezinha Fatima Martins.

    ResponderExcluir
  8. Não entendi por que não consegui publicar a mensagem com o meu nome. Mas, assinei o comentário! Mais beijinhos!

    Terezinha Fatima (mãe de Rodrigo, Philippe e Fernanda); (avó de Eduarda, Mirela, Luna e Laura)!

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!