quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Das coisas que uma mãe sente saudades...

Quero começar o meu texto com uma frase (que não é minha): "De todas as tarefas que Deus confiou ao ser humano, a de ser mãe é com certeza a mais sublime" (João Prezado)

Ser mãe é abrir mão de muitas coisas, para ganhar a oportunidade de ver um ser tão pequenino crescer com tantos encantos diante dos seus olhos... Aí esse bebê cresce, aprende a sentar, a andar, a falar. Começam a expressar suas próprias opiniões, o que é muito bom! De uma hora para outra, e não sei bem quando, eles abandonaram certas preferências, certos brinquedos. À medida em que cresceram foram revelando traços físicos e psicológicos muito parecidos com os nossos. O tempo passou e como passou rápido! Quando percebi, estavam na faculdade! É tão mágico mágico poder acompanhar esse desenvolvimento!

Hoje, se pudesse, com a experiência que adquiri, -- ás vezes vencendo, outras perdendo --  acho que teria curtido muito e muito mais eles crescerem. Não que eu não tenha curtido, mas poderia ter curtido mais e mais e mais... Só sei dizer que são tudo de mais precioso que possuo, sempre foram as grandes alegrias da minha vida! Mesmo no trabalho, sempre estava a lembrar deles e tenho certeza que se eles fossem me avaliar como mãe presente e principalmente "mãe que não grita", eles me dariam uma excelente nota. Eu tenho orgulho dos filhos que tenho. Já ouvi de outras pessoas: "Seus filhos têm excesso de educação".

A grande saudade...??? Acho que não tenho saudades de quando eram muito pequeninos, muito dependentes de mim, pois até gosto da liberdade que tenho hoje, de sair tranquila para trabalhar e não ter com o que me preocupar, pois sei que estão em casa com o pai  ou saíram para trabalhar, estudar ou jogar futebol. Mas a grande saudade é do tempo em que eles só iam onde eu e o pai dele fôssemos, porque agora tenho uma grande preocupação: depois que chegamos da igreja sábado à noite, o mais velho sai mais ou menos dez horas e chega por volta de uma ou duas horas da manhã, porque vai se juntar a uma turma de universitários para tocar violão e tomar tereré. Ele sai com o carro (já tirou a CNH), outra grande preocupação, mas ele diz para eu ficar tranquila que não vai fazer nada demais, só vai cantar com a turma. Não sei até que ponto eu posso ficar tranquila, só sei que durmo e nem vejo quando chega. O pai que sabe a hora que ele chega. E o mais novo viaja muito para jogar futebol, sinto um aperto enorme aqui dentro, mas eles têm que viver a vida deles.

Quanta saudade dos filhos pequenos ao meu redor, minhas sombras queridas a todo canto a carregar...


(Maria José -  mãe do Mateus e do Elias)

9 comentários:

  1. Cada fase é única, e linda, né? E que coisa boa a gente, como mãe, poder acompanhar cada uma dessas fases...

    Lendo o seu texto, fiquei preocupada aqui, pois sei que tanta coisa ainda me espera com relação ao Miguel... e peço a Deus para que Ele vá me preparando para lidar com cada fase da vida delezinho, pois sei que nenhuma é fácil, muito menos essa em que seus filhos estão... de ganharem mundo... de caminharem longe dos nossos olhos na maior parte do tempo...

    Beijos e orgulhosa por vc ter conseguido postar sozinha! Urrú!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga, lembrei de uma frase que diz: "Criar filho é igual jogar vídeo game, a próxima fase é sempre mais difícil". ....Obrigada por tudo, pelo apoio, agora é tratar de prestar atenção nos erros do texto para melhorar sempre. Estava com medo de sair errado que acabou saindo errado, mas enfim é isso a gente cresce a gente aprende. Bjo

      Excluir
  2. Que lindo o texto! Muito bem escrito,parabéns!
    Meu filhote ainda é pequeno e não imagino como vai ser quando ele estiver um rapaz. A verdade é que passa muito rápido, parece que foi ontem que ele era um bebê.

    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Sim Aline, passa mesmo tudo muito rápido!! A grande doçura é mesmo quando eles são pequeninos, por isso temos que aproveitar... valeu bjos

    ResponderExcluir
  4. Mazé, seu filho mais velho já tirou carta? Minha nossa, como o tempo passa! O que não passa são as preocupações de mãe kkkkk sempre temos novas rsrs
    Eu já morro de saudade do Henrique bebê, imagina quando ele estiver com a idade dos seus! Lindo texto, cheio de amor!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. As crianças vão crescendo, os hábitos mudando, novas preocupações porque nossos filhos serao sempre prioridade em nossa vida, independentemente da idade, são nossas eternas crianças... Seu texto, em muitos momentos, parecia que foi feito para mim, porque tenho os meus já adultos e continuam, para mim, minhas eternas crianças. Amei a metáfora das sombras... Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Ai Mazé, que filhos lindos ! Sinto as mesmas saudades suas. Principalmente de quando ele só ía aonde eu ía. heheheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Cristina, que tempo bom! Que delicia!! Muita saudade!! Bjos

      Excluir
  7. Zizi, verdade, eles são eternas crianças...Bjos

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!