domingo, 28 de fevereiro de 2016

Me disseram que se foi


"Me disseram que você foi embora para não mais voltar. Não senti dor maior no mundo ao pensar que jamais o veria outra vez. Dor que não se pode explicar, tão forte que nem as lágrimas não fazem cessar. Então me disseram que foi melhor assim, talvez sem saber quão melhor era poder te encontrar… Alguns disseram que você foi para um lugar melhor, talvez sem saber quão melhor era sua casa quando estava aqui…

Também me disseram que você descansou,  já que estava doente, sem talvez notar que, em certa medida, todos estamos. Outros me disseram que, com o tempo, melhora, mal sabendo que o tempo não anda tão rápido quando se fala em saudade... Saudade do sorriso, da cara fechada, de ovos de páscoa escondidos e cartões de natal recheados de carinho. Saudade das horas ao telefone, do toque da pele e do olhar que podia sorrir.

Alguns me disseram que vai passar, e, por um breve instante, sorri aliviada. Mas aí comecei a te encontrar, em esquinas perdidas, no cheiro do vinagre com cebola, no sabor da pimenta. Numa música de viola. Numa caixa de chocolate ou num assalto a geladeira sem ninguém olhar. Numa lembrança e às vezes num sonho. Num perfume ou num vulto parecido. E então decidi que não quero que passe, porque assim te faço presente em mim quando me dizem que não está mais no mundo."

O texto acima foi  escrito por Léia, uma amiga minha que perdeu o filho, e eu o trouxe pra cá por achar que o tema tem tudo a ver com o blog, como uma forma de representar as mães que passaram por um momento triste desse, de perda. Que se sintam abraçadas, confortadas. 
(Zizi Cassemiro)

6 comentários:

  1. Não me recuperei do texto da Vania e meio esse....meu Deus! Sem conseguir comentar. Em prantos aqui :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os textos dela são muito profundos e falam da dor real porque ela perdeu um filho há poucos anos...

      Excluir
  2. Haja coração... Cada texto mexendo mais e mais com a nossa emoção, com a nossa dor que é tão nossa e tão de todas, sempre. Me lembrei da minha querida Marisa Silveira, que também perdeu o seu filho. Imagino a dor. Oro sempre por ela e agora vou orar tb pela Léia... e por todas as mães que passaram e passam por essa tamanha dor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso viver intensamente é o melhor que temos que fazer, pois nem todos têm essa graça de poder curtir o filho e acompanhar todas as etapas do crescimento...

      Excluir
  3. Eu também fiquei muito tocada com esse texto, pois a pior dor é mesmo a da perda...

    ResponderExcluir
  4. Muita dor... nem gosto de pensar, não consigo imaginar... perder é realmente um grande martírio! Triste!

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!