sábado, 27 de fevereiro de 2016

O que me faz falta


Não sei dizer bem do que mais eu sinto falta, pois são muitos os momentos em que me pego lembrando de alguma coisa que passou. Uma arte, um chorinho, um sorriso com dentes faltando...

Porém, também percebo que muitas lembranças vão ficando distantes, pois são a todo tempo substituídas por novas lembranças. O rostinho infantil vira um rosto adolescente e nem nos damos conta do quão rápido isso aconteceu.

Pra cada filho, uma saudade.

Minha filha Beatriz, quando pequena, vivia me abraçando, atrás de mim pelos cantos, querendo brincar. E, hoje com 17 anos, já não quer mais brincar, mas quer conversar. Dela sinto falta dos cachinhos louros, das bochechas rosas e de quando ela me dizia, quando eu chegava cansada do trabalho, “mãe, estou com uma pena de você” e seus olhinhos me abraçavam com amor.

Já meu filho, corria para mamar. Não perdia uma chance de se deitar no meu colo e puxar meus cabelos. Vivia correndo pela casa. Para que ele ficasse quieto, íamos assistir a vários desenhos. Eu era especialista em Power Rangers. Mas diferente dela, hoje com 11 anos, ainda vive puxando meus cabelos e ainda é muito carinhoso.

O mais difícil, ao pensar nisso, é constatar que muitas lembranças ficam distantes e são eles que nos lembram certas coisas. "Lembra, mãe?" "Tinha me esquecido, filho(a)"...

Quando se vive sempre com os filhos, sejam eles pequenos ou grandes, não dá para ficar pensando naquilo de que se sente falta. Sempre há momentos para se viver e o que realmente vale a pena guardar são seus sorrisos invariavelmente lindos.

(Carmem Lúcia - mãe da Bia e do Felipe)

4 comentários:

  1. Carmem, você tem razão: as lembranças de ontem vão dando passagem para as mais recentes e dessa forma o amanhã vira hoje e daqui a pouco será ontem....e garanto que esse amanhã chega muito mais rápido que imaginamos. Só depois que passamos e acompanhamos as fases da vida de nossos filhos, nos damos conta que era tão gostoso as brincadeiras, os micos, as encrencas entre os irmãos... Algumas caracteristicas permanecem, outras se vão mesmo e dá saudade... Enquanto lia seu texto, eu me sentia diante de uma tela assistindo o passar dos anos dos meus filhotes, que ontem eram bebês e hoje, adultos, mas ainda fofos que eu cubro de beijinhos toda vez que os vejo. Seu texto é leve, gostoso de ler e de refletir sobre o tema. Parabéns pelo texto, gostei!

    ResponderExcluir
  2. Carmão, que texto lindo e leve, assim como você, que eu não sei como consegue dar conta de tanta coisa, de tanta escola e dois filhos! Me enrolo e me perco com muito menos! Um dia, quem sabe, me explique e me ensine a ter esses superpoderes!!! Até lá, aguardo. E aplaudo. Parabéns por ser excelente mãe, professora e amiga! Sou fã!

    Ainda não tenho tanta coisa assim a lembrar, já que Miguel só tem seis anos (e meio, como ele acha tão importante frisar), mas já entrei na fase de ele me lembrar de algumas coisas. E como isso é gostoso! Beijos. Bom ter vc aqui de novo. Até a próxima!

    ResponderExcluir
  3. Texto muito bonito, Carmem! 'Para cada filho, uma saudade' foi a frase que mais amei <3
    Acho que não saberei o que é isso, mas posso imaginar. Mas que bom que sempre há momentos para se viver e ir renovando a saudade. Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Lindo o seu texto, Carmem, cheio de muita doçura! Quanta saudade gostosa!! O passar dos anos se encarrega de tudo isso...tanto sentimento lindo! Bjos

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!