quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Saudade é vida!

Saudade é um estranho sentimento. Em certos momentos, impiedosa, faz doer e  machuca a alma. Em outros, provoca uma sensação gostosa, trazendo à tona uma doce e suave  melancolia. 

Poderia passar horas inteiras listando saudades:  a saudade  de ser filha e, por conseguinte, cuidada; a saudade de ver meu pai “brincar de vovô com os meu filhos”- imagem   transposta do meu cenário há pouco mais de quatro anos. Poderia também dizer que sinto falta da figura materna a me orientar diante dos momentos difíceis pelos quais venho passando na criação da  pequena princesa, a caçulinha  Maitê. Mamãe é  portadora da Síndrome de Alzheimer há mais de dez anos.

Mas, se é para falar sobre saudade, vou falar de uma saudade boa. Daquela que classifiquei como gostosa e responsável por uma doce e suave melancolia. Para isso, decidi homenagear meu primogênito que acabou de realizar sua matrícula na UERJ. O “calourinho” de Ciências Biológicas sempre me deu muitas alegrias. Ele foi e continua sendo meu melhor amigo e companheiro. É de toda essa história, desde o comecinho, que sinto muita, muita  saudade. Só não lamento o passar do tempo, porque este tem sido pra lá de generoso, presenteando-me com boas surpresas ao longo da vida. 

Sinto saudade da gestação. A  indescritível sensação dos pezinhos chutando à procura de espaço, enche tanto o meu coração que chega a  transbordar pelos olhos. Os longos diálogos gestacionais nos proporcionaram uma intimidade que  vem perdurando. Lembro-me com saudade do seu  primeiro dia de aula. Este foi um verdadeiro acontecimento na família. 

Renan se  tornou um bom aluno. Responsável e cheio de amiguinhos. Sinto saudade até mesmo de correr atrás das figurinhas para que ele completasse o seu álbum. Sinceramente, acho que  sempre vibrei em maior escala pelas conquistas do menino que , ao contrário da mãe, desde  muito pequeno, parecia saber lidar bem com perdas e frustrações. 

Além de bom filho e aluno, Renan se revelou um excelente irmão, assumindo uma postura que nem competia a ele em relação à pequena.  Hoje, entendo que Deus o enviou doze anos mais cedo para que pudesse se preparar para a chegada daquela que colocaria as nossas vidas de cabeça para baixo, mas que  também  traria emoção e muito aprendizado. Tenho a certeza de que você internalizou  e há de levar para a sua família o lema por nós criado: “ Os mais velhos cuidam dos mais novos  até que as posições se invertam.”

A saudade do meu menino de ouro, aquele que participava de forma ativa do grupo do “ deixa disso”, sem nunca fugir á responsabilidade, é grande. Conhecedor desde novo dos seus direitos conseguiu tudo o que quis, porque  aprendeu cedo  a dialogar e argumentar.. Meu  filho foi meu motivo primeiro de inspiração.

Sinto saudade da cena de vê-lo pela primeira vez com a irmã em seus braços e sei que sentirei muita saudade de todas as outras de afeto e comprometimento que presencio até hoje.  São tantas as saudades...  Curto cada instante, porque, no final, todos os bons  momentos  da vida transformam-se no tema desse texto: SAUDADE. 


Obrigada, meu filho Renan, pela  grande experiência de ser sua mãe. Obrigada por todas as saudades, inclusive as vindouras.

(Mônica Jogas - mãe do Renan e da Maitê)

29 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu, Douglas. Daqui a algum tempo, você vai começar a sentir muitas saudades também !rs abrç

      Excluir
  2. Vc sabe como ngm expressar o q vai no coração! Cada vez mais, suas palavras vão de encontro àquilo que sinto e penso. Há nelas verdade e poesia,sempre o q deiza pro leitor um misto de prazer e aceitação.
    Resumindo: adorei o texto e me encontrei nele muitas vezes!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!! Lindo texto!! Sem dúvida tudo que diz respeito ao carinho ao amor e nesse caso, a saudade de momentos tão incríveis, ... é sempre carregado de Muitas emoções! Bjos

    ResponderExcluir
  4. Lindas palavras professora! Eu posso afirmar tudo o q a senhora escreveu, o q sempre me encantou no Renan foi esse jeito carinhoso e cuidadoso q ele sempre teve com a senhora e a Maite. Parabéns mais uma vez, pois a senhora criou muito bem ele, mesmo com todas as dificuldades q a senhora passou, tendo um papel de mãe e pai ao mesmo tempo. Bom, saiba q gosto muito de vocês três e podem sempre contarem cmg 💚
    Obs:o texto está emocionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathalia, muito obrigada pelo carinho de sempre. Um beijo no seu coração !

      Excluir
  5. Como,seria bom se pudéssemos parar o tempo e eternizar alguns momentos tão singulares!mas a corrida nem quer saber, vai adiante preparando cada emoção a sua época. Muito bem elaborado o seu texto e também cheio de emoção que atinge cá o leitor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Zizi!!! Se eu pudesse, eternizaria muitos mesmo...
      Beijos e obrigada!

      Excluir
  6. Mãe, fiquei emocionado com essa homenagem, mas não surpreso! Haha
    Afinal, nem todos têm a sorte de ter uma progenitora igual...Não tenho palavras pra descrever meu amor por ti e todo o sentimento de gratidão pelas coisas que fez e ainda faz por mim.Só tenho a agradecer a Deus por ter colocado alguém tão especial na minha vida, que fez tão bem esse difícil papel de"PÃE"...Tenho orgulho de ser seu filho e de ter uma mãe, que faz tudo muito bem, tanto que parece até fácil,dar aula, escrever, cozinhar e ser uma alguém que apesar dos pesares está SEMPRE presente para ajudar...Bom, mais uma vez, muito obrigado,mãe!
    Obs:Te amo!

    ResponderExcluir
  7. Dinda !! Lindooooo , você foi , é e sempre será a minha inspiração !! Beijossssss

    ResponderExcluir
  8. Texto lindo e cheio de vida, e de uma vida que já sabe, como a mãe, se expressar super bem e emocionar também (sim, sim, eu também li o comentário -- fofíssimo -- da sua cria!). Tomara que o meu Miguel tb possa me encher assim de orgulho e que tenha comigo a mesma parceria e cumplicidade. Beijos pra vocês três! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Dequinha! Tenho a certeza de que o Miguel corresponderá a todas as suas expectativas. Basta que continue sendo exatamente como você é. Um grande beijo !!

      Excluir
  9. Que lindo texto!Emocionante!

    ResponderExcluir
  10. Como explicar a emoção que senti ao ler seu texto? Participei ativamente em todos esses momentos nostálgicos aos quais você se refere, tão magnificamente, fazendo que meus olhos fiquem embaçados pela saudade da sua saudade, que também sinto... Te amo minha irmã caçula e também sinto saudades, de qdo eu aos 25 anos e você aos 10 anos, rs,pedia para que me chamasse de mãe...RS oh! Saudadeee... Beijoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser posso continuar chamando de mamãe ... Hahahah
      Obrigada, irmã ! Te amo tb !

      Excluir
  11. Voce é magnífica,maravilhosa!! Você sempre surpreende muito nas suas palavras, você se supera, eu sou apaixonada por você tia!!! Esse texto foi simplesmente perfeito, me emocionei em todas as partes! Eu tenho orgulho da grande tia que tenho!! Parabéns por ser magnífica com as palavras e por ser essa pessoa incrível!!!! Te amo DEMAIS!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que linda!!! Obrigada, minha florzinha. A tia também te ama muito !

      Excluir
  12. Que lindo texto Monica! Fiquei emocionada... Impossível não ficar! Que família linda! Conheço um pouquinho da sua história e da sua luta e admiro sua força! Siga em frente nesta caminhada que muitas saudades ainda virão!! Um grande beijo, Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parte da minha força está em cada pessoa que me rodeia e emana boas energias, assim como vc ! Obrigada, Carol !!!

      Excluir
  13. Que lindo!!! Muito fofo o comentário do seu filho. Espero, que um dia, meu filho também tenha orgulho de mim assim. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rosimery. Assim será !!! Filho é espelho da criação. Crie um amigo e assim será para a vida toda a vida .beijos e obrigada.

      Excluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!