terça-feira, 1 de março de 2016

O(s) melhor(es) de todos!!!

Eu fiquei aqui pensando em qual foi o melhor passeio que fizemos juntos e consegui eleger um, embora tudo o que eu faça ao lado dele se torne prazeroso e único! Porém, resolvi perguntar a ele, à queima-roupa, de qual passeio legal ele se lembrava de ter feito comigo e a resposta veio diferente. Como não chegamos a um consenso, resolvi então falar sobre esses dois momentos!


Pra mim, foi o dia em que fomos conhecer o Zoológico e como foi bom ver a carinha de alegria dele ao ver de pertinho tantos bichos que, até então, ele só tinha visto nos livros ou nos desenhos! Aliás, a carinha de alegria não era, na verdade, só a dele, mas também a minha, que não me lembrava de ter ido a um zoológico em toda a minha vida. Parecia mesmo mágico, pra ele, aquele mundo mágico povoado de girafas, ursos, macacos, elefantes, tigres, leões, jacarés, hipopótamos, cobras, morcegos...

 
Para ele, o passeio marcante já foi o dia em que nem precisamos sair de nossa cidade e o levei, com mais duas amiguinhas, para conhecer alguns dos nossos pontos turísticos. Sabia tudo sobre cada lugar, como um exímio guia, e lá estava ele mostrando tudo o que tinha aprendido na escola: Arco da Passagem, Igreja de São Benedito, Forte São Matheus... Aliás, tivemos a sorte grande de subirmos ao Forte e de pegarmos aberta uma salinha (que eu nem sabia que existia!), com exposições... riquíssimas... e haja história!

De tudo isso, tiro uma lição! Pra ele, conhecer a história de cada bicho, por exemplo, apesar de divertido, nunca será mais importante do que conhecermos a NOSSA, como um todo, como um POVO. Apesar de andar tão sofrido, o povo cabo-friense, do qual fazemos parte, com muito orgulho, é um povo digno de aplausos, de lutas, de história(s)! Como sempre, Miguel, com sua sabedoria e sensibilidade infantis, me ensinando a perceber o imperceptível.

Enfim, não importa qual dos dois foi, de fato, o passeio mais marcante, afinal de contas, o estarmos juntos, fazendo tudo, sempre, é que é importante! Momentos de cumplicidade que nem esses que fazem bem ao coração e nos enchem de alegria, de entusiasmo, de fé na vida, na nossa continuação! Tenho muito orgulho de ver que, com apenas seis anos, meu filho já tem muitas histórias para contar e eu jamais vou abdicar de estar presente na maioria delas, se não em todas! Amo estar com ele! Sempre! E será esse o nosso melhor passeio: o que nos leva pra dentro de nós mesmos, onde contém todas as nossas preciosas lembranças reunidas! 

(Andreia Dequinha - a mamãe apaixonada pelo animado Miguel)

27 comentários:

  1. Com certeza o melhor é estar com eles, independente de onde. Tão novinho e tão sábio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como aprendemos com nossos pimpolhos, né?!? Quantas sacadas por parte deles... tanta mágica e sabedoria... Adoro! O melhor presente do mundo! Beijos pra vc e pro Alberto. Valeu pelo recadinho!

      Excluir
  2. Que legal! Essas experiências e memórias são maravilhosas!
    Arthur ainda não conhece o zoológico. E pra piorar, o do Rio fechou pelas péssimas condições em que se encontrava... Lamentável ver tudo sendo destruído e sucateado, enquanto quem deveria representar o povo só enriquece às nossas custas.
    Mas voltando aos passeios... Arthur também se amarra. Sempre fala no Viverde, e há muito tempo que não vamos lá! Seu texto me incentivou a voltar a frequentar o clube, pois é uma lembrança constante para ele! Assim que o sol voltar, estaremos lá!
    Beijo graaaande no príncipe Miguel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma tristeza o Zoo do Rio ter fechado, foi a esse que nós fomos, mas, já na época, estava muito caótico. Os animais nitidamente magros e famintos, doentes, e os locais bem sujos. De dar pena! Impressionante como a ganância e a insensibilidade dos homens vão destruindo o que é mágico e cheio de vida, né?!? Fico pra morrer!!!

      Onde é o Viverde?!? Fiquei curiosa... e atenda mesmo ao pedido do seu filhote, porque eles sabem das coisas... sem falar que às vezes tb estamos precisando relaxar e nem nos damos conta. Mas eles sim, tão sábios são!

      Beijos pra vcs tb. Obrigada por sempre vir ler meus textos e comentar. Adoro.

      Excluir
    2. O Viverde é um clube em Rio das Ostras. Compartilhei hoje no meu Face uma lembrança de lá.

      Excluir
    3. Nunca ouvi falar, olha que gafe a minha! (risos)
      Mas tem que ser sócio, ou é aberto ao público, que nem o (eca!) Riala??? rs rs rs
      Vou lá no seu Face fuxicar, pra conhecer, pelo menos por foto. rs rs rs
      Beijinhos, linda.

      Excluir
  3. É admirável a grande dedicação que você dispensa a seu filho! Observo sua presença marcante na vida dele, através dos mínimos detalhes registrados por você. Aprecio demais esse seu jeito māezona e com ele me identifico. É isso mesmo, mãe; continue curtindo seu filhote em qualquer os lugar... todos os dias, todas as horas, porque a maior recompensa é a certeza de estarem juntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Zenilda querida! Eu tento ser uma mãe dedicada, até mesmo para preencher as lacunas deixadas pelo pai e pela família do mesmo. Eu e mamãe tentamos compensar, de todas as formas, mas sem mimá-lo ou fazê-lo achar que é vítima e tal. Complicado. Muito obrigada por sempre vir aqui me ler e comentar, interagir. Gosto demais disso e me motiva! Valeu mesmo!

      Vou aproveitar para lhe fazer um convite: que tal também fazer parte de nossa equipe, participando do nosso blog e também mandando seus textos, heim??? Como mãe e como vó!!! Eu iria amar!!! Topa??? Beijocas. Convite feito.

      Excluir
  4. Que delícia!
    Hj mesmo uma amiga sugeriu irmos ao zoo. Tínhamos esquecido que foi fechado. A Lara tb adora esses passeios.
    É admirável a esperteza do Miguelito!
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal, mesmo a gente vendo que os animais estavam magros e mal tratados... O adulto que sofre mais com isso, pois a criança se apega mais ao lado mágico, do contato com a bicharada!

      Uma pena mesmo ter fechado o do Rio... Foi um ótimo passeio, pelo menos pra mim, mas pra Miguel... já viu que o zoo perdeu para os pontos turísticos daqui da nossa cidade, né? rs rs rs

      Obrigada por ter vindo nos ler e volte sempre! Beijos pra vc e pra essa princesa chamada Lara.

      Excluir
  5. O convite me instiga.Não sou escritora, mas gosto de escrever, interagir...Só não fecho agora,porque não sei como funciona essa dinâmica de blog, nunca participei.Não sei se terei disponibilidade de tempo(terei que escrever um texto semanalmente?);apesar de aposentada,tenho meus compromissos como legionária(Legião de Maria),faço revisão do jornal da igreja e ajudo a cuidar de minhas "periquitas", Clara e Valentina. De qualquer maneira,muitíssimo obrigada!Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ele "instigou", pois a intenção era essa!!! (risos)
      Nenhuma das meninas (muito menos eu) é escritora, de fato, mas todas são mamães, escrevem com o coração e têm muitas histórias para contar!!! E isso tudo eu sei que você tem de sobra, até porque já é até vovó, que delícia!!! Um dia eu chego lá, tomara!!! :-)

      O tema "O melhor passeio que fizemos juntos" ficará quinze dias no ar. Você pode escrever sobre isso, se lhe interessar, e mandar por aqui ou pro meu e-mail... ou pelo Face... que eu posto aqui no blog, com prazer! Não tem mistério. E nem fica pesado. Quando o tema da quinzena não interessar, não precisa escrever. É por prazer apenas, sem compromisso! Anime-se! Beijocas!

      Excluir
  6. Dequinha, vc teve a mesma preocupação que eu: quando os meus graúdos eram miúdos, eu não sosseguei até levá-los ao zoológico para que vissem de perto os bichinhos que tanto os empolgava na tv. Acho,importantíssimo esse contato deles com os animais, até mesmo para que aprendam a dar mais valor ainda a vida animal, a nunca judiarem de bicho nenhum. Quando eles viam alguem maltratando algum animal, nossa! Era uma encrenccça só. Eles ficavam revoltados e até hoje são assim. O mesmo critério eu segui com o neto e o resultado não foi diferente : Gabriel AMA todos os bichos desde bebê....conhece muito sobre os animais, assiste a muitas reportagens sobre animais, até tira minhas dúvidas sobre algumas coisas.. O outro passeio (turístico) que vcs fizeram também é importantíssimo para que já cresça valorizando a terra e tudo que possui. Seus textos são deliciosos de se ler, são poéticos recheados de sensibilidade e emoção. Vc não assume, mas é uma poetisa nata! E das ótimas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legais todas essas coincidências... e Miguel AMA bicho e acho que vai ser um defensor ainda mais empenhado do que eu sou! Hoje mesmo abandonaram, em uma caixa, mais seis filhotes de gatos e eu estou louca já. E ele super feliz, ajuda a cuidar de todos!

      Aqui eu já arrumei, recentemente, um problemão com uma vizinha, que maltratava o cachorro. Não aceito. Não compactuo com isso, nunca. Tb me revolto. Miguel vai pelo mesmo caminho, ao que tudo indica. Já compra umas brigas por conta disso.

      Obrigada pelo carinho e por enxergar tantas coisas boas em meus textos tão simples. Poeta é quem vê poesia no outro, portanto, vc é que é! Valeu pelo estímulo, pelos elogios que me fazem tão bem!

      Excluir
  7. Convite aceito. Já tenho um texto prontinho sobre o tema desta quinzena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!
      Vou amar ler e ver um texto seu fazendo parte aqui do blog, aliás, não só UM, mas vários deles. Anime-se. Pode mandar que eu publico. Quer hoje já? Beijos, Zenilda.

      Excluir
    2. Estou no tablet,mas fiz o texto no Word.Teclado de tablet e de celular não é confiável(meio maluco).Vou mandar pelo "face", "in box".Aguarde, mais tarde você o receberá. Trata-se de um texto simples,mas feito de coração. Coração de mãe/avó/filha.Beijos!!!

      Excluir
  8. Fico boba em ver o tanto que Miguel é inteligente e esperto! Um mini adulto no auge de seus 6 aninhos rsrs fofo demais!
    E como é lindo vocês dois, essa cumplicidade, esse companheirismo! A sua dedicação, amiga, realmente é admirável! Imagino a alegria de Mig nesses passeios e em tantos outros que vejo vocês dois curtindo. SEMPRE JUNTINHOS <3
    Amo muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguelito é um presente, um achado, o meu eu melhorado! De quebra, ainda me faz constantemente melhorar, querer ser um ser humano melhor, em que ele possa se espelhar!

      Que a gente possa estar sempre juntinhos, em todos os momentos! Nada mais faz tanto sentido se ele não estiver por perto, a tiracolo! Que bom que curte isso, Índia, mas se bem que por aí tb não é diferente, né? Que eu sei! Beijocas.

      Excluir
  9. Amiga, eu levava o filhote todo ano ao zoológico rsrs Era de lei no mês de Julho. Outro dia ele comentou, vamos novamente ? Pena que nosso zoológico acabou e está abandonado. Uma lástima !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, imagino como tem um monte de história pra contar em todos esses anos que, juntos, foram ao zoológico. Uma pena mesmo ter fechado. Um lugar mágico, a que toda criança deveria ir. Se bem que aqui na frente da minha casa já está virando um mini-zoológico... 11 gatos agora, 12 com a mamãe-gata... Só Jesus! rs rs rs

      Excluir
  10. São lembranças que ficarão pra sempre na lembrança dos nossos filhos. Também faço questão de estar sempre por perto dos meus! Sempre com eles e para eles! Tudo o que faço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem coisa melhor, e quem é mãe DE VERDADE não abre mão disso, né?
      Obrigada por ter vindo aqui me ler e deixar sua marquinha, sua linda! Beijos!

      Excluir
  11. É muito importante conhecer a história de onde se vive. Comece pela sua casa, depois seu bairro, sua cidade, etc.
    Mas também é importante levar as crianças para esses passeios, para ver "ao vivo" o que eles só conhecem pelos desenhos animados. Minha filha (quando pequena, agora é um mulherão) adorou o passeio no zoológico - repetimos várias vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é importante e isso é, inclusive, bastante trabalhado na escola, nas séries iniciais, e eu adoro!

      Também pretendia ir várias vezes ao zoo com Miguel, mas infelizmente o mais perto daqui, no Rio, fechou. :-(

      Que a gente possa inventar novos passeios, improvisando... curtindo...

      Excluir
  12. Realmente Andreia, o "estarmos juntos" é o que faz toda a diferença!! Seu texto é maravilhoso! Marcante! Adorei! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, amiga, e estarmos juntas, também aqui, no blog, em parceria, é tudo de bom! Valeu! Beijos!

      Excluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!