quinta-feira, 14 de abril de 2016

Contrato de Maternidade


Sim, eu aceito.
Não dormir. E se dormir, ter a mente sempre ligada.
Ter restinhos de comida, banana, leite, iogurte, baba e ranho na minha roupa, não importa onde eu esteja.

Estar sempre acompanhada, onde quer que eu vá.
Carregar carrinho de bebê no colo em toda escada sem rampa .

Aceito não ser dona da minha mama. E não me importar que você mame sempre que precisar e quiser.

Aceito que minha linda mala se transforme em um trocador de fraldas, cheia de fraldas, lencinhos e brinquedos.
Falar ao telefone correndo, antes que você grite, chore ou me chame.

Aceito que meu assunto principal seja seu cocô, arroto e cólicas, seu dentinho que está nascendo, ou para que escola você vai.

Aceito ter brinquedos espalhados pela casa.
Comer os restinhos que ficarem no seu prato.
Sorrir para todas suas gracinhas.
E inventar músicas para te fazer dormir.

Aceito aprender o nome de milhões de personagens de desenhos animados.
Ouvir todas as músicas para criança que estão na internet, muitas em russo porque tem aquela menina loirinha com o urso que você adora, e até ouvir aquela bendita galinha.

Aceito conversar com as mães mais chatas do mundo, só para você brincar com o filho dela.
Aceito trocar qualquer passeio ao cinema, shopping ou teatro, por uma volta ao parquinho da esquina de casa.
Aceito engolir meu orgulho e vergonha, quando você se desesperar por um brinquedo no supermercado.

Aceito sorrir quando eu estiver cansada.
Te abraçar quando você cair, ou chorar sem motivo.
Te amar mesmo quando eu estiver furiosa.

Sim, eu aceito tudo isso.
Eu aceito ser Mãe.

E você aceita???
(Mãe de Família)
(http://www.maedefamilia.pt/2015/11/contrato-de-maternidade.html)

Já tinha passado por este texto pelo Facebook, li, gostei, mas deixei pra lá, mas hoje, quando a Elizabeth Oliveira me fez relê-lo, senti vontade de trazê-lo também pra cá, pra este nosso cantinho. 

Eu já aceitei e não me arrependo em NENHUM momento de ter assinado (e até lavrado em cartório!) esse delicioso contrato! Acredito que seja esse o mesmo pensamento de todas as mamães com quem divido este blog!

Acho que, com o Miguel, já passei por todas as etapas, menos, graças a Deus, a do desespero por um brinquedo no supermercado, até porque ele é compreensivo e sabe que a mãe é pobre, "por causa de Pezão", como ele diz! (gargalhadas)

Enfim, é isso! Aproveito a oportunidade para desejar um feliz "mesversário" para o meu filhote, que hoje completa 6 anos e 8 meses de vida! Meu príncipe! 

(Andreia Dequinha)

13 comentários:

  1. Belíssimo texto!!! Perfeita combinação com a mãezona que você é!! Realmente um delicioso contrato!! Parabéns por mais um "mesversário" do Miguel!! Que ele seja sempre assim, muito feliz e como sempre, um grande felizardo!!! Com a graça de Deus!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostei muito desse "contrato", que já pode nos dar uma ideia de tema, né? Quem sabe? Obrigada pelo carinho, comigo e com o Miguel. Beijos mil.

      Excluir
  2. Belíssimo texto!! Parabéns a quem o escreveu!! Obrigada, Dequinha por trazer aqui tanta coisa boa!! somos sim privilegiadas por sermos mães!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, menina, deixei beeeeeeem claro que desconhecia a autoria, e em momento algum pegaria o texto pra mim (se tivesse esse hábito pegaria de uma Clarice Lispector logo, que eu amo! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk). Parece que a autora, a julgar pelo recadinho aqui deixado, não quis perder o tempo lendo TODO O TEXTO e preferiu nos acusar por plágio (cabe até um processo contra ela, invertendo o jogo, pois dei print de como estava -- autor desconhecido -- e não com ninguém daqui pegando a autoria, até porque, felizmente, todo mundo aqui escreve tão bem quanto, ou até melhor, e não precisa disso!).

      Parabéns mesmo pra quem o escreveu e que pena que não tem o mínimo de educação e de bom senso. Poderia ter conquistado leitoras e fãs em vez de ter despertado a antipatia de tantas depois desta! Enfim... Deixa pra lá.

      Excluir
  3. Plágio é crime. o Texto é meu! Faltou minha assinattura e link para minha página http://www.maedefamilia.pt/2015/11/contrato-de-maternidade.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só, querida, isso não foi PLÁGIO porque eu havia colocado (e você deve ter lido!) "autor desconhecido" no seu texto, que foi como ele chegou até mim. Deveria ter considerado uma homenagem e baixar a guarda, deixando de ser grosseira, até porque ninguém aqui precisaria plagiar nada de ninguém, pois os textos aqui são tão bons quanto! Já acrescentei os seus dados e em nenhum momento a autoria foi dada a outra pessoa. Conheço muito bem as leis de plágio e sei que é crime. Deveria aprender a ler e a ser mais educada. Um abraço.

      P.S.: Quer que eu retire o seu texto daqui do blog? Porque também posso tirar na boa, se preferir. Enfim...

      Excluir
    2. Vc usa um apelido errado, sabia? "Mãe de família", de verdade não faria isso. Ela acrescentaria: "Oi Fulana, esse texto é meu. Poderia acrescentar os créditos?"
      Se sua atitude é o exemplo que vc dá aos que vistam seu blog; eu aconselharia Andreia Dequinha a apagar toda e qualquer evidência dele. Atitudes assim são como um câncer na sociedade. Aparecem, tomam forma, corroem e destroem todos os traços de humanidade.
      Esperamos que seu lado mãe não se torne de "madrasta má"!

      Excluir
    3. Obrigada pelo apoio, Marcito, e tem gente que quer se mostrar "antenada" com relação a plágio (escolheu a pessoa mais errada possível, pois, também como professora, conheço, se bobear até melhor do que ela, tudo sobre plágio e sempre tive o maior cuidado com isso! Vai ver é vontade de ser tãããããão boa a ponto de alguém querer fazê-lo! Freud explica! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)

      Acho que a "Mãe de Família" (que deve ter nome e sobrenome, como todas nós aqui, que também somos "mães de família") não deve ter se dignado a ler, pois, se o tivesse feito, veria que colocar "autor desconhecido" nunca foi plágio! E era exatamente assim que estava aqui no texto dela (acho que queria que eu fosse vidente, pra saber que era ela a autora ou tinha a pretensão de eu já ter passado pelo blog dela, ao qual só fui agora pra esclarecer o ocorrido, e tentei ser beeeeem mais educada, diga-se de passagem!)

      Vou apenas esperar o retorno da "Mãe de Família" para ver o tamanho do erro e da injustiça dela, apostando que toda mãe que se preze pode (e deve!) reconhecer que errou e usar expressões valiosíssimas como "me desculpe", para tirar o texto dela do ar. Fazer isso seria assumir um plágio que nunca ouve e seria dar mais IBOPE ao ego (inflado) dela! O texto é bonzinho? Sim. Mas não bom o suficiente para alguém vir aqui com esse tipo de abordagem (e sem razão) e com essa petulância.

      Tomara que ela erre menos como mãe do que como leitora, que não lê até o final e, se lê, precisa de um cursinho urgente de interpretação, que eu, olha só que coincidência, como professora de Português, posso até dar! kkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  4. Impressionante como ainda há pessoas que se "acham". Em um lugar onde valorizamos o respeito e o carinho, onde estamos dispostos a trocar amor, vem uma"mãe de família" -somos mães sem família?? E se expõe de uma maneira tão negativa... Sinceramente, a ela -que é sem nome- vou oferecer meu silêncio......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é?!? Nem uma Clarice Lispector da vida teria um comportamento desses! E pior que não tem educação e nem sabe ler, se não teria visto que em momento algum houve plágio, até porque coloquei "autor desconhecido" desde sempre no lugar em que agora coloquei a "autoria" (como se "Mãe de Família" fosse um nome!). O link nunca coloquei porque não vi pelo site dela, que nem conhecia (e ela se sentindo "a famosa", óóóó!). Acho que precisava mesmo de umas visitas, ainda que pelo pior motivo, né?

      Só estou esperando a "dita cuja" voltar aqui para ler os recadinhos para ela sobre esse lamentável episódio para poder deletar o texto, que não vai fazer a menor falta aqui no nosso cantinho! Faço uma questãããããão, nooooossa! Sem falar que posso, ainda, cismar de processar por injúria, já que me acusou de plágio sem isso NUNCA ter ocorrido! Palhaça!

      Excluir
  5. Creio que o que "mMe de família" deseja é algumas visitas... Lamentável...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que queria aparecer, quer IBOPE! Do contrário, teria (mais) educação, se a tamanha arrogância lhe permitisse ler toda a postagem! Não pagaria esse tamanho gorila! Enfim... Tomara que BULA de remédio ela tenha paciência para ler! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!