quarta-feira, 6 de abril de 2016

Hoje! É hooooooje!


Já escrevi aqui sobre o primeiro dia de aula da vida de Miguel, eu sei, eu me lembro, mas, depois de tanta espera e preocupação, resolvi voltar aqui para falar sobre o retorno dele às aulas, hoje, após três meses de greve e de tanta indecisão.

Escola nova... novos amiguinhos... reencontro com os antigos... nova rotina... novas tias... tudo novo!

Hoje liberei o tio da van, pois queria, eu mesma, já que pude, levar elezinho, com o pai. Mãe neurótica e babona, fiquei ali olhando (e tirando umas fotos, claro!) a fila se formar com aqueles miúdos (sim, tem um mais miúdo do que ele!). Alguns choravam... e, mesmo não sendo meus, isso me fez ficar com o coração apertado e com os olhos cheios d´água. Foquei em Miguel e vi que os olhos dele também estavam marejados.


Muito legal ver que essa escola mantém a tradição da Waldemira: orar na entrada, mostrando a importância que Deus tem mesmo que ter nas nossas vidas. Fiquei vendo a tia conduzi-los para a salinha e, não satisfeita, fui lá eu, com minha tamanha cara de pau, conversar com a diretora sobre a escola e acabei pedindo para ir conhecer a salinha! A mãe de uma menininha que chorava também foi atrás. Bom poder conhecer a salinha deles...

Miguel logo me chamou, discretamente, e perguntou : "-- Por que agora as mesas são separadas?!?" Nem me toquei de alertá-lo sobre isso, tadinho! Respondi que em casa eu o explicaria, mas imagino a estranheza do bichinho quanto a isso, pois até então eram mesas grandes rodeadas de amigos! (risos)


Vim embora, torcendo para que ele gostasse do primeiro dia de aula desta nova fase. Meu coração ficou lá e eu fiquei em casa contando as horas para dar 17:20 h para ir buscá-lo e saber de todas as novidades. Às 17:15 h eu já estava lá no portão, esperando, ansiosa. Viemos conversando no carro e mais um pouquinho em casa. Veio cheio de sono, de fome, e com as mãos cheias de cola já seca, que ele tentava tirar... Voltei à minha infância vendo essa cena, pois como eu adorava fazer isso! Chegava a fazer desenhos com cola na parte superior da mão, só para depois descascar... (risos) No fundo, é tudo tão novo e tudo tão conhecido, afinal, criança é criança, sempre, em todo lugar, em qualquer época! Ou alguém duvida?!?

(Andreia Dequinha - mãe do Miguelito que já foi para o Primeiro Ano... Urrúúúúú!)

8 comentários:

  1. Amiga, que bom que as aulas voltaram. Imagino a ansiedade que vcs dois estavam. rsrs Miguel deve ter estranhado muitas coisas, pois é muito diferente. Tenho certeza que ele vai adorar a escola e só vai dar orgulho. bjksss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, nem me fale... Tirei um peso imenso das minhas costas hoje! Muito bom ver meu filho sorrir por ter voltado a estudar! Isso não tem preço! Está todo empolgado! Só fala nisso! Mas... sabe quando aquela "nuvenzinha cinza" insiste em pairar acima da nossa cabeça?!? Não confio nesse cretino chamado Alair... e penso que a qualquer momento tudo pode parar de novo... mais um balde de água fria... Mas entreguei nas mãos de Deus! É só o que posso fazer no momento: entregar todas as minhas tantas preocupações a Ele!

      Ele está curtindo as diferenças... estranhando sim, mas curtindo...

      Obrigada pela torcida, sempre. Amo vc! Beijos!

      Excluir
  2. Os anos vão passando e algumas práticas ficam para trás. Sentar em grupo é uma delas...e a criança sente essa mudança mais que o professor. Sempre no primeiro dia de aula cria-se uma expectativa grande em relação aos novos amiguinhos, professora, etc....é tudo emoção. Dá pra ver na carinha do Miguel essa expectativa...que lindinho! Vc é uma mãe muito presente e cúmplice e isso ficará registrado no coração do lindinho para sempre. Sempre com sabedoria, emoção e amor vc escreve sobre o Miguel. E esse livro será para quando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tento mesclar isso com meus alunos, valorizando o trabalho individual e também o coletivo. Acho importante se explorar de todas as maneiras! No Estado, costumamos trabalhar em duplas! Mas eu confesso que, lesada, tinha me esquecido de situar meu filho, sinalizando essa diferença entre a Educação Infantil e o Fundamental. Tadinho. Ficou incomodado e espantado. Eu poderia ter evitado. Ainda estou me sentindo culpada, acredita? Não foi momentâneo. :-(

      Livro? Que nada... Só se for que nem vc falou um dia... eu bancando e só pra presentear o Miguel e os amigos mais próximos (mesmo que fisicamente distantes, como vc!). Beijocas.

      Excluir
  3. Dia mais que especial esse retorno de hoje, tão esperado! Que bom que chegou e pelo jeito foi cheio de muitas emoções, como se fosse realmente o primeiro dia de aula, que gostoso! Que felicidade! Mãe presente que acompanha cada segundinho, não perde nada!! e conta tudo com detalhes, com muita felicidade!! Adorei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Põe esperado nisso! Nem acredito que elezinho voltou a estudar! Graças a Deus! Mas pode parar a qualquer momento, se o traste do prefeito não cumprir com o básico do básico! Tristeza... Isso que dá o povo escolher mal seus governantes!

      Todo ano tem um primeiro dia de aula... tão especial quanto o que primeiro da vida escolar, né? Eu adoro... tudo novo...

      Excluir
  4. Índia, até que enfim as aulas de Miguel voltaram! Palhaçada, hein!
    Como a gente é babona, senhor! Kkkkk
    Desde o primeiro dia do Henry na escola e até hoje fico esperando ele entrar com seu monitor, até perdê-lo de vista. O bom é que é a mesma escola...ele está no quinto ano, mas fez dois de jardim. São 7 anos na mesma escola, uma escola acolhedora e inclusiva. Mas lá só tem até o quinto ano mesmo e eu já estou desesperada com o futuro dele...não sei o que farei.
    Que amo Miguel na salinha dele! Imaginaoa ansiedade dele com tudo novo! Mas aposto que ele se deu super bem, já que é um garoto muito simpático e que faz amizade rapidinho tá
    Lindo! Amei seu texto. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, amiga, e tomara que não seja preciso parar de novo, pois não posso nem mais ouvir a palavra GREVE que já tremo... rs rs rs

      Eu babo mesmo... tem gente que prefere babar por namorado, marido... já eu babo por filho, coisa da qual jamais vou me arrepender na vida!!! rs rs rs

      Toda mudança nos assusta, né? Mas tenho certeza de que sairá dessa escola acolhedora para outra tão especial quanto. Vc vai ver. E poderá nos contar sobre isso, futuramente.

      O Miguel todo dia vem empolgado e com uma novidade, adoro! Beijocas, Índia, e valeu pelo seu recadinho, que sempre adoro!

      Excluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!