segunda-feira, 4 de abril de 2016

Se as paredes falassem...


Nós, mães, somos “experts” em solicitar parcerias em prol dos nossos pequeninos. Depois que eles desocupam o santuário uterino, dá-se início a uma jornada com plantão 24 horas. Os principais aliados que nos apoiam nesse momento estão por perto: pai, avós, tios(as). Tantos olhos e braços em alerta somados aos meus deveriam ser suficientes,  no entanto, não impedem que alguns imprevistos escapem.

Depois que cessam as fraldas, concomitantemente os passinhos exploram cada centímetro e ângulo da casa, as mãozinhas buscam a textura de tudo à sua volta. A partir daí, as paredes transformam-se em telas gigantescas simplesmente porque os pequenos artistas decidiram montar seu ateliê nas dependências do lar, pois precisavam extravasar o ato criador e não havia papel que chegasse.

Quando nossa casa vira um afresco, é sinal de que um novo capítulo se inicia,  marcando o próximo desafio. Sozinhos, não estamos preparados para lidar, aprimorar e direcionar tanta criatividade infantil. Precisamos de um perito que saiba direcionar os traços pictóricos em algo mais palpável e inteligível. Por trás daqueles hieróglifos enigmáticos escondem-se letras, sílabas e palavras terrivelmente ansiosas para serem decodificadas.

A ideia  de matriculá-los em uma escolinha apeteceu-me então. E assim foi feito. Essa nova parceria tornar-se-ia crucial para a descoberta de um propósito cujo desenvolvimento já estava a caminho.

Uma das minhas preocupações foi encontrar uma escolinha que se parecesse com uma casa. Assim, o ambiente não mudaria tanto aos olhinhos deles e a adaptação seria mais fácil. Fui levá-los, pois naquela época o tempo era meu aliado com dedicação plena e exclusiva aos meus filhos.

O amor de mãe, embora intenso,  provoca emoções paradoxais. Por mais que concordemos que a escola é necessária não só para o primeiro contato com as letras, mas também para desenvolver a individualidade, a socialização, interação, vivenciar novas situações, enfim, um preparo para a vida, essa “quebra parcial do vínculo” dói e nos incomoda a ponto de deixar-nos inseguras e até chorosas quando vemos nossa cria pronta para a luta com a mochila nas costas.

Não foi fácil vê-los encarar, pela primeira vez, a escolinha. Da parte deles, receberam a notícia sem resistência, com sabor de aventura, pelo menos nos primeiros dias... Depois que perceberam que era “pra valer”, passaram a inventar desculpas, fazer manha e usar artifícios de chantagem para reduzir a assiduidade. Todavia, o livre arbítrio estava descartado. Não havia outra opção a não ser entrar no ritmo e aproveitar melhor essa nova missão.

Tentando buscar mais detalhes que enriquecessem meu relato, perguntei aos dois protagonistas desse enredo quais lembranças tinham ficado  do primeiro dia de aula. Se para eles foi difícil resgatar fatos ocorridos há, mais ou menos, 25 anos, imagine para mim.  Mesmo assim comentaram alguns aspectos os quais eu conhecia e já estavam aqui registrados sob o olhar singular dessa mãe que enxerga seus filhos do jeito que o coração permite.

Tanto  eu quanto eles sabemos que o compromisso com o futuro começou ali, naquelas salinhas com outras crianças, em meados de 1990. O resultado é mais que positivo, é gratificante. Hoje, com orgulho, olho para um engenheiro e uma geógrafa diante de mim, ambos lindos e cheios de responsabilidades, construindo suas vidas com uma riqueza que transcende qualquer outra: o saber.

Em suma, o contexto escolar foi um terreno bem fértil para tantas histórias que vão da comédia ao drama:  que o Danilo levou um cadeado para colocar na orelha do coleguinha e o perseguiu durante o intervalo e a Patrícia mostrou que tamanho não era documento reagindo com a mesma moeda a uma agressão física  de uma amiguinha de sala, são assuntos para um outro post, quem sabe... 



(Zizi Cassemiro - mãe do Danilo e da Patrícia)

9 comentários:

  1. Zizi, a primeira vez que levamos nossos filhos para a escola, acho que é mais difícil para a gente do que para eles rsrs. Imagino com vc, que na época era só dedicada aos filhos. Mistura tempo livre com saudades. Mas hoje vemos que faz parte da nossa história e da deles. E gostei das histórias escolares, pena que só saberei depois, quem sabe. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdadade, Cristina, embora dedicada a eles, não era nada entediante, pois o Danilo sempre estava aprontando algo e a Patrícia aprendia tudo muito rápido com o irmão mais velho kkkk. Mas é muito bom retomar essa época, dá saudade!

      Excluir
  2. Lindo texto!! Bem elaborado! No capricho mesmo!! Como é prazeroso falar desses momentos da vida deles, tanta emoção! ... Parabéns pelo belo texto!! Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maria José! Embora dê trabalho e requer um certo tempo para juntar os fatos e descrevê-los, é prazeroso, é como se estivéssemos vivenciando novamente aquela época.

      Excluir
  3. Como sempre, encantada aqui com o seu texto, com as suas histórias, com esse jeito de nos prender com seus relatos, tão deliciosos são! Parabéns! E no começo tudo é novidade, mas depois que têm mesmo que ir pra escola todo dia, na mesma hora, é que o bicho pega mesmo! Por essas e outras que tem que ter sempre uma novidade na escola, nas atividades, para prendê-los. Imagine que saco ir todo dia pra escola pra brincar de massinha! Ou só ficar desenhando! Vixe Maria! Entediante só de pensar, imagine de viver...

    Imagino o quão difícil seja, pra vc, voltar no tempo e na memória atrás desses detalhes, mas como imagino também que seja prazerosa essa busca, ainda mais com esses parceiros tão especiais tentando ajudar!

    Doida para conhecer novas histórias, muitas... Até breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, linda! Gostaria de ser mais "ligeira" ao escrever, pois quando estou fazendo um texto há muitas pausas, um me chama para isso, é a campainha que toca, celular, telefone, toda hora me cortam, aí eu fico muitas horas para concluir o texto. Por isso eu leio e releio tantas vezes para que fique coerente. Mesmo assim é divertido relembrar os fatos antigos, é como se revivesse tudo. Danilinho aprontou muito, tanto sozinho como com a Patrícia. E agradeço a vc essa possibilidade de recriar o passado! Beijão

      Excluir
    2. Aqui em casa também é assim, por essas e outras que eu criei o péssimo hábito de escrever durante a madrugada e de elaborar provas e corrigi-las também nessa hora, na calada da noite, eu sozinha e sem nada nem ninguém para me interromper. Com isso, porém, me tornei esse ser insone... rs rs rs

      Eu sou suspeita para falar, pois AMO suas histórias e o seu jeitinho de escrevê-las! Sou fã mesmo. Beijocas.

      Excluir
  4. Serei repetitiva, mas...Zizi, como amo seus textos! Quantos detalhes! Vejo e sinto amor transbordando por meio de suas palavras escritas. Lindo, lindo! E que maravilhoso olhar pra trás e ver que essa trajetoria trouxe para você um engenheiro e uma geógrafa pra lá de competentes, tenho certeza!
    Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Simone. Suas palavras me fortalecem. Tão graficante é falar nos filhos! Tem coisa melhor?? .beijosss

      Excluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!