sábado, 2 de abril de 2016

Um dia realmente ESPECIAL


Não, não, eu não sou tão abusada a ponto de falar sobre AUTISMO, um assunto que (ainda) não conheço, a fundo, mas vou falar sobre AMOR, pois este eu conheço e razoavelmente bem! 

Não serei hipócrita a ponto de falar que gostaria de ter um filho autista, pois acredito que, em sã consciência, ninguém gostaria, porque sei que tudo fica ainda mais punk, mais cansativo e requer um preparo emocional que, no fundo, eu acho que nem teria, porém, se fosse da vontade de Deus, que nos capacita, diariamente, eu abraçaria com prazer essa causa e seria parceira do meu filho, como tento ser do Miguel. Acho que boa vontade é capaz de fazer verdadeiros milagres, grandes revoluções, internas e externas. E não conheço (que bom) nenhuma mãe que não use e abuse desse ingrediente em se tratando de filho especialíssimo (porque especial todo filho é, pelo menos pra gente!). 

Embora não as conheça (ainda) pessoalmente, vou citar duas amigas virtuais de aaaaaaaaanos, com quem aprendi o pouco que sei sobre isso e um detalhe muito importante: aprendi através da ótica do amor delas, de sua dedicação, empenho, dúvidas, dor, cansaço... e isso nenhum cursinho, livro ou tese ensinaria tão bem e de forma tão verdadeira e ímpar! 

Sim, Simone Maróstica e Mônica Jogas, ou melhor, Sica Índia e Moniquita, é de vocês que eu estou falando! Grandes guerreiras, sensíveis, amigas, solidárias e dedicadas, respectivamente, ao Henrique (meu sobrinho cantor e que um dia ainda quero ver que apelido incomum eu vou ganhar!) e à Maitê (uma princesa linda que eu ainda quero muito que me leve pra passear). Eu tenho taaaaaaanto orgulho de vocês que só em escrever este simples texto estou chorando, emocionada! 

Não sei nem se é bem autismo o que eles têm (porque eu acabo generalizando, de certa forma, todos os especiais, que coisa feia, eu sei!) assim como não sei se eu daria conta da rotina que vocês têm, da força emocional e espiritual que eu sinto em vocês, mesmo aqui de longe, fisicamente falando. Ainda não tive o prazer de conhecer a vozinha da Maitê, mas do Henrique eu posso falar e repetidamente... Toda vez que o ouço cantando (afinadíssimo!) e/ou o ouço mandando recados pra mim pelo WhatsApp, eu choro, independente do que ele fale. Às vezes basta falar um "Oi, tia Dequinha" e eu já desmonto. Não sei explicar o que sinto. Só sei que é uma coisa de Deus mesmo... uma emoção tamanha de estar "mais perto" de uma alma tão evoluída, tão grandiosa, tão ESPECIAL. 

E como vejo que eles não poderiam ter guardiãs e parceiras mais especiais do que vocês! Escolhidas a dedo! De verdade! E hoje eu não poderia deixar de tentar homenageá-las, de alguma forma. 

Amo vocês! E espero um dia poder dar um abraço real, bem real, em vocês quatro! Não abro mão! 


Aproveito, ainda, para deixar aqui registrada a minha imensa sensação de PAZ e de EMOÇÃO quando vejo o pequeno Heitor, sobrinho da minha amiga Flávia Damas, sorrir... Eu vejo Deus nele, sem exagero! Muito especial também! 

E um beijo especial, claro, a  todos os especiais (autistas ou não) espalhados por aí, todos lindos, sensíveis, queridos! 

(Andreia Dequinha - amiga de duas mamães especiais com seus filhos mais especiais ainda!)

12 comentários:

  1. Poxa vida, índia, que golpe baixo!
    Não esperava me emocionar hoje rsrs
    Quero agradecer imensamente por ser tão especial, um ser humano incrível e de uma sensibilidade única, que mesmo longe, consegue se colocar no nosso lugar e sentir, de alguma forma, o que sentimos! Você é maravilhosa!
    E eu posso falar qual é a patologia do Henry sem o menor constrangimento. Ele foi diagnosticado com paralisia cerebral e diplegia espástica. Não é autismo.
    Enfim, amei a homenagem e amo você e Mig, meu sobrinho emprestado também.
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, pra ser sincera, nem sabia que hoje era o dia do autismo, e só fui saber porque fui ao mural da Moniquita e aí eu soube, compartilhei, e senti vontade de escrever não sobre o assunto, mas sobre vocês duas!

      Sou tão anta que considerei como autismo o caso do Henrique, me perdoe, e nem sei se o da Maitê tb o é. De qualquer forma, acho que devemos estar sempre com o olhar mais atento para os especiais (tenha a patologia que for) e, lógico, para as mamães deles!

      Que bom que gostou! Tive tanto medo de levar cascudo... e agora estou aqui me preparando psicologicamente para ouvir o novo áudio do Henrique! Ai, Jesus! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Beijos mil, Índia amada e especial. Amocês!

      Excluir
  2. Dequinha, fiquei muito emocionada ao ler sua homenagem. A minha filha Maitê é autista sim . Seu diagnóstico foi fechado aos três anos e alguns meses. considero ter sido abençoada por Deus quando o Renan nasceu e de forma dobrada quando me deu a Maitê. Eu jamais pensei em ter um filho especial, não há casos em minha família ou na família do pai dela. Realmente não sei de onde tiro forças para prosseguir, acho que vem da dose dupla de bênçãos recebida. Obrigada , mais uma vez pelo carinho. A Simone,meu carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu coração me convidou a escrever um pouquinho sobre, aproveitando a data, pois admiro pacas quem vive essa realidade, dura e doce, ao mesmo tempo! Só fiquei um pouco receosa, porque sei que nem todo mundo é bem resolvido com relação a essas coisas, como vc e a Simone felizmente são! Às vezes a gente quer agradar e acaba desagradando... vai saber... até porque eu sou mestre nisso, você já deve ter percebido! (risos)

      Tenho absoluta certeza de que Deus só confia pessoas especiais a quem também especial é, como você! Beijos mil, pra ambas.

      Excluir
  3. Texto impecável!Você consegue ser autêntica, verdadeira e extremamente solidária com o próximo . É muito gratificante saber que, ainda, existem pessoas sensíveis e generosas quanto você...Que Deus a conserve assim! Às mães dos portadores de alguma limitação, todo meu carinho e reconhecimento. A missão que lhes foi destinada as torna especiais diante do Senhor. Que Ele e a Virgem Maria estejam lado a lado com vocês, fortalecendo-as nas batalhas da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso, amiga! Você que é sempre carinhosa e tem olhos abençoados, capazes de enxergar bem melhor cada pessoa, valorizando seus acertos e minimizando seus erros (tantos. Obrigada. Sou grata!

      E não poderia deixar esta data passar em branco... mesmo com o blog estando em crise... tão doentinho quanto eu... rs rs rs

      Um beijo grande e obrigada por estar sempre por aqui, juntinho, acompanhando, incentivando! Vc é show!

      Excluir
  4. Dequinha, vc consegue enaltecer todas as pessoas a partir da caracterização de cada uma delas! Eu admiro muito essa sua grandeza. Texto lindo tocante e que deve ter feito chorar também as lindas mamães homenageadas. Elas mereciam, são exemplos de amor acima dos limites. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa simples, mas ditada pelo coração, amiga! Elas merecem, pois são lindas guerreiras! Merecem aplausos! E vc, como sempre, uma fofa, sempre vendo além do que somos... Obrigada. Beijos.

      Excluir
  5. Que agradável, oportuna e encantadora homenagem!!! Nada mais digno!!! Muita emoção! adorei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não poderia deixar esse tão importante dia passar em branco, ainda mais conhecendo amigas tão guerreiras, com seus filhotes mais do que especiais. O mínimo que eu poderia fazer, né? Beijos.

      Excluir
  6. Amiga, que texto lindo ! Essas crianças são anjos e as pessoas foram escolhidas a dedo para serem suas mães, pois são especiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente que são anjos e as mães mais especiais ainda do que eles! Toque de Deus mesmo, só pode! Beijos.

      Excluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!