quinta-feira, 12 de maio de 2016

Os draminhas da minha infância


A vida em família deveria se desenrolar num clima de bom humor e serenidade... mas isso não acontecia na minha infância, pois a minha mãe era muito nervosa e eu morria de medo dela, aliás, cresci e fiquei adulta tendo muito medo dela. Mas não a recrimino por isso, coitada, pois criar sete filhos não é pra qualquer uma! É mesmo para uma heroína! Hoje eu sei disso e posso muito bem entender todo aquele mau humor.

Ela era muito rígida com as palavras, por isso muitas vezes eu desejava levar uma surra do que ficar ouvindo todas aquelas falações intermináveis! 

Não é que foi uma infância ruim, sei que havia outras bem piores na minha época, mas a gente nem podia correr, fazer algazarra entre nós. Imagine sete irmãos! Mas ainda assim brincávamos muito de pular corda, brincadeiras de roda, de peteca com alguns amigos. Porém ela odiava jogo de futebol... meu irmão levou muitas surras por causa disso, principalmente porque chegava atrasado para a janta e isso ela não perdoava!

Hoje, olhando para trás, agradeço a Deus por ela, porque sei que toda aquela rigidez tinha uma única finalidade: que todos nós, os seus sete filhos, crescêssemos com responsabilidade e dignidade. Superamos tudo! Graças a Deus!!

Mas o que importei mesmo da minha infância foi o drama. As minhas irmãs são todas mais calminhas do que eu... nenhuma delas é dramática, mas EUUUU!!! Que dó que tenho de mim! (risos) Pois o que pega mesmo...  Ah!!! São os meus draminhas!!! De vez em quando me surpreendo fazendo aquele drama do tipo: "Eu não sei o que seria dessa casa se não fosse eu"!!! Ou "quando eu morrer aí sim vocês vão me dá valor"... E mais ainda: "Eu só não chamo o quarto de vocês de chiqueiro, porque eu tenho dó dos porcos". (Vi na TV) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mesmo com os meus draminhas, eu sei que fiz diferente com os meus filhos, já que sempre me policiei em relação aos gritos e aquelas falações intermináveis. Fui um pouquinho dura com eles, reconheço, mas, como todas as mães, queremos educar os nossos filhos da melhor maneira possível. Erramos???? Sim e muito!! Todas nós erramos, afinal somos todas humanas! Sempre brinquei com eles, brincávamos de perguntas e respostas, de stop e até tentei jogar vídeo game com eles... maior fracasso, não deu (risos)... mas fui várias vezes  assisti-los jogar futebol. No domingo passado, por exemplo, no dia das mães, o meu filho me disse: "-- Mãe, vai lá no ginásio pra eu fazer um gol e mandar um coraçãozinho pra senhora" (fez o gesto do coração com as mãos). Fui lá, mas o time que ia jogar com o time dele não compareceu. Ficou pra próxima, mas o importante é que fui lá.

Então é isso! Alguns conflitos são inevitáveis durante a nossa trajetória como filha, como mãe, mas o que importa é que cada uma é feliz do seu jeitinho, com os filhos que Deus concedeu a cada uma de nós.

"Grandes coisas fez o Senhor por nós e por isso estamos alegres..."
(Salmos 126:3)

                                                                                                       (Maria José - mãe de Mateus e Elias)

6 comentários:

  1. Os conflitos educam e nos obrigam a ser tolerantes com os filhos, e eles conosco. Eu e minha irmã também fomos "vítimas" de uma mãe que cobrava além da conta, mesmo com toda boa vontade do mundo e o desejo de acertar! Minha irmã acabou se privando de um monte de coisas por ser passiva, obediente, beeeeeem mais submissa e medrosa do que eu. As broncas eram as mesmas, as minhas até piores, e como eu apanhei mais do que ela! Mas como aproveitei! Valeu a pena! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Hoje tento ser menos rigorosa com o Miguel, mas às vezes me pego cometendo os mesmos erros... se bem que eu bato beeeeeeeeeeeeeeeeem menos nele... e acho que grito a mesma coisa! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Quanto aos dramas... que atire a primeira pedra a mãe que nunca fez um ou dois ou mil. Faz parte do nosso show... rs rs rs

    Beijos mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim exatamente isso, as mães erram tentando acertar... eu me privei também de um monte de coisas, por medo, muito medo! E muito possivelmente os meus filhos se privaram de alguma coisa também. Mas é isso, o que está feito, está feito!!!

      E vamos seguindo, com as tentativas de acerto... rs rs rs

      Obrigada por comentar, adoreiiii!!!!! Bjos

      Excluir
  2. Mazé, adorei o seu texto e sua história ! Realmente criar sete filhos não é para qualquer um. Sua mãe foi uma heroína ! E que bom que você é uma super mãe e tão presente com seus filhos. bjkss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Cris, sete filhos... seis meninas e um menino! Realmente não foi fácil, reconheço o heroísmo da minha mãe!

      Obrigada por comentar! ... Adoreii!!! Bjos

      Excluir
  3. Realmente, só compreendemos depois as atitudes dos nossos pais com relação à educação dos filhos. O amadurecimento pode demorar, mas um dia chega. Só a partir daí muita coisa começa a fazer sentido. Fazemos sempre o que parece correto no momento, e assim vamos aprendemos entre erros e acertos.
    Cada texto que leio eu revejo minhas atitudes e chego a sorrir ao lembrar de como eu tb repito atitudes da minha mãe, do meu pai, que antes eu não compreendia direito. Até lendo os textos alheios crescemos (além de nos emocionarmos e nos divertirmos tb), obrigada pela oportunidade. Amo todos os textos de todas vocês!

    ResponderExcluir
  4. Verdade Zizi, vamos aprendendo entre erros e acertos. Também aprendo muito com o texto de cada uma de vocês! ... Adorei o seu comentário!!!!

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!