quarta-feira, 18 de maio de 2016

Superando medos


No primeiro mês de vida da minha filha Laura quem deu os banhos foi a minha mãe. Primeiro para me resguardar por conta da cesareana e segundo porque eu nunca tinha dado banho em nenhuma criança. Após esse tempo, eu pedi para começar a dar os banhos. 

Foi bem tenso no começo. Medo de deixar escorregar, de afogar, de usar a água muito quente ou muito fria, de não enxaguar direito e dar alguma alergia, de não conseguir enrolar direito na toalha, entre outros. Então, nesses primeiros banhos, a minha mãe me supervisionava! Os banhos eram sempre no mesmo horário, às 15 horas, porque era inverno e precisávamos usar a parte mais quente do dia. Com o tempo, fui me habituando e já não sentia tanto medo, nem precisava mais do termômetro, pois já havia criado algumas técnicas e comecei a não precisar mais da minha mãe o tempo todo. 

A banheira era montada no quarto da filhota e mais pra frente foi para o banheiro porque ela começou a jogar água em tudo, mas, mesmo lá, eu continuava usando o suporte para ficar mais alta. Logo foi para o chão porque ela se mexia demais e o risco de cair era grande. 

Hoje, com um ano e dez meses, ela ainda toma banho na banheira, mas porque aproveito e tomo banho junto, então facilita as coisas. No final do banho ela entra no chuveiro, ainda relutando, mas já começando a gostar e, assim como eu, vai superando cada medo...

(Renata Marchioreto Muniz - mãe da Laurinha, de um ano e dez meses)

7 comentários:

  1. Primeiramente, seja bem-vinda ao blog e pode, se quiser, postar toda semana, sobre todos os temas! Será um prazer!

    Também fiz cesárea e também nunca tinha dado banho em nenhuma criança, mas o ciúme, como já relatei no meu texto, foi tão grande que encarei e dei praticamente todos os banhos no Miguel, até hoje, há quase sete anos, até os primeiros! (risos) Mas cada um é de um jeito... não há melhor nem pior... e sim jeitos diferentes, né?

    Que bom que a gente pode contar com as nossas mães nessas tarefas... e como elas adoram ajudar, né mesmo? Sorte nossa e de nossas crias...

    Realmente depois eles começam a fazer uma farra tão grande no banho que molham tudo, até a gente! (risos) Também tomo banho com o Miguel, até hoje, pois ganhamos tempo...

    E ser mãe é bem isso mesmo... é superar cada medo... todo dia... e perceber que o mesmo acontece com os nossos filhos... Parceria linda! Adoro!

    ResponderExcluir
  2. Não aguentei! Tive que vir aqui ler o post. Ficou lindo, obrigada. Até hoje só minha mãe e eu demos banho nela, e creio que a questão do ciúmes também foi forte aqui. Morro de ciúmes! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô vendo que também é curiosa e ansiosa, que nem eu! (risos)
      Eu é que agradeço, Renata! Participe sempre que quiser! Será um prazer acolher seus textos aqui em nosso blog!
      E dividir com vó (ainda mais se for a nossa mãe!) pode... o ciúme suporta... rs rs rs
      Beijos e fique à vontade para convidar os seus amigos pra cá e pra nossa página também, tá? A casa é sua... tb!!!!

      Excluir
  3. Renata, estou muito feliz em compartilhar com vc mais um cantinho, assim eu mato(parcialmente) as saudades...já que trabalhamos tanto tempo juntas e a partir desse ano tivemos que nos acostumar com a ideia de que vc iria para outra escola.
    Seja bem-vinda e sinta-se à vontade para contar histórias da Laurinha, sei que deve ter muitas. E é uma forma de eternizar esses momentos maternos mágicos que cada mãe vivencia. Eu tenho que forçar a memória para buscar fatos de 30 anos atrás... As vezes falo do neto-filho tb.
    O momento do banho é mesmo um dos mais difíceis para uma mãe, principalmente uma mãe iniciante.....depois ficamos craques kkkkkk. Sei o quanto vc é caprichosa com suas coisas, ainda mais com sua filha. Como disse sabiamente nosso prof de Filosofia: "excelência" ao tentar definir seu perfil. Parabéns pelo texto, traduziu com exatidão e emoção esse momento tão singular que todas nós temos que passar, mas que faz parte da nossa experiência materna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei escrever aqui. Espero poder participar mais vezes. Morro de saudades de você e suas palavras me emocionaram. Entre também no meu blog mamemandouguardar.wordpress.com
      Beijos

      Excluir
  4. Renata que lindo relato! Tão recente, e que delícia que lembra de todos os detalhes!! Os banhos dos meus bebês já estão tão distantes, por isso que muita coisa ficou esquecida na hora do meu relato. Amei o seu texto!! Cheio de muita doçura! Muito grata por ter nos dado o prazer da sua companhia! Adorei!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Renata ! Ainda vai curtir de dar muitos banhos, pois ainda é um bebê. Que delícia ! Aproveite bastante ! bjkss

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!