quarta-feira, 8 de junho de 2016

Não foi uma pirraça marcante, mas...

Durante algum tempo moramos na chácara, pertinho da cidade, um lugar muito tranquilo, onde os meninos passaram quase toda a infância. Nas nossas idas e vindas do supermercado, da escola, da padaria, da casa da minha sogra, sempre aconteciam coisas engraçadas, como corrida dos meninos pelo pasto, subir no capô do carro de uma porteira até a outra porteira e outras coisinhas mais. Era muito divertido!

Em alguns desses momentos, percebi que o Mateus não queria descer do carro quando chegávamos em casa. Era uma confusão porque não queria descer de jeito nenhum, não sei o que ele achava de tão interessante lá dentro. O fato é que, um belo dia, chegamos meio atrasados para fazer o almoço, porque eu e o pai deles tínhamos que trabalhar e resolvemos almoçar na minha sogra. Chegamos e nem entramos, pois a casa da  minha sogra era  pertinho, nem precisava ir de carro, mas o Mateus insistiu em ficar dentro do carro! O pai tentou, com muita calma, tirá-lo de lá, mas foi inútil, ele começou a chutar o pai, com muita pirraça. Fiquei só observando! Pensei que se o pai não fosse tomar uma atitude, mas ele agiu, pegou uma varinha e deu-lhe umas boas varadinhas nas pernas (foi a única vez que o pai bateu nele). 

Sobre a pirraça do Elias, foi da vez em que ele apanhou muito de chinelo, isso porque o mandei tomar banho e ele reagiu inesperadamente com pulos e choro, de pura birra. Essa foi a vez que reagi com muita fúria e o marquei todinho!

Tirando esses pequenos episódios comuns na nossa trajetória como mãe, posso dizer que sou mais uma mãe privilegiada, por nunca ter passado vergonha com birra de criança em supermercados ou qualquer outro lugar. Procurei criar os meninos ensinando-os a ter autonomia para lidar com os nãos da vida, justamente para evitar que cenas indesejáveis pudessem acontecer  no meio de uma plateia. Com certeza  uma das tarefas mais difíceis da educação dos filhos. Dá trabalho impor regras, isso exige uma enorme paciência, mas a colheita é garantida!

"Grandes coisas o Senhor tem feito por nós e por isso estamos alegres." (Salmos 126:3)                                                                                            
 (Maria José -  mãe de Mateus e de Elias)

6 comentários:

  1. Com dois meninos e pouca traquinagens? Realmente vc é mesmo privilegiada, pois de forma geral os meninos aprontam mais , salvo raras exceções. Mesmo assim, passou dos limites tem que ser corrigido senão vira hábito e depois perdemos o controle. Morar em uma chácara também é muito positivo, um contato direto com a natureza, uma liberdade saudável, sem os apertos e inconveniências oferecidas por um "apertamento" kkkkkk.
    Gostei da sua história, aprecio a firmeza com que lida com as situações mais difíceis. Parabéns pela ótima educação que eles tem, lógico o retorno é o esperado! Obrigada por compartilhar mais uma história cheia de amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... mas eu digo e repito aquela famosa frase "Criar filhos é igual jogar vídeo game, a próxima fase é sempre mais difícil!!! Obrigada por comentar... Adorei!!!!

      Excluir
  2. Tempos bons quando eles eram crianças.

    ResponderExcluir
  3. Caramba! Imaginei que tivesse um monte de histórias para contar... ainda mais tendo dois meninos!!! Um, inclusive, que levita! (Não consigo me esquecer daquela foto hilária, amiga! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)

    Imagino a tristeza do seu esposo tendo que bater no filho! Essas coisas costumam marcar mais em quem quase não faz, né? Falo isso porque minha mãe me batia pra caramba... e nem ligo pra isso... foram incontáveis as surras... mas me lembro de apenas UM olhar feio do meu pai, olha que coisa! Também ele nunca me bateu! Me dá vontade até de chorar quando eu me lembro desse olhar dele, de reprovação... Doeu muito mais do que todas as surras de mamãe juntas!

    Por essas e outras que eu tento não banalizar os tapas e os castigos... Economizá-los faz doer ainda mais, porque a criança não está acostumada com isso. Depois que se acostuma, vira saco de pancada na boa! Já reparou? (risos)

    Caramba! Impossível e quase inacreditável ver vc batendo no seu filho e com chinelo a ponto de marcá-lo! Sempre achei vc tão calma, tão zen... se bem que tem hora que a gente perde mesmo a linha, né? E aí é um Deus nos acuda. Mesmo assim, parabéns por ter conseguido educar seus dois meninos sem apelar para os excessos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu estava esperando por um tema que pudesse postar aquela foto, mas parece que não há nenhum kkkkkkkkkkk

      Pois é, meu marido é tão tranquilo, tão calminho, mas teve que reagir com aquela cena! Não teve jeito!

      E quanto às chineladas, foi inevitável!!! Não tive paciência para deixar passar rs rs ... Adorei que comentou! Bjos

      Excluir
  4. Amiga, vc é uma mãezona ! Garanto que a chinelada fez um bom efeito rsrs Educar dois meninos e só precisou dar uma chinelada uma vez, mostra como vcs educaram bem. bjkss

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!